x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 4.660

Monografia Obrigações Acessórias

Dani

Dani

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 10:09

TRabalho com empresas do Lucro Real e estava pensando me fazer minha monografia nessa area. Na parte tributaria seria interessante mas precisaria fazer um comparativo e delimitar um ramo e não quero fazer isso. Entao pensei em fazer sobre as Obrigações Acessorias incidentes sobre empresas tributadas pelo lucro real, sera que seria um assunto interessante? POderia desenvolver um bom trabalho com esse assunto?

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 20:38

Danieli,

Eu penso ser um excelente assunto, já que as obrigações acessórias demandam um grande trabalho do profissional.

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 08:45

Prezada Danieli,

Penso que seja um bom tema, mesmo assim, você precisará delimitar um ramo, pois, caso contrário, você se verá obrigada a abordar toda e qualquer tipo de obrigação acessória que exista.

Saliento também que você tem que determinar um foco no sua pesquisa, por exemplo, não apenas explanar sobre as obrigações acessórias mais principalmente algum aspecto relevante (custo/tempo que demanda dos profissionais contadores, influencia das suas informações nas tomadas de decisões das empresas, etc.). Caso contrário, você corre o risco de ser interpelada pela banca analisadora "qual o ganho de informação que você esta produzindo sobre o assunto?".

Outra sugestão é conversar com professores da sua faculdade o que eles acham sobre o tema, principalmente os da área tributaria. São apenas dicas e boa sorte na sua monografia.

At.
Marcos Vinicius

Dani

Dani

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 09:05

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva COnversei com um de meus professores ontem e chegamos a conclusão que analisar apenas Pis/Cofins ou obrigações acessorias limita muito o trabalho. Então a opção seria pegar uma empresa e desenvolver o Tcc em cima da mesma, demonstrando calculos dos tributos, procedimentos contabeis e obrigações acessorias. Não seria um comparativo tributário, mas sim, uma descrição dos procedimentos necessários para operacionalizar uma empresa no lucro real, sob o aspecto fiscal e contábil. O que vc acha?

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 8 setembro 2012 | 00:37


Boa noite Danieli.
Pelo que li sua pesquisa tende a um estudo de caso, já que você deseja aplicar um estudo em uma empresa.
A minha monografia também foi assim, no meu caso fiz um estudo sobre custos.
Tenha em mente a questão de que a chave para um TCC é o problema. Tendo um bom problema e traçando os objetivos gerais e específicos você tem um mapa, um caminho a seguir, e isso ajuda muito.

Quanto a ser algo limitado, não se preocupe com isso, na mono deve haver essa limitação, uma vez que você não pode falar de tudo e sim escolher algo específico e ir a fundo.

Eu não consegui ver um problema quando você escreve que faria a descrição dos procedimentos para operacionalizar uma empresa no lucro real.
Veja que para isso existem manuais, livros e etc, com o passo a passo, a não ser que depois de descrever os procedimentos você pudesse analisar se a empresa em questão está ou não utilizando os mesmos e quem sabe até demonstrar o impacto do não uso, se for o caso.

Geralmente o problema em um estudo de caso vem de alguma comparação, mas pelo que você escreveu não é isso que quer fazer, então pode ser que um estudo de caso não seja o indicado.


Já quanto as obrigações acessórias, não seria difícil encontrar um problema. Se você tivesse acesso a mais empresas, de um mesmo ramo, por exemplo comércio de material de construção, prestação de serviços médicos, etc. você poderia pesquisar quais na sua cidade se consideram preparadas para as novas obrigações, (SPED - Fiscal ICMS/IPI e PIS/Cofins, Sped Contábil, Sped Social e por ai vai). Se não tiver acesso a empresas, poderia tentar com escritórios de contabilidade.
Você também poderia pesquisar qual o custo que as empresas, do ramo escolhido, na sua cidade, ou região (veja as limitações)estão tendo, tiveram ou planejam ter para o cumprimento delas. Seja o custo com software, treinamento de pessoal, honorários contábeis etc.

Seu tempo disponível pode ajudar a determinar o tipo de pesquisa.
O estudo de caso por exemplo, você tem mais facilidade em obter os dados, pois se a empresa concorda em ser estudada ela lhe dará acesso aos dados, mas o tratamento desses dados é muito trabalhoso e isso leva muito tempo. Imagine que você teria que realmente fazer a contabilidade com base no lucro real de um período da empresa. E isso para ser correto e ter validade científica não pode ser feito de qualquer maneira.

Já em uma pesquisa que use ferramentas estatísticas tende a ser mais difícil a coleta dos dados, pois nem sempre as empresas ou escritorios de contabilidade tem disponibilidade de tempo, ou interesse em ajudar. Mas você pode delimitar um tempo para obter as respostas, passado o tempo você faz com o que tem.
Depois de ter os dados, que não precisa ser de todos os entrevistados desde que seja uma amostra considerável, é geralmente mais fácil de fazer o tratamento do que no estudo de caso.

Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso!

"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.