x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 74

acessos 90.515

Ciências contábeis a Distancia vale a pena ?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 08:42

Thalita;

Cada caso é um caso, respeito sua opinião.

Eu também tenho facilidade de aprender, hoje trabalho no fiscal, DP, Contábil, legalização de empresas, etc...

Se eu fosse depender do que a faculdade me passou, eu não saberia quase nada. A única matéria em que aproveito sempre o que foi mostrado em sala de aula, foi sobre cálculo de folha de pagamento.

Acho muito pouco, você ´´estudar´´ quatro anos e utilizar uma matéria.

Não tem sentido, um bacharel nem ter visto o que é uma declaração de imposto de renda, ou entrega de SEFIP, CAGED, DIRF, Etc...

Não sou contra os cursos de extensão ou pós-graduação, muito pelo contrário, a opinião que tenho é...

O curso de Ciências Contábeis, deveria ser voltado para um aprendizado mais aprofundado no que o contador precisa. (Isso não significa parte totalmente prática, apenas matérias que seriam úteis para o trabalho cotidiano).

Se o contador formado quiser se aperfeiçoar em alguma área (perícia ou auditoria, contabilidade de custos, planejamento tributário....) aí sim ele faria uma pós para a área que ele deseja.

Olhe o exame de suficiência (que eles falam que mede a capacidade do futuro contador), a maioria do que pede é custos. Você acha que um contador no início de carreira, que não tem um nome no mercado de trabalho, precisaria tanto assim de contabilidade de custos?

Muitos dos novos profissionais, precisariam saber sobre o que um escritório precisa para atender bem os clientes, para que pudessem orientar de forma clara, pois assim começassem a ter um nome no mercado.

Aí vem esse exame, que contrasta exatamente com o que vemos na faculdade, muita coisa que não usamos.

Se o curso fosse voltado mais para o que realmente precisamos, eu não seria tão contrário ao método desse curso.

Não sou dono da verdade e nem quero ser tratado como tal, apenas tenho essa opinião em relação ao curso de Contábeis.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 10:26

Kleber,

Me deu até calafrios saber que no exame cai muito custo pois sou péssima nessa parte. E pra ser sincera tenho medo de ter dificuldades nesse exame mesmo que na prática que já faça tudo o que é necessário. Concordo que muito do que aprendemos não é útil na prática, principalmente no que é relacionado a custo. Acho que essa parte o contador utiliza mais quando faz a contabilidade da própria empresa mais voltada para área da contabilidade gerencial e não a financeira.

Enfim, tenho que estudar muito mais custo...

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 10:38

Kleber, a sua opinião é muito precisa com a realidade, eu estou cursando Ciências Contábeis também e o que vejo é exatamente o que descreveu, parece que estou fazendo o curso apenas para ter um diploma, pois o que vejo no curso tem muito pouco a ver com o dia a dia que presencio aqui no escritório, dos trabalhos que a contadora responsável faz aqui não vi nada ainda no curso, ou seja, se fosse hoje para auxiliá-la eu não saberia nada, teria que apender aqui na prática.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 11:01

Caros colegas, estou acompanhando de longe a discussão e resolvi passar minha experiência. Faço a distância pela UNOPAR, acho um bom curso, mais realmente é muito difícil da realidade.

Questionei várias vezes meu tutor em dois casos...

1 - Quem estava perdido, nunca ouviu falar em contabilidade e escolheu esse curso ele fica perdido, pois quem tem conhecimento na área, leva numa boa, agora para quem, é empregado por exemplo no comércio e gosta de matemática somente (apenas um exemplo, sem desmerecer) fica perdido, pq são muitas coisas jogadas.

2 - Em que situação isso que está sendo ensinado, cobrado da gente é aplicado no nosso dia a dia?

Principalmente na segunda, questionei várias vezes, visto que conhecia o tutor de longa data e sei que ele trabalha em escritório de contabilidade assim como eu.

Ele logicamente sempre se defendia, o que é até dever dele, dava exemplo e tal, mais não me convencia.

Já vi muitas pessoas que defende o método de educação em faculdade, alegando que mesmo que não se aplica, aquilo faz parte do estudo, de um todo e deve ser estudado. Só acho que poderia ser menos aprofundado alguns assuntos e comentados outros.

Hoje departamento pessoal é um dos temas mais discutidos e de grandes dúvidas, veja aqui mesmo no fórum as quantidades de questionamento e o mesmo é tratado raramente em cursos, pelo menos o meu a distância foi um único módulo de duas aulas de duas horas, quem aprende o mínimo em tão pouco tempo??

