x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.236

Lançamento Contábil

Amanda Costa

Amanda Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 00:31

Boa noite,
Minha dúvida é a seguinte:

Quando a empresa adquire um estoque, o valor contabilizado no estoque será o valor de compra menos o valor do ICMS a recuperar.
Em um exercício que fiz hoje, dizia que o ICMS da NF da empresa tal era de 15% do valor total da nota, mas que a empresa não "distribuia ICMS", me desculpe, mas não lembro o termo usado. O que sei é que não havia ICMS a recuperar.
Como seria a contabilização disso? o estoque seria igual ao valor da nota?

obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 20:48

Boa noite, Amanda Costa


O enunciado de sua dúvida está confuso, pois ICMS não se distribui, e sim, pode ser aproveitado (compensado) ou não, desde que a empresa seja contribuinte por RPA (regime periódico de apuração).

No entanto, como se trata de exercício acadêmico, talvez minha observação não se encaixa a isto.

Apenas tenha em mente que o valor de tributos não cumulativos, quando embutidos no valor da mercadoria, devem ser delas extraídos, e quando os tributos não são aproveitáveis, eles fazem parte do preço de custo, além das despesas acessórias, como fretes, seguros, escoltas, etc.

Resumo:
Se o imposto for compensável ele será, por intermédio de lançamentos, deslocado da conta de compras, enquanto que os impostos sem direito a compensação e despesas acessórias (preferencialmente em contas separadas) passam a fazer parte dos custos das mercadorias.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.