x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 2.320

Sped e os novos desafios da profissão contabil

Dani

Dani

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 14:56

Boa tarde Galera

Sou academica de contabeis e para meu TCC estava pensando em fazer algo relacionado ao Sped e os desafios da profissao contabil, detalhar Sped Fiscal, Contabil, Pis e Cofins, falar tambem um pouco na NFe e tambem de como a receita usa essas informações e os cuidados e obrigaçoes que o contador deve ter. O que vocês acham?Seria um bom tema?Alguem teria algum material pra me indicar?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 16:59

Prezada Gabrieli,

O tema em si acho muito interessante e de grande importância, mais pessoalmente creio que você teria dificuldades em encontrar bibliografia suficiente para desenvolver seu TCC. Tirando as Leis as quais as regulam apenas poucos artigos discutem o assunto.

At.
Marcos Vinicius

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 17:06

Boa tarde Gabrieli,
concordo com o colega Marcos, falar sobre o Sped pode levar você a se perder no conteudo e na finalidade. Infelizmente muitas mudanças fazem com que o assunto seja de difícil acompanhamento atrapalhando o entendimento. Mas, acredito que de certa forma cada pessoa têm uma forma diferente de lhe dar com os assuntos, derrepente você consegue vêr novas possibilidades dentro deste assunto. De qualquer forma continue a pesquisar, tenho certeza que daqui a pouco as coisas ficam mais faceis e você encontra o tema.

Boa sorte!

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 4 agosto 2012 | 22:35

Concordo com o Andre e o Marcos, o SPED nem se quer funciona da maneira correta ainda, daqui a alguns anos talvez, ainda temos muito que quebrar a cabeça pra entender o que a RFB quer com o SPED.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 5 agosto 2012 | 04:49

Olá Danieli, acabei de fazer a minha monografia agora em julho/2012.

Tentei fazer sobre o SPED também e te digo que não existem muitos materiais disponíveis para se fazer este tipo de TCC.

Na minha faculdade só aceitavam conteúdos retirados de livro, nada que vinha da internet ou leis eram por sí só válidos.

Todo meu conhecimento durante anos de estudo sobre o assunto não tinham "validade legal" nenhuma, pois como disse, somente o que vinha de livros era válido.

E particularmente se encontrei 4 livros foi muito e geralmente pedem referência mínima de 6 livros, sem contar que a maioria ou você compra ou não o encontra fácil na internet.

Sugestão de amigo, pula para outro tema, atualmente SPED não dá.

Forte abraço e sucesso.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 11:52

Olá Danieli,

minha sugestão é baixar o livro do Roberto Dias Duarte "spedito" tem no site dele o pdf do livro: Sobrevivência pós-sped.

*penso que é um excelente tema, realmente não tem muitos livros, mas não quer dizer que você não possa elaborar um ótimo trabalho.

qlq coisa que precisar estou a disposição, pois também estudo e trabalho com Sped.

abraços
Celso.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 15:23

SPED é um assunto muito bom para a área acadêmica

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Márcio Evangelista Lira

Márcio Evangelista Lira

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 11:27

Acredito que você precise investir em bons livros sobre o tema. Há varios que que vem sendo lançados recentemente, principalmente por conta da atualidade do SPED. Acredito que seja um excelente tema para um TCC, porém que vá te dar bastante trabalho.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.