x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 684

Formação Acadêmica e outros.

Allan Correa Andrade

Allan Correa Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 13:28

Olá a todos, primeiramente gostaria de me apresentar.
Meu nome é Allan Correa Andrade, sou natural de Porto Alegre - RS e moro na mesma cidade também. Neste ano completo 20 anos.

Breviamente, sou novo na área contábil, estou concluindo meu técnico, faltando apenas as cadeiras de Contabilidade Pública e Legislação. Noa dia 27 de fevereiro dar-se-ão por início minhas aulas no curso de Ciências Contábeis na faculdade UniRitter/POA.

Sem mais delongas, vamos para o assunto do tópico.

Pois bem, como dito anteriormente, sou calouro na área Contábil e por tal motivo estou tendo algumas dificuldades. O que se aprende no técnico, ou até mesmo na faculdade, creio eu, é muito superficial, difere muito da maneira com a qual implementamos e usamos os sistemas. Um grande exemplo disso são os Balancetes, impostos, conduta, entre outros.
Atualmente estou trabalhando em um escritório, onde temos mais de 400 empresas, divididas entre Simples Nacional, Presumido e Real.

Sendo assim, tenho algumas perguntas a fazer para os mais experientes e também para os novatos que possuem tal conhecimento.

1) Onde posso ficar sempre informado de atualizações, mudanças de leis, criação de novas e afins ?

2) Qual seria uma boa dica para quem está começando agora e está sentindo um pouco de dificuldades para engrenar de vez na área ?

3)Qual a diferença entre impostos a Pagar e a Recolher ? (Tenho base no que são, porém não consigo compreender e como identificar a diferença entre os mesmos)

4)Qual site posso encontrar boas explicações e exemplos dos impostos, principalmente ICMS e suas alterações ?

5) Para você que já é veterano, qual foi o seu "ponto de partida", e o mesmo se encaixa para todos ?

Peço desculpas caso essa não seja área correta ou se minhas perguntas ficaram fora de foco.

Obrigado pela atenção de todos.

Daniel  Noronha

Daniel Noronha

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 13:13

Boa Tarde, Allan!

Parabéns pela sua escolha, te darei umas dicas:

1)R. Aqui no portal Contábeis é um excelente local para se manter informado, como também o site da Secretaria da Fazenda e caso aja possibilidade as assinaturas digitais da IOB, Fiscosoft e a Econet são fontes seguras também.
2)R. Estudar bastante, interagir com outros profissionais, ler revistas e sites relacionados a área.
3)R. Impostos a Pagar e Impostos a Recolher são as mesmas coisas, quando referimos "a Recolher" seria o recolhimento dos impostos para os Municípios, Estados e União.
4)R. Idem a 1 .

Atenciosamente.

Daniel Noronha.
Crc - MG 105737/O
Técnico em Contabilidade.
Allan Correa Andrade

Allan Correa Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 17:56

Boa Tarde,Daniel Fonseca Noronha!

Fico grato por sua atenção e pela simplicidade e eficácia de suas respostas, bem objetivas e explicativas.

Essas eram umas das principais dúvidas que eu tinha, porém, certamente, existem outras, mas acredito que com uma fonte confiável e fácil, é possível aprender cada vez mais, de acordo com minha dedicação.

Daniel  Noronha

Daniel Noronha

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 20:31

Boa Noite, Allan!

Com certeza, com dedicação você se tornará um grande profissional!
O simples fato de você vir até o portal é uma prova de dedicação.

Outra dica, caso você tenha interesse, faça a prova do CRC, como você concluiu o Técnico em Contabilidade, faça o exame de suficiência de técnico; Eu fiz a Prova em 2012 e após a aprovação não tive dúvidas do que eu queria para minha carreira profissional.

Boa Sorte!

Daniel Noronha.
Crc - MG 105737/O
Técnico em Contabilidade.
Allan Correa Andrade

Allan Correa Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 08:34

Bom Dia, Daniel Noronha !

Mais uma vez obrigado pela sua atenção.

Pretendo fazer ainda esse ano a prova do CRC para técnico, porém a do segundo semestre, pois só em Abril concluo o técnico, já que decidi trancar Janeiro e Fevereiro para inciar a CNH, já que além desse período realmente não terei tempo, com questão de Faculdade e Trabalho.

Alguma dica para a prova ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.