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Exame de suficiencia questões dificeis

Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 21:30

Ola pessoal estou estudando para o Exame de suficiencia de 2013 e resolvi pegar provas anteriores, sendo que teve muitas questões que tive dificuldade em resolver, então se alguém puder me ajudar.

2004/1
3. Determinada empresa apresentou, em 31.12.2003, os saldos das contas abaixo relacionadas.

Bancos Conta Movimento R$ 1.150,00
Despesas com Salários R$ 1.620,00
Despesas com Aluguéis R$ 1.600,00
Impostos a Pagar R$ 2.450,00
Receitas de Vendas R$ 2.000,00
Duplicatas a Pagar R$ 3.000,00
Lucros Acumulados R$ 1.120,00
Duplicatas a Receber R$ 2.500,00
Receitas de Aplicações Financeiras R$ 2.450,00
Títulos a Receber R$ 1.900,00
Mercadorias para Revenda R$ 1.750,00
Máquinas e Equipamentos R$ 2.000,00
Capital Social R$ 3.850,00
Imóveis R$ 2.350,00

Após a elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício e do Balanço Patrimonial, a empresa encontrará.

a) Saldo Credor no valor de R$ 16.470,00.
b) Ativo Circulante no valor de R$ 8.920,00.
c) Passivo Circulante no valor de R$ 7.070,00.
d) Patrimônio Líquido no valor de R$ 6.200,00.

4. Analise os saldos contábeis dados a seguir.

Compra de Mercadorias para Revenda R$ 280.000,00
Custo de Mercadorias Vendidas R$ 232.000,00
Devolução de Compras R$ 21.000,00
Duplicatas a Receber R$ 5.000,00
Empréstimos a Pagar R$ 13.000,00
Estoque Final R$ 140.200,00
Fretes sobre Compras R$ 8.200,00
Pis sobre Receita Operacional R$ 10.000,00
Venda de Mercadorias R$ 380.000,00

Com base nestes dados, indique o valor do Estoque Inicial.

a) R$ 153.000,00.
b) R$ 148.400,00.
c) R$ 123.800,00.
d) R$ 105.000,00.

7. Considere os saldos apresentados nas contas especificadas a seguir:

COFINS sobre Receita Operacional R$ 21.600,00
Custo de Mercadorias Vendidas R$ 288.000,00
Descontos Concedidos Incondicionais R$ 12.000,00
Despesas Administrativas R$ 35.000,00
Despesas Financeiras R$ 13.000,00
ICMS sobre Vendas R$ 122.400,00
PIS sobre Receita Operacional R$ 11.880,00
Provisão para Contribuição Social sobre Lucros R$ 18.551,00
Provisão para Imposto de Renda R$ 30.918,00
Vendas Canceladas R$ 10.000,00
Vendas de Mercadorias R$ 720.000,00


O Resultado Operacional Bruto e o Resultado do Exercício são, respectivamente:


a) R$ 254.120,00 e R$ 156.651,20.
b) R$ 432.000,00 e R$ 237.038,00.
c) R$ 532.120,00 e R$ 156.651,20.
d) R$ 542.120,00 e R$ 206.120,00.

11. Numa ordem de produção, utilizaram-se R$ 310.000,00 de mão-de-obra direta e R$ 430.000,00 de matéria-prima. Os custos gerais de produção foram aplicados a uma taxa de 16% sobre os custos diretos básicos. O custo da ordem de produção é de

a) R$ 621.600,00.
b) R$ 740.000,00.
c) R$ 808.800,00.
d) R$ 858.400,00.

12. Uma empresa apresentava as seguintes informações no sistema de controle de estoque, referentes a um item de matéria-prima, em unidades:

Data Entrada Saída Saldo
31/01/2003 450
08/02/2003 390 840
10/02/2003 170 1.010
17/02/2003 140 1.150
18/02/2003 840 310
25/02/2003 160 150


Considere que o estoque inicial foi comprado a R$ 5,10 a unidade e as compras a R$ 6,00, R$ 7,80 e R$ 9,10, respectivamente.


O Estoque Final, apurado pelo método PEPS é:



a) R$ 1.125,00.
b) R$ 1.321,00.
c) R$ 1.335,00.
d) R$ 1.352,00.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 12 janeiro 2013 | 00:13

Felipe se vc perguntar onde está a dúvida fica mais fácil.

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 18:42


Por enquanto só tive tempo de responder essa.

1ª) Letra d)Patrimônio Líquido no valor de R$ 6.200,00.

