x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.127

Escrituração Fiscal

VIVIAN CONTABEIS

Vivian Contabeis

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 11 anos Domingo | 16 setembro 2012 | 23:47

Boa Noite, colegas de forum.
Sou iniciante na área contábil e tenho bastante interesse de entrar para a área fiscal.
Percebo que as empresas fazem pedidos do tipo:
apuração de impostos diretos e indiretos (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL E ICMS) ;
Apuração de impostos retidos na fonte ( INSS, ISS, IRRF e Lei 10.883);
Análise de escrituração dos livros de entrada e saída, apuração de ICMS e IPI;
Elaboração das declarações acessórias (GIA, SINTEGRA, DES e DCTF, DACON, DIPJ, DIRF, EFD, PIS – COFINS E SPED FISCAL);
Calculo das guias de substituição tributária e ICMS antecipado;
Desejável vivência em auditoria (auditando ou auditado)
Essencial trabalhar com SPED FISCAL.

Estou com a seguinte dúvida. Qual curso que posso fazer e que nele eu aprenda toda essa rotina?

Me ajudem por favor.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 09:19

Prezada Vivian,

A grande maioria dessas rotinas nas quais você citou são muito complexas e justamente por isso que costumam ter cursos específicos para cada uma (escrituração de ICMS, por exemplo) e outros só têm como ter conhecimento com a própria vivencia (auditoria). Creio que seja quase impossível você encontrar em apenas um único curso que aborde todos esses temas e que tenha um aprofundamento no assunto necessário para se por em pratica. Sugiro que você inicie aos poucos fazendo cursos sobre temas específicos, iniciando com as apurações/escriturações de impostos e, somente apos isso, os que são referentes às devidas declarações.

At.
Marcos Vinicius

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2012 | 09:31

Olá Vivian, bom dia!

Creio que você criou um bom roteiro de rotinas na área fiscal, que reflete diretamente na contabilidade também.

Mas como nosso colega Marcos disse acima, são assuntos que não pertencem à um mesmo curso.

Eu te aconselho à fazer um curso de Analista Fiscal, este curso vai explanar todos os impostos e a forma de atuação na empresa, depois para se aprofundar em cada um deles são cursos individuais.

Abraços e bom estudo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.