x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 14

acessos 4.654

matemática na grade curricular

Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 01:54

Oi pessoal, tudo bem?
Sou novo no fórum e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Prestarei vestibular na semana que vem e escolhi o curso de Ciências Contábeis.
Eu tive uma noção bem superficial da contabilidade no curso técnico em administração que acabei de concluir, e gostei bastante.
Porém, ao ver a grade curricular da faculdade que eu pretendo cursar, me deparei com matérias que, a meu ver, são de matemática avançada.
As matérias são:
"Geometria Analítica e Álgebra Linear"
"Cálculo de várias variáveis"

Eu pensei que me depararia apenas com matemática financeira e, no máximo, algum tipo de álgebra simples.
Eu confesso que tenho aversão à matemática muito complicada.
Gostaria de perguntar: É normal ter essas matérias na grade curricular de Contábeis? Se sim, qual a aplicação dessas matérias? São muito difíceis?
Tenho outras perguntas referentes à área contábil:
O dia a dia do contador é muito estressante? O mercado esta bom para quem pretende abrir um novo escritório? Quanto se cobra, em média, para fazer a contabilidade de uma micro empresa?
Agradeço desde já a todas as respostas.
Um abraço.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 23:42

Na minha grade tinha uma de matemática e uma de estatística, mas a matemática é bom pra vc aprender tudo aquilo que não aprendeu no ensino médio (comigo foi asssim), não é muito difícil fica tranquilo...
Quanto ao ser estressante vai de cada um, quando se gosta do que faz não é estressante...
Qto ao preço que se cobra e etc... vai de uma região pra outra...
Pergunte para o pessoal da sua cidade...

Pode ter certeza que vc escolheu uma ótima profissão, boa sorte e Sucesso!

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 13:05

Jaison:
Agradeço muito pela resposta!
Pois é, o negócio é enfrentar a bendita matemática. kkkk
Mas tenho certeza de que não será algo tão ruim.
Só gostaria de saber se isso é normal em toda grade curricular.
Uma outra pergunta:
O contador usa matemática avançada no dia a dia ?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 21:24

Não usa matemática avançada fica tranquilo, a mais avançada são os cálculos financeiros (juros compostos, amortizações e etc..), mas com a calculadora financeira fica fácil, mas também não é uma rotina diária de Contador fazer estes tipos de cálculos. Na faculdade a gente aprende a fazer tudo na munheca, mas na prática são usados sistemas de informação que facilitam nosso dia a dia e ajuda evitar erros, principalmente de quem estiver inicando a carreira.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:07

Luciano Dias: Não vou deixar esse detalhe me desanimar, pode ficar tranquilo.
Jaison Philippi Machado: Pois é, foi como eu imaginei. Já aprendi sobre juros compostos e boa parte da matemática financeira no curso que eu fiz, e não acho muito difícil, é só ter atenção. Eu só não me dou bem com disciplinas da matemática que usam cálculos avançados.
Já abusando da boa vontade de vocês, farei mais perguntas:
Quando estou pesquisando sobre contabilidade, quase sempre encontro coisas relacionadas a auditoria contábil, mas não cheguei a me aprofundar nesse assunto. Nessa área da contabilidade são utilizados métodos matemáticos avançados para apurar as informações?
Qual livro vocês indicam para quem quer começar a entender contabilidade?
Agradeço pelas respostas!

LUCIANO DIAS DA SILVA

Luciano Dias da Silva

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:53

Quando estou pesquisando sobre contabilidade, quase sempre encontro coisas relacionadas a auditoria contábil, mas não cheguei a me aprofundar nesse assunto. Nessa área da contabilidade são utilizados métodos matemáticos avançados para apurar as informações?

Resposta: Depende do objetivo da auditoria, pode ser que tenha que usar matematica avançada.

Qual livro vocês indicam para quem quer começar a entender contabilidade?

Resposta:

Contabilidade Básica
Autores: Ricardo J. Ferreira
Ano de Edição: 2012
Editora: Ferreira
Lingua: Português

LUCIANO DIAS SILVA
CONTATO: [email protected]
https://br.linkedin.com/in/lucianodsilva
TEL: (21) 96480-2579
CONTADOR RJ 117193-O5
MBA EM GESTÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:59

Gabriel, na auditoria você só vai verificar se a Contabilidade está refeltindo a realidade da empresa e se as demontrações financeiras estão de acordo com as normas...
Auditoria é a mesma contabilidade, só que na Auditoria vc vai conferir o trabalho de outra pessoa, nada de matemática avançada..
Quanto ao livro eu usei na Faculdade o livro do Osni Moura Ribeiro, (Contabilidade básica), tem uma linguagem bem simples, é um ótimo livro pra quem está iniciando.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 13:15

Boa tarde Luciano, eu quis me referir ao que a gente aprende na faculdade, que geralmente é auditoria nas demonstrações financeiras, aí neste caso não usa. Mas em outros ramos da auditoria pode envolver cálculos sim com certeza...



___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Carolina Barros Bispo

Carolina Barros Bispo

Bronze DIVISÃO 5, Faturista
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 13:45

Olá,
No dia 28/01 começarei a Faculdade de Ciências Contábeis, passei para dar uma olhada nas postagem, e amei.

Estou super anciosa para começar.

As respostas dadas também serviu para mim! Obrigado.

"Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim para que elas venham até você"
Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 13:56

Boa tarde Colegas,
Me formo esse ano em ciências contábeis, no ensino médio meu forme não era a matemática, me vi diante de matemática financeira I e II, estatistica... passei em todas elas sem nenhuma dificuldade. Mas isso considero mérito da minha dedicação é como Jaison Philippi Machado disse: " vai de cada um, quando se gosta do que faz não é estressante..." .
Sucesso meu jovem!

Att,

Leonardo Pavani

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
Ricardo William Ferreira de Freitas

Ricardo William Ferreira de Freitas

Bronze DIVISÃO 4, Analista Processos
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 13:56

Pessoal vamos sempre lembrar que a Contabilidade é uma ciência social (humana) e por isso não engloba matemática de "outro mundo". Não fiquem com medo, não tem nada que um ser humano não possa aprender e responder.

Para os que tem mais dificuldade com a matéria, dou uma dica: prestem atenção no que o professor fala e procurem não ficar conversando com os colegas ao lado. Boa sorte nos estudos!

"O medo pelo sangue tende a criar o medo pela carne." Silent Hill

[email protected]
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 19 janeiro 2013 | 18:45

Jaison Philippi Machado e Luciano Dias da Silva:

Muito obrigado pelos comentários e dicas de livros, foram bem esclarecedores. Em breve comprarei algum dos livros citados aqui, e começarei a estudar.

Ricardo William Ferreira de Freitas:
Pode ficar tranquilo, com matemática financeira eu não tenho problemas.

Agradeço a todos pelos comentários!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.