x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 22

acessos 7.226

Exame Suficiencia 02/2012 - **Tópico trancado**

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 09:24

Bom dia Pessoal, estou estudando para o exame de suficiencia em setembro e estava estudando pelas provas anteriores, tem uma questão que seria a questão 11 da prova 02/2004 - Determinado cliente deixou de pagar os honorários profissionais pela execução de serviços contábeis. Para garantir o recebimento das dívidas, o Contabilista decidiu reter os livros e documentos que se encontravam sob sua guarda. Este procedimento, de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista, é:

reposta do gabarito b) Correto, pois a retenção de livros e documentos do cliente é permitida em caso de recusa de pagamento dos honorários.

e exame 02/2011 questao 33. Uma determinada organização contábil presta serviços para diversos clientes. Com o aumento da inadimplência de seus clientes, o contabilista responsável, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentação das empresas inadimplentes sob condição de recebimento das quantias devidas por elas.

reposta do gabarito a) cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador.

alguem poderia me esclarecer essa duvida ?

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 09:52

Bom dia!
Como está no código de ética da contabilidade, nenhum contabilista pode reter documentos de cliente por falta de pagamento, isso é um ato abusivo e demostra que o contabilista não tem ética.
Por tanto, não pode segurar documentos por falta de pagamento, mesmo que o cliente queira sair e esteja devendo.
Att.

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:38

Bem , como você deve saber, as leis sempre estão mudando, como essa questão foi em 2004, se eu não me encamo teve mudança no código.
Não posso te da certeza, mas amanha eu olho a resolução do meu livro que eu tenho atualizado e posso de responder com clareza.

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:52

Se você está se referindo a de bacharel, acho que você deve ter cometido engano, pois a resposta é a D como está lá, verifica e qualquer coisa me fala.
Obs: para você responder nesse tópico e só se logar com sua senha escrever no quadro e postar.

Gustavo Cremonezi

Gustavo Cremonezi

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 15:52

HD CONTABILIDADE VEJA O QUE DIZ O CÓDIGO DE ÉTICA.
PODE MARCAR A RESPOSTA DE ACORDO COM O CÓDIGO E TERÁ PROVAS CASO SUA RESPOSTA NAO SEJA ACEITA.

CEPC:

Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao
Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

XII – reter abusivamente livros, papéis ou documentos,
comprovadamente confiados à sua guarda;

Gustavo Cremonezi
Contabilidade
Ponte Nova - MG
Alisson Moreira Batista

Alisson Moreira Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 15 setembro 2012 | 19:04



12. A Sociedade Investidora A adquiriu 100% do Capital da Sociedade Investida B,
por R$1.000.000,00 pagos em dinheiro. Na data da aquisição, o valor líquido
dos ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos da Sociedade
Investida B, mensurados de acordo com a NBC TG 15 – Combinações de
Negócios, somava R$1.200.000,00. Na mesma data, o saldo contábil do
Patrimônio Líquido da Sociedade Investida B era de R$800.000,00.
Como resultado desta combinação de negócios, a Sociedade Investidora A
deverá registrar:
a) um Ágio por expectativa de rentabilidade futura – goodwill – de R$200.000,00,
em conta do Ativo Não Circulante.
b) uma compra vantajosa de R$200.000,00 em conta do Ativo Não Circulante.
c) um Ágio por expectativa de rentabilidade futura – goodwill – de R$200.000,00,
no resultado do período.
d) uma compra vantajosa de R$200.000,00 no resultado do período.


Alguém saberia responder essa questão?

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 08:31

Maria do Carmo Ferreira, vc poderia explicar a resolução?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Alisson Moreira Batista

Alisson Moreira Batista

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 15:01



Boa tarde,

Maria do Carmo eu também ao resolver aprova do exame de 2012.1 marquei essa alternativa, mas o gabarito da FBC e letra d se não me engano.

Agora o por que não sei.

Cida

Cida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 15:27

Boa Tarde,

Eu não sabia a resolução dessa questão, mas segundo o blog professores contábeis, é essa a resolução:

valor líquido dos ativos identificáveis adquiridos
e dos passivos assumidos----------------------- r$ 1.200.000,00
valor transferido pago em dinheiro------------- r$ 1.000.000,00
ganho por compra vantajosa ------------------- r$ 200.000,00

Contabilização:

O ganho por compra vantajosa deve ser registrado a credito nas contas de resultados.

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 09:02

Bom dia.
Comentando a resposta da Cida.
Alisson se nós analisarmos a pergunta com atenção,logo de cara será descantado a resposta (A), por que?
A sociedade (A) adquiriu 100% do capital por 1000000,00 mas teve uma combinação de resultados da investida (B) que seu ativo e passivo totalizam o valor de 1200000,00 nesse caso, não tivemos Ágio, por que nós investimos um valor e na verdade o ativo e passivo teve um valor acima do que nós investimos, teve deságio de 200.000,00,foi necessário fazer um credito nesse valor e lançar na conta de resultado.por isso a resposta é a letra D.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.