x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 3.686

Venda de Ativo Imobilizado

Isabel

Isabel

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 23 setembro 2012 | 00:56

Os saldos iniciais são do dia 30.06.2012.
Saldo Inicial do Equipamento = $ 52.000,00
Saldo Inicial do Imposto a recuperar CIAP CP = $ 2.853,66
Saldo Inicial do Imposto a recuperar CIAP LP = $ 5.707,32
Saldo Inicial do Financiamento CP = $ 12.682,92
Saldo Inicial do Financiamento LP = $ 38.048,76
Obs: Os créditos de CIAP estão ligados ao equipamento, bem como as contas de financiamento no passivo. No curto prazo temos 12 parcelas, tanto no financiamento, como no CIAP. Para encontrar 1 mês, divide-se o valor do curto prazo por 12.

Em 31.07.2012 a empresa vendeu o equipamento ligado a produção, pelo valor de $ 43.000. Recebimento a vista. Efetuar as apropriações das contas envolvidas antes da venda.
Obs: Não esquecer de quitar 100% do financiamento (obs acima). Apropriar 1 mês de crédito do CIAP para ICMS a recuperar, visto que a máquina foi vendida no final do mês. Efetuar o calculo de 1 mês de depreciação e efetuar os créditos de PIS e COFINS.

Essa questão vai cair na minha prova quinta-feira e não estou conseguindo fazer. Alguém, por favor, poderia me ajudar e dizer como devo calcular e contabilizar isso?

Obrigada.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 23 setembro 2012 | 11:29

Bom dia, Isabel


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Essa questão vai cair na minha prova quinta-feira e não estou conseguindo fazer. Alguém, por favor, poderia me ajudar e dizer como devo calcular e contabilizar isso?

Leciono matemática na rede pública desde 02/2007, e tento partilhar minhas idéias aqui no Fórum desde 02/2008, e, com certeza, seria um grave pecado alguém lhe apresentar uma solução completa em detrimento do fortalecimento de sua aprendizagem.

Permita-me fazer uma comparação grosseira e com impressão de ser sem nexo: compreender - inclusive assimilar e adquirir prática e experiência - as práticas contábeis é similar à prática de equações matemáticas, andar de bicicleta e nadar: no início nos sentimos inseguros, porém, após uma prática (treinamento) consistente e contínua, chegamos próximos à perfeição; se por algum motivo nos afastarmos por algum tempo podemos até "perder o jeito", no entanto, nunca mais nos esqueceremos dos princípios e conceitos, e sempre estaremos aptos a enfrentar novos desafios na área; basta fazer uma breve revisão.

Partindo para o assunto de sua dúvida, é importante mencionar que os dados estão inconsistentes pelos seguintes motivos:

1 - Não estão citadas as datas de aquisição e início de operação do bem, e nem os juros a incorrer sobre seu financiamento;
2 - Se o CIAP de 12 meses (circulante) é igual a $ 2.853,66, obviamente o valor mensal é de $ 237,805, e se dividirmos o CIAP (LP) de $ 5.707,32 pelo mesmo valor mensal anteriormente calculado, será encontrado o valor exato de 24; como o CIAP circulante é de 12 meses, e o não circulante de 24 meses, conclui-se que ainda restam 36 meses a aproveitar;
3 - Restando 36 meses de ICMS sobre imobilizado a compensar, e considerando que de acordo com as determinações legais este aproveitamento é feito em 48 meses, deduz-se que o bem está em uso há 1 ano;
4 - Se o bem estiver em uso há 12 meses, no enunciado do problema está faltando a informação do saldo de "depreciações acumuladas"

Sendo assim, recomendo-lhe inicialmente entrar em contato com o autor da atividade e colher estas informações complementares, e depois solucionar o exercício e apresentar sua resposta por aqui para que alguém com domínio do assunto possa analisar quais conceitos seus precisam de melhoria e apresente as instruções necessárias.


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Isabel

Isabel

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 23 setembro 2012 | 17:47

Não há nada sem nexo. As datas de aquisição não importam, pois ele já dá os saldos iniciais. Ele quer apenas que você efetue a venda do ativo. Como não foi mencionado juros sobre financiamento, então você deve desconsiderá-lo, obviamente.
O saldo inicial da depreciação acumulada em 30.06 é de 12.800.
Eu contabilizei a operação da venda assim:
baixa do financiamento CP 12.682,92
baixa do financiamento LP 38.048,76
c-banco 12.682,92 ; 38.048,76
c-equipamento 433,33 (depreciação acumulada=52.000x20%/12)
c-ICMS CIAP CP 237,80 (apropriação de 1 mês do crédito)
Obs: Ao vender o ativo deve-se fazer a apropriação do CIAP CP, isso vai gerar uma despesa.
d-despesa com ICMS s/ Ativo Permanente 237,80
c-alienação de Ativo Imobilizado 43.000
d-banco 43.000
baixa da depreciação 433,33
d-despesa com depreciação 433,33
d-PIS a recuperar 7,15
d- COFINS a recuperar 32,93
c-despesa com depreciação 7,15 ; 32,93
d-despesa com bens alienados 51.566,67 (saldo do equipamento)

P.S:Não calculei a apropriação mensal do ICMS CIAP CP e LP, pois não achei necessário.

Apenas gostaria de saber se esta contabilização está certa ou errada. Se está errada, qual o certo?

Obrigada.


Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 23 setembro 2012 | 18:54

Boa noite, Isabel


Como no exercício tudo tem nexo, e também há coisas óbvias (conforme suas palavras), deduz-se que você bem compreendeu o enunciado.

Sendo assim, julgo que é desnecessária minha continuidade neste debate; apenas assevero que seu exemplo de bateria de lançamentos não está bem estruturado, o que dificulta (e muito) a análise, e também que nele há erros.

Considerando que nos arquivos do Fórum (sala de contabilidade em geral) há inúmeras postagens com exemplos irretocáveis da baixa de bens do ativo imobilizado por venda, e neles é compreendida a baixa da depreciação, recomendo-lhe fazer pesquisa.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.