x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 572

acessos 72.333

*Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Técnico*

Fabiano Melo

Fabiano Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 20:00

Na questão 37, está correta a alternativa B (Eu errei, marquei A), de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador - CEPC (Resolução CFC Nº 803/1996):

CAPÍTULO V

DAS PENALIDADES

Art. 12...

§ 2º Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:

I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;

II – punição ética anterior transitada em julgado.

Gilberto Pereira da Silva Junior

Gilberto Pereira da Silva Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 20:08

Gente, eu coloquei o número errado, a questão 37 a correta é a B mesmo, eu me refiro a questão 32, o item II diz que "somente a lei complementar pode definir o fato gerador, a base de cálculo e o contribuinte de um tributo".

O termo "somente" tornou o item errado, porque não apenas a lei complementar pode definir fato gerador, base de cálculo, e o contribuinte de um tributo, podendo também fazê-lo a Lei Ordinária. É o caso do IPVA instituido por lei estadual, sem necessidade de observância de lei complementar.

Esse entendimento está consagrado no julgamento do AI 167777 AgR / SP - SÃO PAULO, relator Ministro Marco Aurélio

Ementa

RECURSO - AGRAVO DE INSTRUMENTO - COMPETÊNCIA. A teor do disposto no artigo 28, § 2º, da Lei nº 8.038/90, compete ao relator a que for distribuído o agravo de instrumento, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, bem como no Superior Tribunal de Justiça, com o fim de ver processado recurso interposto, o julgamento respectivo. IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - DISCIPLINA. Mostra-se constitucional a disciplina do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores mediante norma local. Deixando a União de editar normas gerais, exerce a unidade da federação a competência legislativa plena - § 3º do artigo 24, do corpo permanente da Carta de 1988 -, sendo que, com a entrada em vigor do sistema tributário nacional, abriu-se à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a via da edição de leis necessárias à respectiva aplicação - § 3º do artigo 34 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Carta de 1988.

GILBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
CRC SP-292230/O-1
Giza vizzotto

Giza Vizzotto

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 20:53

"Marcio Nardes escreveu isso da questao 33:
no enunciado diz
uma sociedade efetuou uma aplicação em certificado de deposito bancario no valor e r$ 10.000 com uma taxa de 1,5% ao mes, com uma aplicação composta por um período de 12 meses

a palavra composta esta ligada a o período e não ao juros ou taxas."


Por isso fiquei em duvida se ele tem razão, porem eu fiz por juros composto!!!!

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier
janaina brandao

Janaina Brandao

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 20:56

Boa noite Marcio Nardes!
Não tem que se desculpar não! Estamos todos empenhados em concluir este Gabarito!

Questão 02

Somei os ativos e passivos

Ativo
Depreciação (1.320)
Caixa 950
DUplicatas a receber 22.300
Estoques 6.550
Conta Corrente 1.920
Veiculos 15.500
Total 45.900

Passivo
Financiamento 12.000
Fornecedores 9.400
Impostos 850
Salarios 3.600
Titulos 2.370
Total 28.220

PL = Ativo Total - Passivo Circulante - Passivo Não Circulante

PL = 45.900 - 28.220 = 17.680

Resposta B

MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 20:59

questão 6

ativo passivo

estoque fornecedores
r$ 100.000,00 r$ 20.000,00
duplicatas a pagar
r$ 80.000,00

total 100.000,00
_____________________________________________________

ativo passivo
clientes
r$ 24.000,00
estoque fornecedores
r$ 50.000,00 r$ 20.000,00
duplicatas a rec duplicatas a pagar
r$ 36.000,00 r$ 80.000,00

pl
lucros e prej
r$ 10.000,00
total
r$ 110.000,00

letra d

janaina brandao

Janaina Brandao

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:07

Marcio a questão 06 resolvi de outra forma e deu outra resposta veja:

