x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 4.325

Administração e Orçamento empresarial

Luís Paulo S. Melo

Luís Paulo S. Melo

Bronze DIVISÃO 5, Bancário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 23:39

Ola Henrique,
Olha simplesmente analisar "uma planilha" com dados de um ano inteiro não será suficiente pra você realizar um orçamento empresarial juntamente com a administração empresarial. Sugiro que leia livros de PADOVEZZI, grande autor, o qual possui vasto conhecimento sobre orcamento e planejamento empresarial. Com relação aos "PADRÕES" existem diversos padrões por exemplo: BUDGET, BSC, Orçamento Base Zero e muitos outros...

Luís Paulo S. Melo
Grad. em Ciências Contábeis
Robson Giovanni Parisoto

Robson Giovanni Parisoto

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Custos
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 13:56

Boa tarde Henrique!
Na verdade, todo orçamento deve ter uma premissa básica de um Planejamento Estratégico, é a partir dele que você vai definir as regras para condução e construção do orçamento.
Se o PE não estiver disponível, você pode partir do desejo de crescimento (visão de futuro) da empresa, e então adequar as receitas, custos, despesas, etc. de acordo com essa realidade futura.
Os gastos, quando mais detalhados e analisados, melhor apresentados no orçamento, o que cria uma regra para a condução dos resultados no futuro.
A base histórica, que você está utilizando é um começo, você pode utilizá-la para criar um arquivo, mas depois você pode desenvolver novos métodos, do tipo, Orçamento Matricial de Gastos, Orçamento Base Zero, etc.
A regra é bem simples, dá uma lida e estudo casos práticos, adapta a realidade da sua empresa e o sucesso é certo.
Grande abraço,

Robson Giovanni Parisoto.
Graduado em Ciências Contábeis
Especialista em Gestão Empresarial
Especialista em Controladoria e Custos
Especialista em Gestão Financeira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.