x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 21

acessos 6.896

Contabilidade é só isso, mesmo?

gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 14:07

Bom dia.

Sou graduando em Ciências Contábeis, 6º semestre. Em meus quase três anos de estudos, já passei por diversas empresas, sempre trabalhando no setor de contabilidade. Acontece que eu sempre me vi desestimulado trabalhando na maioria delas, pela monotonia que o trabalho fornece. Já explico.

Lançamentos contábeis, classificação, conciliação... Eu passava o dia inteiro digitando números de contas e valores. Eu me sentia um robô. Não precisava pensar em nada: era só seguir as instruções de digitar valores X na conta XX, e valores Y na conta YY. Ou seja, eu não precisava me empenhar, não precisava encontrar soluções para nada. Era só aquela repetição eterna e entediante. Lembrei-me claramente dos ensinamentos sobre a Teoria da Administração Científica, da qual a "super especialização" fazia parte, e de como isso foi criticado nas teorias humanísticas.

O interessante é que qualquer pessoa, mesmo aquelas que nada sabem de contabilidade, seria capaz de realizar esse trabalho facilmente, bastando apenas um manual de instruções do lado (apenas relacionando as contas corretas).

Então, fica aqui a minha pergunta para os colegas mais experiêntes: Contabilidade é só isso, mesmo? Não precisamos pensar? Não precisamos raciocinar? Não precisamos criar nada novo? Os professores falam que os contabilistas ocupam cargos de Staff, que a visão é mais estratégica etc... Mas não é isso o que vejo no meu dia a dia. Vejo apenas pessoas bitoladas em digitar números, em calcular valores de impostos, em entregar em dia as obrigações tributárias.

Talvez eu tenha escolhido o curso errado. Por favor, me ajudem a entender se a contabilidade é realmente só isso. Obrigado.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 14:35

Ola Gustavo,

Pelo que voce descreveu, seu trabalho é de auxiliar, que consiste em lançamentos contabeis, conciliação, etcc..

Mas é assim que se começa, pelo começo.

Quando voce crescer na empresa e for responsavel por algum departamento ou coisa desse tipo, tenho certeza que voce irá ter outra visão sobre sua profissão. abraços e boa sorte.

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:47

Prezado Gustavo

Acredito esteja trabalhando como estagiário ou auxiliar normal em começo de carreira, no começo é assim mesmo fazer lançamentos, conciliações essa rotina monótona, mas com o passar do tempo quando for subido de cargo dentro da carreira verá que a profissão contábil não é só isso, mesmo?

Quando estiver em cargos chaves dentro da organização como contador geral, contador gerencial, gerente contábil, controller veras que a profissão trará muitos desafios tais como escrever relatórios para diretoria da empresa, fazer consolidação de balanços etc.É claro isso se trabalhar em uma grande empresa....

At,

Saudações Contábeis.......

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:55

Caro Gustavo,

A prova de que quem trabalha em contabilidade é preciso pensar e encontrar soluções está aqui no Forum, estamos constantemente trocando e idéias e soluções com os colegas.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:59

De pleno acordo com as respostas acima, quanto mais a fundo você for mais difícil será de de submergir, o que você faze no momento não está nem na beira do mar da contabilidade, se a contabilidade fosse "só isso" esse site não existiria, passe meia hora atualizando a página principal do site e você verá a gama e diversidade de assuntos discutidos e apontados por contadores, auditores, auxiliares, analistas e outros profissionais da área, e isso será sua visão apenas de uma onda em nosso vasto oceano.

Abraços,

Ivan Pimentel

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:02

Boa tarde Gustavo,

ouço muitos colegas de classe falando o mesmo que você, mas é praticamente a lei natural das coisas, você não teria condições de planejar um Plano de contas se não souber os tipos de contas, se não tiver prática de débito e Crédito(muitos confundem este principio), procure dar uma olhada a sua volta e perceberá que poucas profissões exigem tanto de um profissional, monotomia é a única coisa que um profissional de contabilidade não pode reclamar. Dê mais um tempo a si mesmo, falta um ano para você se formar. Tente se envolver mais com os outros setores do escritorio ou empresa.
Boa Sorte.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
Moises Ribeiro