Receitas de Vendas R$ 2.000,00+
Rec. Aplic Financeiras R$ 2.450,00+
Despesas com Salários R$ 1.620,00-
Despesas com Aluguéis R$ 1.600,00-
Lucros Acumulados R$ 1.120,00+
Capital Social R$ 3.850,00+ = 6.200,00

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 21:57

Muito Obrigado Placido !

Qaunto as outras questões não estou conseguindo chegar a uma solução vejam :

"4. Analise os saldos contábeis dados a seguir.

Compra de Mercadorias para Revenda R$ 280.000,00
Custo de Mercadorias Vendidas R$ 232.000,00
Devolução de Compras R$ 21.000,00
Duplicatas a Receber R$ 5.000,00
Empréstimos a Pagar R$ 13.000,00
Estoque Final R$ 140.200,00
Fretes sobre Compras R$ 8.200,00
Pis sobre Receita Operacional R$ 10.000,00
Venda de Mercadorias R$ 380.000,00

Com base nestes dados, indique o valor do Estoque Inicial.

a) R$ 153.000,00.
b) R$ 148.400,00.
c) R$ 123.800,00.
d) R$ 105.000,00."


Tentei descobrir o estoque inicial pela formula do CMV

Cmv = Ei + compras - ef

232.000,00 = ei + 280.000,00 - 140.200,00
ei = 232.000 - 139.800,00
ei = 92.200,00

Minha pergunta é será que as devoulçoes de vendas diminuem com as compras e depois entra o frete somando ? Por que se for assim da uma das respostas. Vejam se estou certo : Compras 280.000,00 + frete 8.200,00 - devolução de compras 21.000,00 então: Cmv = ei + compras - ef. 232.000,00 = ei + 267.200 - 140.200,00. ei = 232.000,00 - 127.000,00. Ei = 105.000,00

Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 22:09

Cheguei a solução da questão 12 vejam;

Resolução :
data 31/01/2003 Entrada 450 5,10 = 2.295,00
08/02/2003 390 6,00 = 4.635,00 // 840 (450+390) = 6.930,00 (2.295,00 + 4.635,00)
10/02/2003 170 7,80 = 1.326,00 // 1010 (450+390+170) = 8256,00 ( 2.295,00 + 4.635,00 + 1.326,00)
17/02/2003 140 9,10 = 1274,00 // 1150 (450+390+170+140) = 9.530,00 (2295,00+4635,00+1.326,00+1274,00)

18/02/2003 vendeu 840 unidades então como se trata do peps logo: 450 5,10 = 2.295,00 e 390 6,00 = 4.635,00 // 840 = 6.930,00. Ou seja os primeiros que entraram foram os primeiros a sairem e tem mais: 310 (170+140) = 2.600,00 (1.326,00+1.274,00) dos que sobraram

25/02/2003 vendeu 160 unidades prestem atenção agora : 160 7,80 = 1.248,00 // 10 7,80 = 78 (pois ainda havia saldo do dia 10/02/2003) 140 9,10 = 1.274,00 // 150 (10+140) = 1.352,00 (78+1.274,00) Resposta letra D

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 22:14

Vamos lá a fórmula para a situação.
CMV= Ei+Compras+frete sobre compras - devolução de compras - Ef

232.000= Ei + 280.000 + 8.200 - 21.000 - 140.200
- Ei= 267.200 - 140.200 - 232.000
Ei = 105.000

Felipe o frete soma com as compras já que faz parte do valor de aquisição e as devoluções de compras diminuem o saldo das compra.
Assim teriamos um valor líquido de compras de 267.200, se fazer esta conta separado fica mais fácil.
Compras líquidas = (280.000 + 8.200 - 21.000)

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 22:20

Muito Obrigado Jaison Filipe

e vou colocar outra questão que não to conseguindo resolver

22. Uma companhia irá investir R$ 375.000,00 no 2º semestre de 2004 em seus ativos e deseja um lucro correspondente a 8% ao mês. Os dados estimados são: Preço de Venda unitário R$ 17,50, Custo Variável unitário R$ 10,00, Despesas Variáveis 30% do Preço de Venda e Custos Fixos e Despesas Fixas num total de R$ 12.500,00 por mês.

