x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 10.837

Lucro Contábil

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 18:50

Dúvida sobre LUCRO CONTÁBIL!

Estou fazendo uma pesquisa sobre lucro contábil e encontrei diversos materiais contraditórios e confusos, gostaria de esclarecimentos.

Alguns materiais falam que LUCRO CONTÁBIL é diferente de LUCRO ECONÔMICO, já outros tratam como a mesma coisa, assim tbm ocorre com o LUCRO FINANCEIRO, a seguir vem minha indagações:


• Lucro Contábil é diferente de Lucro Econômico?
• Lucro Contábil Econômico é diferente ou a mesma coisa de Lucro Contábil?
• Lucro Contábil é diferente de Lucro Financeiro?
• Lucro Contábil Econômico é diferente de Lucro Contábil Financeiro?




Grata.

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 09:05

Prezada Flávia Fonseca

O Lucro Contábil é a mesma coisa que o Lucro Econômico, tendo em vista que o Lucro Contábil é apurado pelo Regime de Competência.

O Lucro Financeiro é diferente do Lucro Contábil ou Lucro Econômico, pois o mesmo é apurado pelo Regime de Caixa.

O resultado apurado via DRE que foi elaborada pelos Princípios Contábeis como o Regime de Competência o Lucro será sempre Econômico uma vez que tem Receitas Não Recebidas e Despesas não Pagas na DRE.

O para apurar o Lucro Financeiro temos que considerar somente o que foi efetivamente pago ou recebido.

Espero Ter Ajudado.

Saudações Contábeis...

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 13:17

Bom Wesley, se eu entendi correto Lucro Contábil = Lucro Econômico, então o Lucro Econômico também é apurado pelo Regime de Competência?


O Lucro Contábil sempre é demonstrado na DRE (correto?) e o Lucro Financeiro é demonstrado onde? Pderia me dar um exemplo, ou me passar algum link onde eu possa encontrar?

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 15:11

Flávia Fonseca,

Isso mesmo lucro apurado via DRE é econômico, por exemplo:

Se Vendo uma determinada mercadoria a prazo o lançamento ficaria assim:

D – Clientes (AC) 1.000,00

C – Receita Bruta de Vendas (DRE/R) 1.000,00

Vamos considerar que não houve despesas é que o lucro coincide com a receita bruta de vendas, o lucro de 1.000,00 é econômico uma vez que não entrou dinheiro no meu caixa ou bancos.

Agora o lucro financeiro como o nome diz é diferença do que entrou de dinheiro do que sai de dinheiro.

A demonstração contábil que trata desse assunto é DCF “ demonstração dos fluxos de caixa”.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 18:36

Prezada Flávia,

Não, pois, existem alguns valores que constam na despesa que não representam saídas monetárias, por exemplo, depreciação. Para se encontrar o lucro financeiro necessita desconsiderar todas as despesas não desembolsáveis. Através da Demonstração de Fluxo de Caixa você consegue visualizar tal índice.

At.
Marcos Vinicius

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 15:40

• Em que caso de deve usar o Lucro Contábil (DRE) e em que caso se deve usar o Lucro Financeiro (DFC)?



• Uma empresa pode optar por usar as duas demontrações ou tem que escolher entre uma ou outra?

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 08:03

Prezada Flávia Fonseca,

Eu diria que o Lucro Contábil é Demonstrado na DRE e Lucro Econômico e Demonstrado na DFC, acredito que "usar" não seja a palavra correta!

Agora se a empresa pode em optar em usar as duas demonstrações, é instituido por lei:

Nos termos do art.176 da Lei nº 6.404/1976, alterado pelo Art. 1º da Lei nº 11.638/2007 e os arts. 37 e 38 da Lei nº 11.941/2009, no fim de cada exercício social a pessoa jurídica deverá elaborar com base na escrituração mercantil, com observância das leis comerciais, as seguintes demonstrações contábeis:

a) Balanço Patrimonial;

b) Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

c) Demonstração dos resultados do exercício;

d) Demonstração dos fluxos de caixa; e

e) Demonstração do valor adicionado, para as companhias abertas.

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 10:09

Wesley,
Lucro Econômico é demonstrado na DFC???
Mas em uma resposta anterior você havia me dito que era demonstrado na DRE:
"Isso mesmo lucro apurado via DRE é econômico"

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 21:15

Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos à conta de lucro líquido do exercício, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e à conta de reserva de capital, no caso das ações preferenciais de que trata o § 5º do artigo 17.

§ 1º A distribuição de dividendos com inobservância do disposto neste artigo implica responsabilidade solidária dos administradores e fiscais, que deverão repor à caixa social a importância distribuída, sem prejuízo da ação penal que no caso couber.

§ 2º Os acionistas não são obrigados a restituir os dividendos que em boa-fé tenham recebido. Presume-se a má-fé quando os dividendos forem distribuídos sem o levantamento do balanço ou em desacordo com os resultados deste.


Alguém poderia me explicar o que esse art. da Lei das S/A tem a ver com Lucro Líquido?
Queria a explicação do artigo, pois não consegui interpretá-lo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.