x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 803

Custos e formação do preço de venda

Daniel

Daniel

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Domingo | 5 agosto 2012 | 18:24

Oi pessoal, sou estudante de Administração, mas estou com dificuldade de definir meu preço de venda, por causa dos custos fixos e variáveis.

No momento a minha dúvida é:

Meu pró-labore é de R$3500,00. Mas o INSS é de 20% sobre esse valor, então é R$700, e o IRPJ é de 22,5%, então fica R$ 630. Totalizando deu R$ 1330 de descontos e o Pró-labore à receber é de $ 2170,00.

Mas e agora, qual valor eu coloco nos Custos Fixos? R$ 3500, ou R$ 4830 (3500+1330)?

A mesma dúvida vale para a folha de pagamento, eu coloco os salários? Ou custo de mão-de-obra. E nos casos do mês de férias, que os valores variam, como eu faço isso? Posso usar a média de 3 meses ou 1 ano, para definir o custo fixo dos salários?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 09:31

Prezado Daniel,

Inicialmente saliento que os gastos que entra como custo são aqueles necessários para a produção e/ou venda de um produto, os demais gastos devem ser classificados como despesa.

Dessa forma, não entendo que o valor do Pró-labore se caracterize como custo. Já os salários e seus encargos precisam ser identificados os valores que são referentes aos funcionários que estão envolvidos no processo citado acima, exemplo: salário de um vendedor é custo e o salário de uma recepcionista é despesa. Para os valores que variam você deve atribuir o valor do mês para o calculo do custo.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.