x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 7.081

TCC sobre Contabilidade no Futebol

Victor Andrade

Victor Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 22:06

Em primeiro lugar, boa noite a todos.

Como estou fazendo curso técnico de Contabilidade e já estamos no 2º módulo, já teremos que optar por escolher um tema para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e começar a fazer. Tive a ideia de fazer o TCC sobre a "Contabilidade no Futebol", mas estou sem ideia do que falar sobre o tema, preciso urgentemente de ajuda de alguém que entende do assunto para tentar convencer a equipe de que o tema é o ideal. O que preciso primeiro é saber o que falar, se será sobre como os clubes são administrados na área contábil, quanto cada clube gasta no departamento de futebol, se falaremos sobre os gastos pra Copa do Mundo, realmente estou com muita dúvida.

Se você puder nos ajudar, desde já agradeço pelo fato de ter lido essa mensagem.

Filipi Princi Vianna

Filipi Princi Vianna

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 10:37

Bom dia Victor

Um tema legal é Análise das Demonstrações Contábeis, ,é um tema que proporcionam indicadores que identificam o desempenho da empresa em vários pontos, servindo de base para decisões empresariais, à medida que a mesma terá dados para analisar sua situação econômica atual e a partir deles averiguar formas de melhoramento no seu desempenho.
Acabei de apresentar meu tcc foi sobre "Análise das Demonstrações Contábeis do Magazine Luiza " peguei o ano da crise mundial e fiz uma analise sobre o comportamento da sua rentabilidade, endividamente e liquidez e ciclo operacional !

Espero ter ajudado !

Victor Andrade

Victor Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 23:21

Muito obrigado Filipi!

Mas também gostaria de saber mais uma coisa, como seria a pesquisa de campo? Pois a minha escola está cobrando pesquisa de campo e eu estou sem ideias.

Quero fazer algo relacionado aos clubes de futebol.

Diego Oliveira Santana

Diego Oliveira Santana

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 10:01

Victor, a ideia do Filipi é muito interessante.

Caso você queira falar dos clubes de São Paulo, encontrará os balanços patrimoniais dessas equipes no site da Federação Paulista de Futebol (link abaixo) e tem uma resolução do CFC que trata sobre o tema. Vou tentar postá-la no tópico.
Com relação à pesquisa de campo, uma sugestão é perguntar às pessoas como elas vêem a administração financeira dos clubes de futebol.

http://www.futebolpaulista.com.br/afederacao/financas

Diego Oliveira Santana
CRC 1SP292724

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.