x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 5.257

Demonstrações Contábeis MPEs

Lucas Wesley Oliveira

Lucas Wesley Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Domingo | 30 setembro 2012 | 17:07

Boa tarde,
Sou administrador e atualmente me dedico a uma pós em Controladoria. Estou escrevendo um artigo sobre a utilização da Contabilidade Gerencial nas MPEs e aplicabilidade de demonstrações contábeis mais elaboradas que permitam extração de informações para tomada de decisões.
Minha dúvida é a seguinte:
a) Quais as Demonstrações Contábeis/Financeiras obrigatórias a essas empresas;
b) O que a legislação prevê com relação a isenção de apresentação de demonstrações por parte das MPEs.

Em minhas pesquisas me deparei com várias leis que não deixam claro tais critérios e nem a obrigatoriedade de apresentação de determinadas demonstrações.

Quando falamos das S/A a lei 11.638/07 é bem clara no que tange a tais demonstrações obrigatórias, porém quando procuramos sobre as MPEs não parece haver consenso.

Desde já agradeço quem puder ajudar!

Um Abraço!

Diego A

Diego a

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Auditor
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 16:04

Também estou com esta dúvida, pois antes tínhamos a NBC T 19.13, que agora foi revogada pela ITG 2000.

Quais as demonstrações contábeis obrigatórias para as MPEs?

Lucas Wesley Oliveira

Lucas Wesley Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 17:36

Pois é Diego, ainda não sanei a dúvida. Existe também o CPC PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (R1). Nele há a seguinte orientação:

As pequenas e médias empresas devem apresentar ao final do exercício “apropriadamente a posição patrimonial e financeira (balanço patrimonial) , o desempenho (demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente) e os fluxos de caixa da entidade”.

Porém ainda fica incerto quando falamos das microempresas. Em certo momento o Pronunciamento da a entender que engloba as Micros mas não deixa isso de forma clarificada.

É também uma pergunta que pode ser feita e espero que alguém saiba responder se este Pronunciamento também se aplica à Microempresas.

Um Abraço.

Lucas Wesley Oliveira

Lucas Wesley Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 outubro 2012 | 22:19

Bom como não houve uma resposta definitiva de nenhum outro membro do Fórum, darei como resposta final a minha própria interpretação.

O CPC PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (R1) é aplicado às Pequenas e Médias empresas compreendendo neste universo aquelas não atingidas pela lei 11.638/07. Um trecho do pronunciamento a seguir e que corrobora esta conclusão:

"Portanto, no Brasil as sociedades por ações fechadas (sem negociação de suas ações ou outros instrumentos patrimoniais ou de dívida no mercado e que não possuam ativos em condição fiduciária perante um amplo grupo de terceiros), mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, para fins deste Pronunciamento, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte. As sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não CPC_PME_R1 7 enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte, também são tidas, para fins deste Pronunciamento, como pequenas e médias empresas."

Assim sendo as MPE's estão contidas no universo compreendido por este Pronunciamento e portanto, são obrigadas a apresentar demonstrações contábeis conforme descrito no mesmo.

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Claudemir Beckmann de Souza Pinto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 01:35


Boa noite Lucas. Concordo com sua conclusão. Entretanto quando você menciona

"são obrigadas a apresentar demonstrações contábeis conforme descrito no mesmo".
o que chama a atenção não é o simples fato de estar obrigado ou não, e sim é quem vai cobrar a elaboração destas demonstrações, cobrar essa obrigação?

1)Os empresários? Não sabem e nem se interessam em aprender a entender uma demostração financeira. Além da grande sonegação existente nas ME e PPs. De que adianta um profissional fazer um monte de demonstrações que nunca serão analisadas e que pior ainda, não refletem a realidade de nada uma vez que os empresários compram e vendem sem nota, pagam contas particulares com recursos da empresa e /ou pagam contas da empresa com recurso particular, entre outras coisas.

2)O CRC/CFC? Duvido muito. Se fiscalizar o cumprimento da obrigação ou não qual será a punição, já que a lei não tem previsão quanto a isso? Vai cassar o registro?

3)O governo? Só se isso fosse aumentar sua arrecadação, coisa que não vai acontecer.

4)As instituições financeiras para conceder financiamentos, como insistem alguns nas palestras sobre a "revolução" na contabilidade? Isso também não existe. De alguma garantia que o financiamento será liberado.

Bom no final das contas, a meu ver, essa mudança toda na legislação e na Contabilidade só é viável para quem realmente usa as demonstrações, (grande empresas, com vários donos) para os demais, para os quais um contador não passa de alguem que calcula os tributos e faz a folha de pagamento, é desperdiçar tempo e dinheiro.

Só seria implementado realmente se tocar no bolso dos empresários, como faz o governo, ai de uma hora para outra todo mundo vai querer as demonstrações, mas como disse, demostrações estas que não demonstram nada com nada. Só gasto de papel.

"Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna."
Lucas Wesley Oliveira

Lucas Wesley Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 13:58

Realmente Claudemir, a sonegação é impressionante e não há um órgão "Competente" para cobrar das MPE's as Demonstrações de acordo com a lei.
O Artigo que estou escrevendo fala justamente desta realidade e do benefício de se ter um controle real através de uma boa contabilidade e não apenas ser um "calculador de impostos" como você citou.
O empresariado das MPE's não veem a Contabilidade como apoio e sim como vilã quando na verdade poderia dar a eles grandes informações caso se dispusessem a "entender e utilizar minimamente" as demonstrações que ela oferece.
Enfim esperemos que isto mude no futuro. Por hora esta é a nossa realidade.

vera lucia tristão cintra

Vera Lucia Tristão Cintra

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 21:02

OLÁ PESSOAL

Concordo com vocês, mas com o advento da nota fiscal eletrônica, Sped Fiscal e etc., vocês não acham que esta situação já esta mudando ?

Acredito ainda que nosso papel é alertar os empresários da necessidade de entender relatórios e demonstrações.

Mesmo sendo uma pequena empresa,(e que sonegue)você pode emitir um relatório ou Demonstração simples onde conste:
- O vr. de suas vendas e compras mensais
- O vr. de suas despesas fixas
- O vr. dos impostos pagos mês a mês.
explicar que a empresa precisa dar lucro, para poder distribuir aos sócios (isento de impostos)e que isto possibilita aos mesmos organizar também sua pessoa física.

Isto é apenas um exemplo do que podemos fazer para as pequenas empresas e que se torna muito útil.

Em meu escritório começamos a fazer isto a uns 5 anos , e esta dando muito certo!!!

Um grande abraço a todos.

conhecimento que não é compartilhado não serve para nada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.