Moises Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5, Proprietário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:14

boa tarde caro Gustavo,
inicialmente gostaria de falar sobre a minha experiência que tive quando iniciei minha carreira em contabilidade, penava igualmente a você até que fui a cada dia amadurecendo e foi ai que percebi a vasta área a qual havia escolhida, sou técnico contábil e bacharel em ciências contábeis tb, antes classificava e conciliava, agora posso entender que a nossa profissão vai bem mais além disso, pois, normalmente nas tomadas de decisões das organizações nossos trabalhos estarão em 1º lugar nas mãos daqueles que irão decidir, bem como poderemos demonstrar através do nosso trabalho as análises financeiras e contábeis bem como os relatórios citados. Acredito que você esteja no caminho certo, bem como prosseguindo para um futuro brilhante.
sds...

Moisés Ribeiro
sócio-proprietário
FERNANDA SANTOS

Fernanda Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:40

Gustavo

Até existe uma certa rotina, porém dependendo da sua área de atuação terá que estar atualizando-se praticamente todo dia. Já passei pelo que está passando e como você mesmo disse esse serviço que está executando qualquer um executa não precisa ser contador. Cabe a você focar numa área de interesse: Gestão, Auditoria, Contabilidade Pública, Recursos Humanos, parte Fiscal, Perícia e escolher. Se for partir para a iniciativa privada as grandes empresas sempre valorizam o Contador atualizado e decisivo. No ramo da Contabilidade Pública os desafios do Contador consistem em manter a lisura e transparencia principalmente em tempos de acesso a informação. Essa monotonia a qual você se refere, em partes, também vai do seu interesse em não ficar só na teoria da Faculdade, é muito bom estar por dentro dos cursos oferecidos pelo Sindicato, Conselhos. Existem vários cursos EAD, se quiser partir para a área pública, no site do Tribunal de Contas da União. Garanto que irá se surpreender com a gama de possibilidades que aguardam o Contador que busca sair da monotonia.

Felipe Rossato

Felipe Rossato

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 16:55

Cara, eu passo pelo mesmo 'problema' que você, só que na parte fiscal. A verdade é que na maioria das vezes o começo é assim mesmo, monotóno. Para escapar disso eu só vejo duas alternativas:

A primeira é tentar participar de processos seletivos de multinacionais para estágio/treinee, geralmente nessas empresas eles tem um plano bastante amplo de desenvolvimento profissional, você geralmente vai ter a oportunidade de passar por quase todas as áreas da empresa e trabalhar de um jeito mais dinâmico, com foco na otimização dos processos contábeis/fiscais/financeiros etc da organização, com mais foco em análises do que na parte operacional.

A segunda alternativa é tentar entrar em alguma empresa de Auditoria, que é um dos ramos da contabilidade mais corridos e puxados, que mais exigem do profissional e com bom retorno financeiro.

Fora isso eu acho um pouco difícil escapar da rotina trabalhando em escritórios ou pequenas/médias empresas, a não ser que você se torne algum tipo de gerente, encarregado etc, mas isso leva bastante tempo além da exigência da graduação.

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 19:42

Gustavo,

De vez em quando me sinto assim, mais penso que quando me formar me darão serviços que tragam um dinamismo maior, contatos diretos com clientes e etc.

Boa sorte, persista e não desista.

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
HELIO SILVA DE MELO

Helio Silva de Melo

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 20:09

CARO GUSTAVO,
A profissão de contador, nunca foi rotina e nuca será.
O que você estar fazendo é um trabalho importante para a administração.
A contabilidade sem o permeio da legislação, é sem coração.
Tenho 52 anos de profissão, completando a pouca 53 anos.
Foi 13 anos professor de legislação aplicada e Contabilidade de custo.
um abraço
helio

GEASI MARTINS DE OLIVEIRA

Geasi Martins de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 08:24

Caro Gustavo tb passei por este sentimento, isto é normal creio que você vai ser um ótimo profissional a nossa profissão e extremamente apaixonante, experimente se aprofundar mais em nossa profissão fassa cursos de Auditoria, Pericia e outros...fassa você mesmo acontecer esta profissão em sua vida, so a teoria da faculdade muitas vezes nos deixa meio p/ baixo mas eu creio que você vai ser um ótimo profissional vai atrás corra atrás de seu futuro. Inté +