A alternativa CORRETA em relação ao Ponto de Equilíbrio Econômico esperado é:



a) A empresa terá que vender 5.667 unidades para obter R$ 30.000,00 de lucro por mês.
b) A empresa terá que vender 5.556 unidades para obter R$ 30.000,00 de lucro por mês.
c) A empresa terá que vender 8.095 unidades para obter R$ 30.000,00 de lucro por mês.
d) A empresa terá que vender 18.889 unidades para obter R$ 30.000,00 de lucro por mês.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 02:07

Felipe estas de ponto de equilíbrio são fáceis é só pegar o massete da margem de Contribuição.
Lembrando que: Margem de contribuição= Preço de venda - custos e despesas variáveis
Então temos:
PV= 17,50 (Preço de venda)
CV= 10,00 (Custo variável)
DV= 5,25 (30% de 17,50) (Despesa variável)
Margem de Contribuição = 2,25 (17,50 - 10 - 5,25)
Ponto de equilíbrio= Despesas Fixas/Margem de Contribuição

PEE = (12.500 + 30.000)/2,25 = 18.889 Unidades

Lembrando que para calcular o ponto de equilíbrio econômico basta somar o lucro esperado as despesas fixas.

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 11:15

Mais uma vez muito obrigado Jaison

Cheguei a solução de mais uma questão mas me pergunto se é assim mesmo

"11. Numa ordem de produção, utilizaram-se R$ 310.000,00 de mão-de-obra direta e R$ 430.000,00 de matéria-prima. Os custos gerais de produção foram aplicados a uma taxa de 16% sobre os custos diretos básicos. O custo da ordem de produção é de

a) R$ 621.600,00.
b) R$ 740.000,00.
c) R$ 808.800,00.
d) R$ 858.400,00."


Aqui eu só somei 430.000,00 + 310.000,00 = 740.000,00 Letra B mas será que é só isso mesmo ?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 12:48

Felipe eu acredito que teria que acrescentar 16% dos custos gerais de produção (mais conhecido como custo indireto de fabricação).
Quando fala em custos diretos básicos eu acredito que esteja se referindo a matéria-prima e mão de obra direta.

Dando um resultado de R$ 858.400 (740.000 x 1,16)letra d

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Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
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Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 16:59

Ah agora entendi 740.000,00 x 16% = 118.400 + 740.000,00 = 858.400,00 blz.

e quanto a essa questão

"7. Considere os saldos apresentados nas contas especificadas a seguir:

COFINS sobre Receita Operacional R$ 21.600,00
Custo de Mercadorias Vendidas R$ 288.000,00
Descontos Concedidos Incondicionais R$ 12.000,00
Despesas Administrativas R$ 35.000,00
Despesas Financeiras R$ 13.000,00
ICMS sobre Vendas R$ 122.400,00
PIS sobre Receita Operacional R$ 11.880,00
Provisão para Contribuição Social sobre Lucros R$ 18.551,00
Provisão para Imposto de Renda R$ 30.918,00
Vendas Canceladas R$ 10.000,00
Vendas de Mercadorias R$ 720.000,00


O Resultado Operacional Bruto e o Resultado do Exercício são, respectivamente:


a) R$ 254.120,00 e R$ 156.651,20.
b) R$ 432.000,00 e R$ 237.038,00.
c) R$ 532.120,00 e R$ 156.651,20.
d) R$ 542.120,00 e R$ 206.120,00.


seria assim
venda de mercadorias 720.000,00
(-) vendas canceladas 10.000,00
(-) ICMS sobre vendas 122.400,00
(-) Pis sobre receita 11.880,00
(-) Cofins sobre receita 21.600
(=) Receita operacional liquida 554.120,00
(-) Custo das mercadorias vendidas 288.000,00
(=) Resultado operacional Bruto 266.120

Ai pronto parou por ai por que não dá nenhuma das respostas e agora pessoal ?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 19:27

Sobre os 1,16 é a mesma coisa que apurar os 16% e depois somar com o 740.000, só fiz a conta de forma diferente mas o resultado é o mesmo.


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Jaison Philippi Machado
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Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 19:46

venda de mercadorias 720.000,00
(-) vendas canceladas 10.000,00
(-) Descontos incondicionais 12.000,00
(-) ICMS sobre vendas 122.400,00
(-) Pis sobre receita 11.880,00
(-) Cofins sobre receita 21.600
(=) Receita operacional liquida 554.120,00
(-) Custo das mercadorias vendidas 288.000,00
(=) Resultado operacional Bruto 254.120,00


Os descontos incondicionais entram nas deduçoes da receita, é o desconto por dentro da nota fiscal.

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Jaison Philippi Machado

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Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 19:59

Tenho uma apostila sobre demonstraçoes Contábeis muito boa que usei pra estudar pro exame no ano passado, posso compartilhar, meu e-mail é @Oculto mandem um e-mail pedindo que eu retorno com o material anexo.

