x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 21

acessos 3.707

Preparatório para O Exame de Suficiência

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 09:22

Prezdos colegas, bom dia.

Esta se aproximando mais um exame de suficiência para "admissão" de novos profissionais contábeis na praça. E creio que, assim como eu, muitas pessoas que vão relizar este exame precisam se preparar um pouco mais.
Portanto, gostaria que os srs.(as) que pudessem, compartilhassem aqui informações úteis a preparação para realização da prova. Além de contribuir com o sucesso de alguém (o que por si só já é um grande mérito), garanto que será possível descubrir algo interessante, afinal o aprendizado é contínuo.

Abs,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
FERNANDA  ESTEVAM

Fernanda Estevam

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 10:05

Bom Dia Nilson,
Eu também irei fazer o exame e estou estudando pelas provas anteriores, existe um site muito interessante e que tem ajudado muitos candidatos (https://www.profmariojorge.com.br).
No you Tube você encontra também vídeo aulas com a resoluções de questões do exames anteriores.
Espero que o Prof. Mário Jorge também te ajude!!
Boa Sorte!!!!

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 10:43

Creio que o ideal seria que conseguimos apostilas com os assuntos o mais compacto possível, pois a essa altura do campeonato, não dá para rever tudo em detalhes, e como já somos formados, é só relembrar o básico e o restante vai saindo automaticamente.

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 11:31

Pessoal, gostaria de deixar aqui minha indignação com relação ao nosso órgão "superior CFC" e aproveitar para ver se aconteceu com mais alguém o mesmo caso.

Fui informada via telefone pela atendente do CFC que deveria tirar meu boleto até hoje, 17/08 (ainda confirmei a data com ela) pois não estava conseguindo emitir, sendo que aparecia a mensagem "Erro na geração" (ou algo assim).
Entrei para reimprimir e suspresa, não tinha mais o link.
Entrei em contato via e-mail, onde fui informada que não posso mais retirar.

Agora, vou ser prejudicada por um desentendimento interno?
Nossa, estou indignada!

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 11:39

Quando fiz a inscrição apareceu no site do CFC que o prazo maximo para a emissão e pagamento do boleto era 08/08/2012.

Agora se a atendente te passou 17/08/2012 creio que uma cópia da ligação resolverá tudo isto.

Creio que o CFC não fornecerá de mão beijada essa cópia, entre em contato com sua operadora de telefonia é direito seu ter acesso.

Eles serão obrigados a emitir um boleto com uma data conveniente a você.

Tente essa sugestão.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 11:57

Maria do Carmo Ferreira, não consegui e a pessoa que responde os e-mails do CFC falou que "ACHA" impossivel esta informação ter saído de lá.

Quanto a cópia da ligação, vai ser dificil pois não lembro a data que liguei, mas tenho toda certeza do mundo que a pessoa me falou dia 17!

Fico indignada pq estou pagando preparatório, e na confiança, fui tirar o boleto hoje e recebo a informação. Sem palavras para descrever a indignação

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 12:07

Mayara, eu achei também meio que complicado, por que no próprio edital está escrito que as inscrições só seria até 07/08/2012, eu fiz a inscrição do dia 06 e saiu o vencto dia 08/08, então para eu não ter problema eu paguei pela internet dia dia 7/08.
Mas e ai o que vc vai fazer?
Espero que tudo se resolva em tempo de vc conseguir fazer a prova.
Abraços.

Ricardo William Ferreira de Freitas

Ricardo William Ferreira de Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Analista Processos
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 13:48

Maria do Carmo, acredito que a data de inscrição seja de 07/08 mas a data de vencimento do boleto nesses casos costuma ser em até 3 dias após a data da geração do mesmo.

Acredito que, mesmo se você tivesse pago no dia 08/08, sua inscrição seria efetuada. Note que provavelmente esta escrito, na caixa de observação ao caixa, um bilhete para o caixa não receber após a data de vencimento e não, até dia 07/08.

"O medo pelo sangue tende a criar o medo pela carne." Silent Hill

[email protected]
MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 14:34

Certo Ricardo, mas está no site que, as inscrições poderia ser feita até as as 23:59 minutos do dia 07/8. Se ei tivesse pagado dia 08/08 e no edital diz que só seria confirmada a inscrição após o pagamento.Esse era o medo!!!:)
Att

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 14:39

Mayara, boa tarde.

Minha opinião a respeito da sua situação, é que você continue a se preparar para o exame de suficiência. No entanto, infelizmennte, só poderá realizá-lo na próxima edição. Pois nesse caso o Conselho está muito bem respaldado através do Edital do Exame, no qual está descrito nos itens 2.1 e 2.2 o período de inscrições e pagamento da taxa (inclusive com uma ressalva no item 2.2.1: Em nenhuma hipótese a FBC enviará boleto bancário com nova data de vencimento).
Sendo assim, sem querer ofender, sugiro que você leia os próximos editais mais detalhadamente, pois informações infundadas surgem a todo momento, e o que é pior, de todos os cantos, até mesmo de onde menos se espera.

Sds,
Nilson

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 15:16

Concordo com o Nilson,

O importante é você não se deixar abalar por isso, bola pra frente em Março/2013 terá outro e você estará mais preparada.

Boa sorte

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
André Felipe

André Felipe

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 07:48

Mayara,

Como vc mora em Santa Catarina, tente lembrar mais ou menos o período que vc recebeu a ligação, após isso pegue o nº telefone do CFC verifique o código de área e entre em contato com a sua operadora solicitando um extrato das ligações, logo vc terá maior exatidão da ligação.

Se vc tem certeza que o erro foi deles, lute pelo seu direito!

Grande abraço.

NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:07

Bom dia Pessoal!

Como anda a preparação para o exame? Alguma novidade em relação a material para estudo. Espero que sim.
Lembrando que qualquer ajuda é muito bem vinda. Afinal, contadores unidos ajudam a fortalecer a classe, e repassar conhecimento não significa perder clientes. Sigamos o exemplo dos advogados.

Sds,

Nilson Bastos

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
NILSON DE JESUS MORAES BASTOS

Nilson de Jesus Moraes Bastos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:49

Maria, eu tbm estou muito empenhado a passar neste exame, tudo que vejo de material útil, eu vou adquirindo.
Estou dando muita enfase na contabilidade de custos, a qual eu acredito ser o ponto de equilibrio nesta prova.

Sds.

Nilson Moraes Bastos
- Contador na TORRES ASSESSORIA CONTÁBIL -
Fone: (98) 98883 8346
email: [email protected]
skype: nilson.mrs

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:54

É verdade amigo, agora mesmo eu estou trabalhando, mas com o olho no caderno de custo, pois é o que mas pega, eu te aconselho estudar detalhado os balanços que tem nas provas,tem muita coisa que eu não sabia e tive que pesquisar, e o segredo é ter calma na hora da prova pois o nervosinho acaba atrapalhando, a melhor coisa devemos começar com as questões de custo, pois exige cabeça no lugar, e não adianta vc ir para essas questões já de cabeça quente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.