IVAN ROBERTO PADILHA BAPTISTA

Ivan Roberto Padilha Baptista

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 08:43

Como a grande maioria das profissões, na area contábil, vc vai começar "por baixo", e ir evoluindo com o tempo.
Ninguém teria a capacidade de sentar em uma mesa com o administrador da empresa, ou com um grupo de investidores, para discutir os resultados do periodo, sem antes entender o porque e como chegou-se a cada valor que estão nos relatórios contábeis gerenciais.
Esse foi apenas um exemplo meu caro, obviamente cada uma deve fazer oque gosta, e se vc almeja ter um cargo de "Staff", a nivel estratégico. Vai ter que passar antes pelo nivel Tecnico-operacional.

Espero ter ajudado.

Ivan R. Padilha Baptista
Analista Contábil
gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:03

Bom dia a todos. Antes de tudo, obrigado pelas respostas. Há muitas visões bem interessantes.

Então, muitos de vocês disseram que a gente começa de baixo e tal. Nesse ponto, tudo bem. Mas a questão é: qual aprendizado eu vou ter em ficar fazendo mil lançamentos por dia, digitando a mesma conta de novo, e de novo e de novo?

Fosse assim, bastaria ficarmos resolvendo exercícios no terceiro semestre da faculdade (contabilidade intermediária) e de repente digivolveriamos para "Analista contábil", sem ao menos precisar fazer a cadeira de Análise das Demonstrações Contábeis. Entendem o que quero dizer?

Esse trabalho de lançamento e conciliação é tão mecânico que em alguns anos será tudo automatizado. Como exemplo disso, já temos várias obrigações fiscais que puxam automaticamente as NFEs e lançam o imposto correspondente, bastando apenas a ratificação do contador. Esse tipo de trabalho tende a extinção, então qual o propósito em passar horas digitando números de contas?

Estou buscando, agora, vaga em auditoria, para ver se a coisa é mais dinâmica. Espero me encontrar lá. :)

Felipe Rossato

Felipe Rossato

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:41

Isso mesmo cara, Auditoria é uma ótima opção, correria desde o começo. Tem uns programas de multinacionais para treinees que são bons também. Aqui em São Paulo rola bastante processo seletivo de formação de contadores-gestores, não sei como é ai em Fortaleza, mas vale a pena dar uma procurada.

Gleison Rodrigues

Gleison Rodrigues

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:51

Gustavo

Esse trabalho "mecanizado" que você se refere é o ponto principal da contabilidade e de grande importância, pois uma conta digitada erroneamente compromete todo processo.

Assim como todos que já comentaram, você precisa entender de todo processo para poder "PENSAR" nos relatórios, resultados etc.

Agora quanto a função que se exerce em uma empresa vai depender do seu esforço e do seu talento. Com certeza se exige muito mais esforço do que talento. Você não vai querer passar a vida inteira efetuando lançamentos? certo! Então mostre resultados busque informações e conquiste o seu chefe, assim você estará trilhando o seu futuro.

Te recomendo um exercício, pratique a empatia!
Se coloque no lugar de alguém que tenha um cargo que você almeje, tente responder as perguntas que lhe são direcionadas, aqui mesmo no forum você pode observar as duvidas e questionamentos dos colegas. Já respondeu alguma pergunta com conhecimento técnico do assunto? Então!


Pesquise, busque,atualize-se e corra pro abraço.... que o futuro estará garantido.

Atenciosamente
Gleison Rodrigues
‘Fica Sempre um pouco de perfume
nas mãos que oferecem flores’


Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 12:02

Caro Gustavo, o seu problema esta na repetição dos lançamentos... sabe porque?... vou lhe falar, você é igual a muitos que escolhe um curso superior apenas para "TER", um rotulo pessoal e não por amor a profissão. Contabilidade é amor, dedicação e acima de tudo tem que ser prazerosa. E pelo modo de como você descreve sua insastifação de fazer lançamentos contabeis, é devido a sua falta de conhecimento ou até mesmo do dominio do que você esta fazendo, em outras palavras, você é que esta robotizado e talvez não sabe nem o que esta fazendo, devido ao sua confiança no sistema...Pense nisso

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 12:54

Felipe Rosato: Já comecei a mandar currículos. Vamos ver se dá certo. :)

Gleison Rodrigues: Muito boa sua observação. Infelizmente nunca tive um chefe que me desse essa abertura para conversar sobre as questões a ele levantadas. Estavam sempre muito ocupados e longe de mim (em muitos lugares eu nem cheguei a conhecer o contador) , mero auxiliar contábil no meio de tantos outros. Mas começo a perceber que criar soluções para problemas que eu venha a enxergar na empresa pode me abrir caminho para cargos mais estratégicos.

