x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 22

acessos 7.226

Exame Suficiencia 02/2012 - **Tópico trancado**

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 09:24

Bom dia Pessoal, estou estudando para o exame de suficiencia em setembro e estava estudando pelas provas anteriores, tem uma questão que seria a questão 11 da prova 02/2004 - Determinado cliente deixou de pagar os honorários profissionais pela execução de serviços contábeis. Para garantir o recebimento das dívidas, o Contabilista decidiu reter os livros e documentos que se encontravam sob sua guarda. Este procedimento, de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista, é:

reposta do gabarito b) Correto, pois a retenção de livros e documentos do cliente é permitida em caso de recusa de pagamento dos honorários.

e exame 02/2011 questao 33. Uma determinada organização contábil presta serviços para diversos clientes. Com o aumento da inadimplência de seus clientes, o contabilista responsável, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentação das empresas inadimplentes sob condição de recebimento das quantias devidas por elas.

reposta do gabarito a) cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador.

alguem poderia me esclarecer essa duvida ?

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 09:52

Bom dia!
Como está no código de ética da contabilidade, nenhum contabilista pode reter documentos de cliente por falta de pagamento, isso é um ato abusivo e demostra que o contabilista não tem ética.
Por tanto, não pode segurar documentos por falta de pagamento, mesmo que o cliente queira sair e esteja devendo.
Att.

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:38