x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 2.201

NEREU LEANDRO DE MORAES FILHO

Nereu Leandro de Moraes Filho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Domingo | 20 maio 2012 | 19:05

Preciso de Auxilio, pois tenho intenção de fazer meu TCC sobre um assunto de Grande Relevância no atual momento da Contabilidade.
Pensei em fazer sobre a EFD/Contribuições, mais fiquei com medo de não conseguir encontrar muitas informações sobre esse tema.
Se alguem tiver uma outra opnião que possa me ajudar, ficarei grato.

E também tenho um pouco de dificuldade em realizar trabalhos acadêmicos, caso alguem tenha dicas, ou instruções ficarei muito grato.

Nereu Leandro de Moraes Filho
Auxiliar Contábil.
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Domingo | 20 maio 2012 | 19:30

Nereu Leandro de Moraes Filho
Seja bem vindo ao forum contábeis !!!
Particularmente o certificado digital ainda é algo que muitos empresários torcem o nariz acham que não é necessário invenção de contadores etc , o sped ainda é uma loucura nos escritorios contábeis pois está cada vez mais complicado achar pessoas capacitadas para interagir com certas mudanças , outra ( " " ) novidade é a digitalização de documentos inclusive tem uma otíma matéria na pagína inicial falando sobre este assunto.

Resumindo eu entregaria um trabalho abordando a certificação digital e sua importancia nas empresas.

Obs.: este é meu ponto de vísta mas com certeza outros colégas vão dar outras sugestões para voce.

Boa Sorte

Marcelo

ROBSON LUIZ FERNANDES RIBEIRO

Robson Luiz Fernandes Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 20 maio 2012 | 19:42

Olá Nereu, concordo com o que disse nosso colega Marcelo. Na minha opinião, sugiro que escolha um tema que tenha a ver com sua área de interesse, pois futuramente este poderá te servir como ferramenta de trabalho. Acredito que temas qualitativos são de menor dificuldade do que os quantitativos, pois informações como "concordo" ou "não concordo", ou "é ruim", "é bom", etc. normalmente são mais fáceis de se obter. Espero ter ajudado. Boa sorte.

"De nada adianta crescermos como profissionais se antes não nos tornarmos melhores como seres humanos."
DIEGO DOS SANTOS MESQUITA

Diego dos Santos Mesquita

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 13:59

Olha só Nereu, vou te dar algumas dicas que podem te auxiliar no seu TCC::

1 – Dica de Ouro: O TCC começa pelo referencial teórico e termina no referencial teórico. Portanto, desde o primeiro instante em que você começa a ler o primeiro livro, tenha sempre à mão uma caneta e um papel. Vá anotando minuciosamente tudo o que achar interessante numa lista incluindo título do Livro, página e citação. Você vai descobrir depois que esta dica simples representa 50 % do trabalho. Isto vai evitar um problema comum na feitura de TCCs: o sumiço de coisas interessantes já lidas;

2 – Leia outros TCCs similares ao seu, mas jamais copie, pois o risco de ser descoberto é enorme e também não pague outra pessoa para escrever seu trabalho. Lembre-se que você vai ter que defendê-lo no final e se a estrutura mental não é sua, a banca vai perceber, mesmo você tenha conseguido enganar o seu orientador;

3 – Faça arquivos separados para cada item. Comece abrindo o arquivo de bibliografia e vá listando nele a sua bibliografia escolhida dentro das normas da ABNT;

4 – Caso o seu orientador não tenha disponibilidade, peça para alguma pessoa ler o seu trabalho. Isto evita que você caia em aporias, momentos de buraco negro que dão a impressão de que não há mais condições de prosseguir;

5 – A escrita do TCC exige imersão, se você não pode dedicar bastante tempo a ele, jamais vai conseguir concluí-lo. Então, excepcionalmente, mude seus hábitos de vida e consiga o tempo necessário;

6 – Esqueça a introdução até ter o trabalho concluído. Depois que estiverem prontos os capítulos e a bibliografia, escreva a sua introdução e por fim, o resumo;

7 – Atenha-se ao seu objeto e não tente abraçar o mundo. É uma mania comum querer abraçar muitos temas concomitantemente. A banca vai cobrar muito mais a dispersão do que o excesso de foco;

8 – Não seja tão prolixo no seu número de páginas. As pessoas que apresentam trabalhos muito grandes tendem a ser repetitivas. Você não vai conseguir impressionar a banca pelos quilogramas de papel;

9 – Evite escolher como orientador algum “figuraço”, aqueles professores cheios de fama e cargos, porque você vai descobrir que poderá contar muito pouco com ele ao longo da jornada de gestação do TCC. Se o seu orientador tem trabalhos publicados na sua área de abrangência, não se sinta acanhado de citá-lo, pois além de não ser puxa-saquismo, é uma deferência muito bem aceita pelas bancas;

10 – Como falado anteriormente, o trabalho deve ser escrito em partes, para que você não se perca na ansiedade do todo, porém cada parte deve se articular num todo. Quem vai “soldar” os pedaços é a conclusão. As bancas costumam se debruçar bastante nas conclusões e no referencial teórico, portanto não deixe a peteca cair no clímax, pois a conclusão vai sintetizar todo o seu aprendizado.

Espero que essa dicas tenham te ajudado!
Abçs
Diego Mesquita

Diego Mesquita
(Controler)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 15:34

Caro Nereu,

Além das ótimas dicas que os colegas compartilharam, minha contribuição referente ao tema é no sentido de trabalhar os impactos do Sped, acredito que você conseguirá desenrolar melhor o assunto e não precisa defender nem acusar o projeto, apenas abordar os impactos...

Boa sorte no trabalho
Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.