Vagnuenes Jose: Bem, sobre escolher um curso por ter um rótulo pessoal, não se pode culpar ninguém. Não temos um "preview" de como seria o trabalho nem nada. Apenas somos obrigados a escolher qualquer coisa logo depois de terminar o Ensino Médio. Hoje, SABENDO como é parte do trabalho de um novato, eu teria escolhido outro curso, com certeza.

Agora me criticar por "falta de conhecimento", só porque não gosto de ficar repetindo números feito um robô? Qual é... Não é todo mundo que gosta de trabalhos repetitivos. Conhece a teoria da administração científica? Então deve saber que uma das maiores críticas feita a essa teoria era sobre a questão da repetição excessiva/especialização do trabalho, que desestimulava os empregados e por isso o rendimento era menor. E quem fez essas críticas não fui eu, mas renomados estudiosos que até hoje têm seus nomes estampados em livros de administração.

Não é por falta de conhecimento, não. Até porque, se fosse por conhecimento, hoje eu estaria treinando para ser analista contábil, e não mero lançador (trabalho de técnico contábil). E dizer que eu não tinha domínio sobre o que estava fazendo é também meio forçado. Eu fiz tantos lançamentos que, ao ver o valor e a referência, eu já sabia o nome e o número da conta em que deveria lançar sem precisar consultar NADA. Eu sabia onde aquele lançamento ia aparecer nas demonstrações contábeis; eu sabia o impacto que aquilo teria no resultado total.

Se você gosta de ficar lançando, e lançando e lançando, parabéns, cara. Você achou o trabalho dos seus sonhos. Mas o fato de alguém não gostar nada tem a ver com falta de conhecimento e domínio.

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 16:52

Gustavo eu começei como você, fazendo lançamentos. Até então, pensava como você pensa, achava ruim, mas com o passar do tempo e principalmente com o interesse meu, em saber ao fundo como funciona e o do porque... percebir o quanto isso foi importante para minha carreira agora, não sei qual empresa ou escritorio de contabilidade que você trabalha, mas posso lhe falar com propriedade, é nesta repetição que você aprende... e espero que quando você fala que sabe todas as contas e seus impacto, que não seja somente os seus nomes e codigo reduzido. Enfim, se a empresa onde você trabalha não dar oportunidade de crescimento e possibilidade de nova experiências profissionais na sua area, então é hora de você ir em busca do que você realmente quer

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 16:31

A função citada pelo Gustavo é de um escriturário.

Um contabilista faz muito mais coisas que isto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
roberto anunciação

Roberto Anunciação

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 21:15

Olha Gustavo, o serviço que você esta fazendo a princípio você usar em seu estágio obrigatório, uma coisa muito importante que você pode fazer no seu trabalho nos momento vagos é ler relatório de gestão das empresas de capital aberto, você irá aprender muito e descobrir o quanto a profissão contábil é importante.
Através das análises contábeis dessas empresas você poderá saber qual está em melhor situação no mercado, qual contém algum indício de má gestão e até mesmo numa análise mais profunda se algum delas pode levantar suspeita em suas demonstrações contábeis.
O contador na verdade é o ser pensante de qualquer empresa de médio e grande porte, e até mesmo da pequena empresa, pois atráves das análises patrimoniais de uma empresa e de suas demonstrações contábeis ele é capaz de fazer sugestões que visão a alavancar o lucro e a impedir futuras dificultadas que a empresa possa vir a ter.
Outra área muito importante e boa da contabilidade é a área de perícia contábil, quando você tiver essa disciplina você irá gostar.
Um dos grandes problemas da contabilidade está relacionado aos escritórios contábeis, pois muitas vezes o contador responsável limita-se apenas a fazer a contabilidade tributárias dos seu clientes, sem se importar em prestar um serviço mais abrangente como de uma consultoria por exemplo.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.