x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.438

Controladoria na gestão pública e as licitações

Silvio Ribeiro Jacobina

Silvio Ribeiro Jacobina

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 01:21

Estou fazendo meu TCC e acho que a controladoria municipal poderia "gerir ou analisar o pós-licitação bem como o transcorrer dela". Analisar e identificar os procedimentos e instrumentos de controladoria utilizados em licitações. Porem queria saber até em que ponto a controladoria municipal influi em um processo licitatório, ou se ela já tem de fato essa obrigação.

Grato por quem responder.

Edson Santana de Albuquerque

Edson Santana de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 maio 2012 | 10:53

Ola Amigo....

Talvez isso nem te ajude mais pelo tempo de postagem dessa questão. Porem sou novo aqui e espero te ajudar com a resposta:

O controle interno pode e deve interferir no pré e pós processos licitatórios.
Dentre as Rotinas de procedimentos do Controle interno está a função de acompanhar todos os regimes de compra, licitações etc...

No pre Licitações, devera o mesmo analisar a forma e modalidade do processo licitatório observando a lei de licitações e em caso de irregularidade comunicar o executivo através de relatórios etc, para que se possa corrigir a falha.

No pós licitações caberá ao controle interno observar a legalidade da mesma perante a Lei de licitações e em caso de falhas comunicar através de relatórios explicativos ao executivo e se necessário ao Tribunal de Contas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.