x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 3.887

edimara mattos gonçalves'

Edimara Mattos Gonçalves'

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 16:02

eu estaria correta marcando a letra A?

Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I. A DLPA busca evidenciar as mutações ocorridas internamente na conta de lucros ou prejuízos acumulados de forma detalhada. Essa demonstração pode ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio líquido, desde que o saldo da conta lucros ou prejuízos acumulados seja evidenciado com detalhes em uma coluna à parte.
II. A DLPA é de elaboração facultativa para as sociedades por ações. As sociedades limitadas também não são obrigadas a elaborar a DLPA, conforme a legislação do Imposto de Renda, e para este tipo de sociedade, a publicação é facultativa.
III. O Balanço Patrimonial evidencia o conjunto de bens, direitos e obrigações.
IV. A DVA demonstra o fluxo de caixa ocorrido no período.

a)Estão corretas apenas as alternativas I e III.
b)Somente a alternativa III está correta.
c)Estão corretas apenas as alternativas I e II.
d)todas as alternativas estão corretas.
e)apenas a alternativa I esta correta

Marcelo Augusto

Marcelo Augusto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 12:39

Olá Edimara,

A alternativa correta é a letra "b"

A letra "a" diz que a DLPA demonstra de forma detalhada a conta lucros ou prejuizos acumulados, mas a demonstração detalhada do saldo destas contas se tem através da DMPL.

Abs.

Dionathan Magayver Sperandio

Dionathan Magayver Sperandio

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 12:58

Boa tarde!

A DLPA demonstra, sim, de forma detalhada a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Ela demonstra isoladamente as variações desta conta. É como analisar o razonete da conta, explicando suas variações para justificar o saldo final da conta.

Já a DMPL, é mais abrangente. Ela demonstra todas as variações do Patrimônio Líquido, onde se encontra também a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Logo, quando elaborada a DMPL não se faz necessário a elaboração da DLPA.

Espero ter ajudado.

Grande Abraço

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 13:43

estou com probleams na minha Dlpa, pois venho trazendo saldo errado de exercicios anteriores, teria alguma alternativa para acertar isto, pois se eu simplismente iniciar corretamente vai ficar divirgente do saldo do ultimo livro, teria outra solução?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.