x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 17

acessos 9.205

Emissão de Nota Fiscal para MEI - Comércio

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 09:41

Olá pessoal.
Sou estudante de Ciências Contábeis e estou no segundo período.

Tenho uma dúvida em relação a me tornar MEI:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm .

Atualmente faço alguns viveiros para aves e também vendo alguns eletrônicos (como termostato, alimentadores automáticos, etc.).

Li no site do Portal do Empreendedor que é necessário emitir NF somente quando for vender para empresas (ou seja, vender para quem tem CNPJ também).

Caso eu queira emitir a NF também para pessoas físicas, como devo fazer?
E se o material que eu for vender para PF, eletrônicos por exemplo, não tiver nota fiscal? Posso emitir uma NF vendendo aquele produto (que primeiramente comprei sem NF)?

Como fica a contabilidade nesse sentido? Vou pagar os impostos como?

É cobrado algum valor sobre cada NF que emito?

Obrigado pessoal, grato pela atenção.

Att. Pedro H.

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 12:05

Tópico foi movido por moderador, mas ainda está na área errada.

Descrição dessa área: Graduação, Faculdades, cursos técnicos/profissionalizantes, pós-graduação, MBA, mestrados, doutorados. Convenções, seminários, cursos, eventos, palestras. Educação continuada.

.........

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 15:21

Pedro Henrique

Amigo primeiramente, não tem como abrir uma empresa que venda viveiros para aves e eletrônicos (são atividades diferentes).

Segundo toda mercadoria que se compra deve ter nota, senão numa fiscalização fica caracterizado como contrabando que resultará em multa ou apreensão.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 16:51

Exatamente, Luiz Francisco Azevedo é isso que eu quis dizer. Rsrsrs
Olhando no site do Portal do Empreendedor, dá pra ver que isso é possível.

A atividade com eletrônicos seria secundária, posso colocar até 15 atividades secundárias.

Sobre as notas, entendi.
Para comercializar os eletrônicos a melhor maneira seria aderindo ao RTU/ 'Lei dos Sacoleiros', certo?


Assim comprarei com NF e venderei a um preço acessível.

Grato a todos.

Adriana Nunes de Camargo

Adriana Nunes de Camargo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 16:51

Caro colega,

para que você atue como MEI, saiba que seu faturamento deverá ser de até 6 mil mensais.

A legislação de SP, no artigo 136 do RICMS estipula que fica dispensado a emissão da NF pelo MEI. Se uma empresa adquirir seus produtos, ela deverá proceder com a emissão de Nota fiscal de entrada.

Mas vale a pena consultar o regulamento do ICMS do ES.

Abraços

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 16:57

Luiz Francisco Azevedo, no bloco tem os campos para colocar os dados como CNPJ? Esse bloco não serve como documento fiscal né?



Adriana Nunes de Camargo entendi.

Qual o órgão que fiscaliza os M.E.I? Caso eu compre sem nota e venda sem nota também, como o órgão age para fiscalizar?

Usando os dados bancários? Relatório de venda do ano, feito pelo prório Empreendedor?

Obrigado.

Luiz Francisco Azevedo

Luiz Francisco Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 17:09

No bloco de NF que você vai fazer, já vem com os dados da sua empresa (CNPJ, Endereço, Etc), você terá apenas que preencher os dados da empresa que está comprando de você.

Caso você opte pela NF Avulsa, tem campo para preencher os dados da empresa que está comprando e vendendo.

Creio que sirva sim como documento fiscal.

Pedro, sinceramente, não recomendo vender nada sem NF pois sempre há alguém para denunciar, não se arrisque.

O relatório é feito no final de cada mês contendo o que você faturou no mês inteiro, o faturamento é de R$ 60.000,00, caso você ultrapasse os R$ 5.000,00 no mês, por exemplo, tire R$ 6.000,00 de NF no mês, no próximo você podera faturar até R$ 4.000,00.

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 10:11

Luiz Francisco Azevedo, grato.

Comprarei sim com NF e venderei com NF.

Fugindo um pouco do tópico, tenho o intuito de criar um negócio de vendas pela internet, mas para todos os lados que penso em ir (todos os meios) os preços são altos quando menciono NF.

Ou seja, as empresas que comercializam com NF para ATACADO (aquelas que não são especializadas nisso) tendem a ter um preço maior. Com isso, na hora de revender fica inviável.

Continuarei minha procura por empresas especializadas em vendas no ATACADO. Penso em comprar em outros estados, como SP.

Vou continuar também estudando a linha de produtos que quero revender e procurar outra maneira de não ficar focado somente em vendas pela internet, pois a concorrência chega a ser desleal (se formos competir com quem vende sem NF, vendedores que buscam mercadorias no Paraguai).

Att. Pedro H.

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sábado | 11 agosto 2012 | 14:17

Pessoal, boa tarde.

Tenho uma outra dúvida. Sei que posso colocar 15 atividades secundárias no cadastro do MEI, além da atividade que será o "carro chefe".

Caso eu coloque a atividade principal sendo COMERCIANTE DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS e as outras sendo:


COMERCIANTE DE ARTIGOS DE CAÇA, PESCA E CAMPING
COMERCIANTE DE ARTIGOS ESPORTIVOS
COMERCIANTE DE ARTIGOS FOTOGRÁFICOS E PARA FILMAGEM
COMERCIANTE DE COSMÉTICOS E ARTIGOS DE PERFUMARIA
COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS DE TELEFONIA E COMUNICAÇÃO
COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA
COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO
COMERCIANTE DE ELETRODOMÉSTICOS E EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E VÍDEO.

Terei algum empedimento para obter o alvará definitivo devido a variedade de atividades? Lembrando que, comercializarei todos os produtos pela internet, não abrirei "loja física".

Grato.
Att. Pedro H.

Luiz Francisco Azevedo

Luiz Francisco Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 14:28

creio que sim pois essa atividade envolve segundo o site do cnae:

- o comércio varejista em lojas especializadas produtos alimentícios em geral não especificados anteriormente, tais como:
- produtos naturais e dietéticos
- comidas congeladas, mel, etc.
- café moído
- sorvetes, embalados, em potes e similares

provavelmente terá também o alvará de vigilância, isso um contador mesmo irá te dar esse suporte melhor que eu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.