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Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 21:57

Como não pensei nisso antes ? Mais uma vez muito obrigado Jaison !

Fazendo as provas me deparei com tres questões de auditoria, não são teoricas, do exame de suficiencia, possso colocá-las aqui para tirar algumas duvidas ?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 22:01

Pode colocar as questões Felipe, já faz um tempinho que fiz esta matéria mas se eu souber responder eu ajudo sem problemas.

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Jaison Philippi Machado
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Felipe de Queiroz Lima

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Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 23:24

Vamos um de cada vez

23. Para preparar seus procedimentos de revisão analítica, uma empresa de auditoria verificou as seguintes informações, ao iniciar, em 2004, seus trabalhos numa companhia.


Clientes a Receber
31/01/2003 R$ 900.000,00
28/02/2003 R$ 600.000,00
31/03/2003 R$ 850.000,00
30/04/2003 R$ 990.000,00
31/05/2003 R$ 745.000,00
30/06/2003 R$ 895.000,00
31/07/2003 R$ 920.000,00
31/08/2003 R$ 890.000,00
30/09/2003 R$ 820.000,00
31/10/2003 R$ 850.000,00
30/11/2003 R$ 760.000,00
21/12/2003 R$ 980.000,00

Vendas a Prazo Anual em 2003
R$ 8.075.000,00


Em relação à rotação de Contas a Receber, a afirmativa CORRETA é:




a) A rotação das Contas a Receber em 2003 gira em torno de 26,31 dias, o que pode significar que a companhia tem atraso no recebimento de duplicatas. Neste caso um dos procedimentos de auditoria a ser adotado é verificar, em base de teste, às duplicatas descontadas, cruzando saldo confirmado pelo banco com as duplicatas baixadas durante o exercício social de 2004 da companhia.
b) A rotação das Contas a Receber em 2003 gira em torno de 38,42 dias, o que pode significar que a companhia tem atraso no recebimento de duplicatas. Nesse caso, um dos procedimentos de auditoria a ser adotado é verificar, em base de teste, às duplicatas que serão baixadas durante o exercício social de 2004 da companhia.
c) A rotação das Contas a Receber em 2003 gira em torno de 26,31 dias, o que pode significar que a companhia tem atraso no recebimento de duplicatas. Neste caso um dos procedimentos de auditoria a ser adotado é verificar, em base de teste, às duplicatas baixadas durante o exercício social de 2004 da companhia.
d) A rotação das Contas a Receber em 2003 gira em torno de 38,42 dias, o que pode significar que a companhia tem atraso no recebimento de duplicatas. Neste caso um dos procedimentos de auditoria a ser adotado é verificar, em base de teste, as vendas à vista, cruzando saldo confirmado pelo banco com os depósitos bancários durante o exercício social de 2004 da companhia.

Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 20:45

Essa questão anterior não sei nem para aonde vai.

Vou postar outra

13. Na produção de dois tipos de máquinas industriais tratores, incorreram os seguintes custos:

Máquina Industrial A Máquina Industrial B
Matéria-Prima R$ 220.000,00 R$ 180.000,00
Mão-de-Obra Direta R$ 100.000,00 R$ 125.000,00


Os Custos Indiretos de Fabricação totalizaram R$ 140.000,00 e foram alocados nos Centros de Custos C1 e C2, no montante de R$ 90.000,00 e R$ 50.000,00, respectivamente. Os custos do C1 foram rateados proporcionalmente à mão-de-obra direta aplicada, enquanto os do C2 à matéria-prima consumida. Todos os produtos foram concluídos. Os Custos dos Produtos Acabados foram, respectivamente:



a) Máquina Industrial A = R$ 320.000,00 e Máquina Industrial B = R$ 305.000,00
b) Máquina Industrial A = R$ 347.500,00 e Máquina Industrial B = R$ 327.500,00
c) Máquina Industrial A = R$ 387.496,00 e Máquina Industrial B = R$ 377.504,00
d) Máquina Industrial A = R$ 410.000,00 e Máquina Industrial B = R$ 355.000,00


Eu tava tentando resolver assim maquina A 220.000,00 + 100.000,00 + 90.000,00 = 410.000,00
Maquina B 180.000,00 + 125.000,00 + 50.000,00 = 355.000,00

Mas pelo visto não é essa a resposta é a letra "c" mas como chegar a ela ?

Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 17:44

24. A alternativa CORRETA referente ao teste das conciliações bancárias realizados pelos auditores é:

a) Em 30/12/2003, o banco debitou R$ 75.000,00 na conta da empresa, referente ao depósito de um cheque de cliente sem fundos. A empresa só registrou a devolução do cheque depositado em 05/01/2004. Considerando essa transação como o único item pendente, a reconciliação bancária para 31/12/2003 seria apresentada da seguinte forma:
Extrato Razão Analítico
Saldos em 31/12/2003 R$ 4.752.820,00 R$ 4.827.820,00
Cheque cliente devolvido
Sem fundo R$ 75.000,00 (R$ 75.000,00)
Saldos ajustados R$ 4.827.820,00 R$ 4.752.820,00

b) Em 30/12/2003, o banco debitou R$ 75.000,00 na conta da empresa, referente ao depósito de um cheque de cliente sem fundos. A empresa só registrou a devolução do cheque depositado em 05/01/2004. Considerando essa transação como o único item pendente, a reconciliação bancária para 31/12/2003 seria apresentada da seguinte forma:
Extrato Razão Analítico
Saldos em 31/12/2003 R$ 4.752.820,00 R$ 4.827.820,00
Cheque cliente devolvido
Sem fundo R$ 75.000,00
Saldos ajustados R$ 4.827.820,00 R$ 4.827.820,00

c) Em 30/12/2003, o banco recebeu R$ 620.000,00 referente a duplicatas de clientes que estavam em carteira e creditou esse valor na conta da empresa, que registrou essa transação em 05/01/2004. Considerando essa transação como o único item pendente, a reconciliação bancária para 31/12/2003 seria apresentada da seguinte forma:
Extrato Razão Analítico
Saldos em 31/12/2003 R$ 6.570.680,00 R$ 5.950.680,00
Recebimento de Duplicatas em carteira e não contabilizadas R$ 620.000,00
Saldos ajustados R$ 6.570.680,00 R$ 6.570.680,00

d) Em 30/12/2003, o banco recebeu R$ 620.000,00 referente a duplicatas de clientes que estavam em carteira e creditou esse valor na conta da empresa, que registrou essa transação em 05/01/2004. Considerando essa transação como o único item pendente, a reconciliação bancária para 31/12/2003 seria apresentada da seguinte forma:
Extrato Razão Analítico
Saldos em 31/12/2003 R$ 6.570.680,00 R$ 5.950.680,00
Recebimento de Duplicatas em carteira e não contabilizadas (R$ 620.000,00)
Saldos ajustados R$ 6.570.680,00 R$ 5.330.680,00

Felipe de Queiroz Lima

Felipe de Queiroz Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 17:45

25. O Balanço Patrimonial de determinada empresa encerrado, em 31.12.2003, apresentava contas com valores correntes ou circulantes, com os seguintes saldos:

Caixa R$ 400,00
Bancos Conta Movimento R$ 900,00
Valores Mobiliários R$ 290,00
Mercadorias R$ 800,00
Materiais de Consumo R$ 340,00
Duplicatas a Pagar R$ 900,00
Duplicatas Descontadas R$ 500,00
Duplicatas a Receber R$ 800,00


A auditoria interna da empresa constatou alguns fatos não abordados pela contabilidade:
 O extrato bancário indicava a emissão de um cheque de R$ 1.200,00, não sacado pelo portador, porém já contabilizado.
 Os valores mobiliários totalizavam mil ações, avaliadas R$ 0,30 cada uma, no dia do balanço.
 R$ 260,00 de receitas antecipadas não haviam sido contabilizadas.
 R$ 330,00 de despesas antecipadas não haviam sido contabilizadas.


A auditoria interna solicitou que a contabilidade efetuasse as atualizações contábeis necessárias. Assim, o Balanço Patrimonial apresentará Ativo Circulante no valor de:



a) R$ 2.960,00.
b) R$ 3.030,00.
c) R$ 3.290,00.
d) R$ 3.790,00.



26. O auditor interno de determinada empresa, na conferência física do dinheiro em custodia na tesouraria, verificou-se que havia ali R$ 6.000,00, enquanto que o saldo contábil da conta Caixa era de R$ 8.000,00. Verificou-se a divergência com a seguinte constatação:


a) Houve omissão de escrituração de compras no valor de R$ 2.000,00.
b) Houve omissão de vendas no valor de R$ 1.000,00.
c) Um adiantamento salarial de R$ 2.000,00 foi escriturado duas vezes.
d) Uma nota de venda de R$ 1.000,00 foi escriturada como sendo de compra.

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