Ativo

Banco 4.000
(saiu 20% - 20.000 + recebeu 40% 24.000)

Valor a receber 36.000
(referente a o restante a receber da venda do cliente)
Terreno 50.000
(entrou 100.000 e saiu 50.000)

Então o total do ativo é de 90.000

Resposta C

MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:15

QUESTÃO 6

ATIVO
ESTOQUE
R$ 100.000,00
PASSIVO
TOTAL 100.000,00

FORNECEDORES
R$ 20.000,00
DUPLICATAS A PAGAR
R$ 80.000,00

TOTAL 100.000,00
_____________________________________________________

ATIVO
CLIENTES
R$ 24.000,00
ESTOQUE
R$ 50.000,00
DUPLICATAS A REC
R$ 36.000,00
TOTAL R$ 110.000,00

DUPLICATAS A PAGAR
R$ 80.000,00
FORNECEDORES
R$ 20.000,00
PL
LUCROS E PREJ
R$ 10.000,00
TOTAL R$ 110.000,00

LETRA D


Saiu com o estoque inicial que zerado ( igual a conta banco)
entrou cem mil em estoque, saiu cinquenta do estoque, entrou vinte e quatro mil em cheques e trinta e seis mil promessa(duplicatas a receber) totalizando sessenta mil reais mais cinquenta do estoque cento e dez mil reais no ativo

Gilberto Pereira da Silva Junior

Gilberto Pereira da Silva Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:17

Eu resolvi a questão 6 da mesma forma que a Janaina, sendo o cheque uma ordem de pagamento à vista, saiu 20.000 a crédito do AC, entrando 100.000 no estoque, no dia seguinte saiu 50.000 do estoque devido a venda, e entrando 24.000 no AC em conta de cheques a receber, e o saldo como valores a receber, totalizando um aumento de 90.000 no ativo. Alternativa C

GILBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
CRC SP-292230/O-1
Giza vizzotto

Giza Vizzotto

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:32

Pois é, eu coloquei na conta cheque a compensar e deu a "C"

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier
Gilberto Pereira da Silva Junior

Gilberto Pereira da Silva Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:37

Eu entendo que todo cheque é uma ordem de pagamento à vista, conforme estabelece o artigo 37 da Lei 7357, não existindo legalmente a figura do chamado cheque pré-datado, podendo ser entregue a quantia em numerário representada imediatamente ao beneficiário no momento da apresentação. A questão é omissa quanto a existência de salto em CC, mas TAMBÉM é omissa quanto a não existência. A questão foi mal formulada quanto a considerar imóveis como mercadorias na medida em que informou que a transação se deu mediante aceite de duplicatas e não notas promissórias. Conforme ensina Ricardo Ferreira na obra Contabilidade Básica pg 18 8ª edição, ainda que destinados a revenda, imóveis não são mercadorias, não sendo admitida a emissão de duplicatas.

GILBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
CRC SP-292230/O-1
janaina brandao

Janaina Brandao

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 21:43

Isso ai cheque é pagamento a vista , parcelamento com cheque é acordo entre as partes mas legalmente cheque é = dinheiro.
Mas quando fazemos a contabilização diária dos lançamentos, as vezes o cheque não compensa no mesmo dia...mas pelos princípios da contabilidade temos que fazer o registro...que contabilizamos nesta conta cheque a compensar...pois o documento no caso o cheque foi emitido, então temos que registrar na data de emissão.!
Concordo com vc Gilberto!

LEANDRO VICENTE

Leandro Vicente

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 10:04

Pessoal to achando que passei, mas tem algumas questões como as 3 últimas estou contando que as minhas estão erradas.

A questão 6 coloquei a C está correta ?
A 11 certeza que é a B e não a D ?

A 12 muitos colocaram a A, eu coloquei a C está correto ?

34 - B ?

35 B ?

36 A ? Correto ????

A 44 coloquei a B, mas muitos colocaram a D.

