x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 914

Monografia ou Relatório de trabalho

Renato Graça Jacob

Renato Graça Jacob

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 23 fevereiro 2013 | 11:34

Bom dia!
Faltam 2 anos para eu me formar, mas ja quero começar a pesquisar e definir um assunto e o que vou fazer para a conclusão do curso de ciencias contábeis.
Em minha faculdade posso optar por fazer monografia ou relatório de trabalho.

Alguem poderia me dar uma luz. Qual é a melhor opção??

Grato

Maura Mastrandrea Marques

Maura Mastrandrea Marques

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 16:05

Monografia é um trabalho acadêmico, onde um só tema é feito. Porém ele tem que ser especifico de um único assunto. Seu conteudo deve vir a partir de estudos em (livros, revistas, artigos, trabalhos científicos, etc..) para a sua elaboração.
O assunto deve estar relacionado dentro do que esta estudando, se especializando. Inicialmente se faz um esboço do que pretende ( o assunto, tese, uma maquete) antes de iniciar. Interessante ressaltar que na monografia deve existir: a Introdução o conteúdo que esta sendo desenvolvido e a conclusão do mesmo, de forma a um entendimento a quem esta apresentando, lembrando que o mesmo deverá ter a maior parte da linguagem cientifica (mesmos endo estudante)
Não esquecer que a apresentação deve seguir a as Normas da ABNT.

Relatório é um documento que tem como objetivo a informação em uma sequencia lógica, de forma organizada no tempo de um ou vários assuntos.
São elaborados inicialmente com um bom planejamento de execução. Talvez essa seja a parte mais importante, pois nela vai detalhar cada passo a ser executado.
Finalizado o planejamento o próximo passo é colher as dados, opiniões, Leis, informativos em geral da matéria/fato que esta fazendo seu relatório.
Por fim um resumo analisando tanto sua opinião quanto o trabalho desse relatório em um geral (justificativas, analises, etc.).
Os principais objetivos de um relatório alem da informação é sua apresentação de forma funcional, eficiente para que o mesmo consiga atingir seus objetivos. Espero ter ajudado um pouco estou no ultimo semestre de Administração de RH. Abços.

Maura Mastrandrea Marques

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.