x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 987

Flávia Souza

Flávia Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 14:16

Boa tarde!

Pessoal estou cursando Ciências Contábeis, e estou com uma pesquisa para realizar. Nessa pesquisa, é necessário que eu faça uma entrevista com um profissional contábil. Porém, trabalho o dia todo e moro longe do trabalho, então meu tempo é muito curto. Irei compartilhar as perguntas aqui com vocês, e se alguém puder me ajudar respondendo, ficarei muito agradecida. Não é preciso identificação, é só responder as questões mesmo.

Segue as perguntas:

Definição do campo profissional do contador
1) Qual a rotina do trabalho do contador?
2) Quais relatórios contábeis obrigatórios e gerenciais são elaborados, sua frequência e finalidades ?
3) Qual a contribuição da Contabilidade para a gestão das entidades?

Desafios encontrados
4) Quais as dificuldades encontradas na atuação do contador e como atender as necessidades dos mais diversos usuários da contabilidade?
5) Quais as dificuldades encontradas pelo contador na aplicabilidade dos Princípios de Contabilidade (Resolução nº 750/93), da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (Resolução nº 1.374/2011) do Conselho Federal de Contabilidade e dos Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis?

Perspectivas da profissão
6) Quais as perspectivas para o estudante de contabilidade nesse contexto atual?
7) Quais e como as outras áreas do conhecimento contribuem para formação do profissional contábil?
8) Qual a importância da formação continuada para o profissional contábil?

Utilização de ferramentas
9) Quais são os aplicativos computacionais utilizados pelo contabilista e sua aplicabilidade?
10) Que conhecimentos matemáticos são necessários para que o contabilista faça uso desses aplicativos?
11) Quais documentos podem ser produzidos por meio desses aplicativos?

A comunicação oral no ambiente de trabalho
12) Que interações orais são mais frequentes em sua atividade profissional e quais os benefícios conseguem os que dominam uma boa comunicação oral ?
13) Em quase todos os setores da sociedade, os profissionais lidam com pessoas de diferentes níveis sociais e de escolarização. Considerando essa diversidade, como profissional da área, que
estratégias você recomenda, a fim de que a comunicação seja eficiente?

A leitura e escrita na atividade profissional
14) Pensando nas suas demandas de trabalho, que materiais você lê com freqüência e quais
oferecem maior dificuldade de leitura? Como você supera essa dificuldade?
15) Na sua tarefa cotidiana de produzir textos, o que considera ser mais difícil e como supera essa dificuldade?
16) Quais são suas fontes de consulta, para dominar os principais gêneros textuais de sua atividade profissional: livros (de que tipo?), revistas (quais?), internet (que materiais? Que sites?), entre outros.

É rapidinho, quem puder me ajudar!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 08:33

Flávia Souza Bom Dia;

Sugiro criar um formulário on-line conforme indicação no tópico Criando formulario on line para pesquisa acadêmica [ clique para acessar ]; Ou ainda encaminhar seu questionamento para o sindicato dos contabilistas da sua região para eles possam encaminhar sua pesquisa aos escritórios, desta forma você terá mais êxito em seu trabalho;

Abraços

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.