Obrigadoo galera e vamooo que vamoo ! ! !

ADRIANO RIBEIRO

Adriano Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 10:42

Necessário esperar,por favor não criem expectativas antes do resultado final.Digo por experiência própria!É natural ficarmos discutindo as quetões mas não é aconselhavel fazer contágem de acertos,afinal,fazemos parte de um conselho que ao meu ve é muito fraco e pouco atuante.Em plena era digital,o cfc decide publicar o gabarito oficial com 20 dias.É uma afronta a nossa dedicação e presteza a Contabilidade no Brasil.

janaina brandao

Janaina Brandao

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 11:52

Leandro Vicente Bom dia!Resolvi a prova para tentar ajudar e postei as respostas em paginas anteriores...de uma olhada lá... Se tiver alguma duvida como cheguei em alguma resposta me diz qual que te mostro como cheguei na resposta...abs e boa sorte!

janaina brandao

Janaina Brandao

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 11:55


Sei que nada melhor que o gabarito oficial.
Mas estou aqui para ajudar não tenho nenhum motivo para atrapalhar ninguém.
Prestei a prova no começo do ano e passei. Minha intenção é diminuir a ansiedade de alguns. Cada resposta que fiz foi com propriedade. Então para não soar arrogância rsrsrsrs vou dar uma probabilidade de erro no gabarito que postei de no máximo 5%.
Se alguém estiver precisando de alguma ajuda é só falar.

Agora o que não da para entender é ter um tópico no fórum com o nome gabarito do exame...e ter gente para criticar e não ajudar.
Acho que a finalidade deste tópico é chegar nas respostas antes do CRC pois sabemos da demora. Mas acredite quem quiser nas respostas que postei.
E aos que já confiam agradeço muito obrigada!

Sorte a todos!

Gilberto Pereira da Silva Junior

Gilberto Pereira da Silva Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 12:02

Janaina, continue postando, o seu gabarito foi o primeiro que eu vi e que diminuiu a minha ansiedade, acho que só divergiu com o meu em 2 questões, eu estou consultando também fora do tópico, muitas questões da prova já foram resolvidas por professores, em 95% dos casos há consenso. É muito importante discutirmos, mesmo porque após a divulgação do gabarito oficial existe prazo para entrar com recurso contra eventuais questões formuladas de forma equívocada. E para quem nunca enfrentou processo judicial ou administrativo, um recurso que não seja muito bem fundamentado não é aceito!

GILBERTO PEREIRA DA SILVA JUNIOR
CRC SP-292230/O-1
Giza vizzotto

Giza Vizzotto

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 13:30

Janaina Brandao vc e o Marcio foram as pessoas que chegaram aqui e diminuiram a ansiedade de muitos, agora pessimismo de algumas pessoas ha em todo lugar, porem se as pessoas que criticaram tiver um melhor auxilio que coloque seus gabaritos ai, ou procure o que eles querem por ai, mas não venham aqui tentar menosprezar quem esta aqui com a intensão de ajudar!!! Desde ja parabenizo vc e o marcio pela iniciativa!!!!

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier
MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 13:39

Boa Tarde pessoal
acredito que sairá logo o gabarito, pois o site do CFC já houve algumas alterações hoje, mas realmente acredito que saira apos a liberação do sistema para recurso no acompanhamento de inscrição qualquer coisa eu aviso.

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 13:45

Me desculpem, não estou achando ruim muito menos criticando,
peço desculpas se eu ofendi alguem.

Janaia Brandão - obrigado pela força ai, espero que vc tenha entendido o que eu estou dizendo não quis desmerecer sua força de vontade em ajudar todo nós.

NOTA DA MODERAÇÃO:

Mensagem editada por conter expressão de baixo calão.

HD, cfe já solicitado inúmeras vezes, deverá alterar sua identificação para nome próprio. Daí o motivo de estar excluindo algumas postagens suas.

Página 6 de 20

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.