x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 6.985

Posso ser um auditor?

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 19:03

Alexandre, boa noite!

Existem médicos, engenheiros e outros profissionais que se especializam em suas respectivas áreas de atuação. Esses profissionais, por vezes, são contratados para opinarem sobre determinadas questões em suas áreas técnicas e nesse sentido por vezes realizam atividades de auditoria.
A sua especialização em música por exemplo, lhe permite opinar se uma determinada orquestra ou instrumento estão afinados. E nesse momento você estaria expressando sua opinião de especialista e auditor.

Para a auditoria contábil você deverá se tornar um especialista na área, um curso técnico de contabilidade, com certeza, seria o início de uma longa caminhada. Comparado a quando criança você recebeu seu primeiro tambor.

Feliz caminhada!

abraços.

Alex Costa.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 20:43

Boa noite Alexandre,


Para ter registro como Auditor, na área contábil, deve ser formado em curso superior em Ciência Contábeis.


Ver a seguir, o que dispõe o Artigo 26 do Decreto-Lei 9.295/46


CAPÍTULO IV

DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS

Art. 25 São considerados trabalhos técnicos de contabilidade:

a) organização e execução de serviços de contabilidade em geral;

b) escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

c) perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Art. 26 Salvo direitos adquiridos ex-vi do disposto no art. 2º do Decreto nº 21.033, de 8 de fevereiro de 1932, as atribuições definidas na alínea c do artigo anterior são privativas dos contadores diplomados

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
GABRIEL PORTUGAL DONASOLO

Gabriel Portugal Donasolo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2013 | 11:27

Bom Dia!

Alexandre, somente complementando o que nosso colega Mário escreveu para ser Auditor támbem é nescessário fazer a prova da CVM para ser Auditor, e essa prova é muito dificil.

Boa Sorte, e sucesso...

Att. Gabriel Donaolo




Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 17:09

Alexandre,
Complementando a resposta do Alex acima, para iniciar na auditoria (em uma empresa como KPMG, Price, etc), você não precisa de curso de contabilidade, há outros pré-requisitos para acesso e trabalho como auditor.
Para ser um auditor independente, sim, você precisa ser formado em contabilidade, curso superior, assim como, se você entrar em uma empresa de auditoria, isto será pré requisito para seu crescimento, mas você já fará faculdade com um bom embasamento.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.