x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.628

Literatura Atualizada

Guilherme Bernardes

Guilherme Bernardes

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 03:03

Boa noite.

Qual seria, se é que existe, a atual "bíblia"da contabilidade no Brasil?

Preciso aprender como entender, em detalhe, o Balanço, DRE e balancetes de uma empresa, no caso, em regime de lucro presumido.

Sou leigo e ao garimpar informações no fórum aprendi que a maior parte das informações sobre normas se encontra em meio eletrônico haja vista a constante atualização das mesmas, no entanto, não localizei nada específico.

Muito agradeceria se me indicassem as atuais referências que norteiam o entendimento contábil de uma empresa, quero muito estudar e pretendo investir nos materias didáticos ou manuais mais recomendados por quem entende do assunto.

Estive na livraria Saraiva e não consegui identificar publicações com abordagem ampla e detalhada para poder avaliar os livros de uma empresa com segurança, também não gostaria de desperdiçar dinheiro com algo defasado e sem muita utilidade.

Nesse sentido, percebo que esse é o lugar para obter resposta, pude encontrar muitos tópicos do meu interesse e certamente estarei aproveitando as referências.

No caso, aceito sugestões para leituras considerando que não tenho formação nesse ramo, mas também não me considero totalmente leigo.

Se há publicações eletrônicas vinculadas a instituições acadêmicas não é tão fácil achar no google... Com relação aos livros sugeridos no portal, não sei se é o caso.

Preciso compreender os fundamentos, aprender a fazer a leitura certa a fim de conseguir auditar ou, no mínimo, compreender uma auditoria de um negócio.

Conto com a ajuda dos colaboradores. Um excelente dia a tod@s.

Abraço

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 março 2013 | 20:54

Ola Guilherme, recomendo a leitura dos CPCs,e tambem a ITG 1000
http://www.cpc.org.br/index.php

Isso ai ja vai te dar bastante material para ler.

Bons estudos.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 março 2013 | 09:08

Prezado Guilherme Bernardes,

A bíblia da contabilidade chama-se: Manual de Contabilidade Societária - Aplicável a Todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC./Sergio de Iudícibus São Paulo: Atlas, 2010.
Outros autores:Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke, Ariovaldo dos Santos
FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FEA/USP.


Este livro é completo.

Bons estudos.

Guilherme Bernardes

Guilherme Bernardes

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 18:13

Boa tarde!

Caro Wesley, estive na livraria e encontrei o livro que vc sugeriu "Manual de Contabilidade Societária", o livro é realmente bom. No entanto, ele se aplica a vários tipos de S.A.

No meu caso, preciso de material para Sociedade Limitada e ainda não encontrei, alguma outra sugestão?

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 10 março 2013 | 23:09

Prezado Guilherme Bernardes conforme o nosso amigo Lucivando Coelho Guimarães Coriolano dize acima este livro se aplica a todas as sociedades, as práticas contábeis " contabilização" apresentadas neste livro são uniformes para qualquer empresa independente de sua constituição jurídica (S.A, Ltda e etc), só que tem algumas operações que somente as S.As terão.

Bons Estudos

Wesley T. Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.