Enfim, é um debate eterno e que dificilmente mudará, infelizmente.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 11:38

Andrei, eu sempre comento com o tutor também nas aulas e para os alunos que não trabalham na área eu digo que no estágio eles irão ver como o dia a dia não tem nada a ver com o curso, nesses anos que trabalho em escritório e sempre converso com a contadora, conto a ela o que estou vendo no curso e realmente são poucas coisas úteis perante o que será exigido realmente.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 14:19

Boa tarde a todos;

Concerteza, é um assunto bastante complicado.

Porém o que nos resta a fazer é ´´sugar`` o máximo de nossos trabalhos, uma vez que o tempo que tivemos (ou temos) fazendo a graduação, não nos proporciona o que precisamos.

Boa sorte a todos nós!

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
julio cesar

Julio Cesar

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 12:01

Oi pessoal sou novo aqui, faço gestão financeira EAD e estou na dúvida pensando em trocar para Ciências Contábeis só que na minha cidade Belo Horizonte tem o curso na modalidade semi presencial que me interessou muito na Estácio de Sá, onde eu cursaria metade das disciplinas presencial na turma do presencial a noite e o restante on line, indo na faculdade 2x máximo 3x por semana a noite. E me deram a oportunidade de continuar gestão financeira todo presencial a noite o qual também me interessei, eu amo o curso, mas ainda tenho receio quanto a tecnólogo e bacharelado. Quando vou pesquisar por vagas de estágio vejo muito solicitando administração, ciências contábeis ou até mesmo economia, quase não encontro para gestão financeira.
O que acham?

Carlos Hidemitsu Ychisawa

Carlos Hidemitsu Ychisawa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 12:46

Boa tarde a todos. Estava acompanhando a discussão e resolvi dar a minha opinião. Também faço Ciências Contábeis, meu curso é semi-presencial na UNOPAR. Creio que todos nós fazemos os mesmos questionamentos aos nossos tutores. Vale a pena fazer o curso? Creio que vale sim. Agora, uma coisa é certa: Vai depender muito do aluno. O curso semi-presencial é muito mais difícil do que o presencial. O aluno tem que fazer muita pesqueisa pois, em sala, o que se "aprende" é pouquíssimo. Temos que fazer, realmente, como o Kleber disse: para quem trabalha na área, "sugar tudo o que for possível em nossos trabalhos", e muita, mas muita pesquisa mesmo.

Tales Rael Andreza Santos

Tales Rael Andreza Santos

Iniciante DIVISÃO 5
há 9 anos Domingo | 30 novembro 2014 | 13:08

Curso a distancia ao meu ver vai exigir mais do aluno. Mas de certa forma se o curso é presencial ou não o aluno tem que se esforçar para adquirir o conhecimento necessário.

julio cesar

Julio Cesar

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 12:14

Pessoal em relação ao curso já me decidi, vou fazer ciências contábeis e interessei em duas instituições, a primeira na modalidade semi presencial da Estácio onde terei 60% das disciplinas presenciais precisando me deslocar até a universidade duas vezes por semana e as demais on line, um exemplo: são 6 disciplinas, 4 presenciais e 2 a distância, as presenciais são junto com a turma do presencial, gostei dessa modalidade pois não vou deixar de me interagir em sala e nem ficar cansado de ir na faculdade todos os dias. O investimento na Estácio ficou em R$ 348,00 mensais. A outra opção que tenho é a da PUC MINAS que oferece curso de ciências contábeis totalmente a distância por R$ 370,00 mensal. Na PUC eu não teria nenhuma aula presencial. O que acham? Deixem seus comentários.

Bons estudos!

Paulo Rosa

Paulo Rosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 14:31

Boa tarde,

Também faço Ciências Contábeis pelo sistema semi-presencial UNOPAR. Trabalho em escritório contábil há 5 anos e por isso não tenho visto dificuldades com o curso até o momento.
Mas é preciso que o aluno se dedique e coloque regras em seus horários de estudo. Dúvidas devem ser, parte delas, sanadas por pesquisas. O que eu acho ser um método ótimo de aprendizado.

Abs

Rito Lima

Rito Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Professor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 14:28

Uma faculdade não é somente para aprender e se credenciar aos aspectos técnicos de uma determinada profissão, é, antes de tudo, um ambiente o qual o aluno vai ampliar sua base de conhecimento e relações humanas. A Academia é fundamental para qualquer profissional que queira ter uma visão do mundo de forma ampliada e capacidade de discernimento e crítica, ou seja exercer seus direitos e deveres como cidadão e profissional. O ensino a distância pode servir a situações muito pontuais, como um aprendizado específico em uma área ( e não pode ser muito complexa), nunca deveria ser usado como instrumento de graduação.

Saudações a todos!

Caio Vitor Portugal Lago
Articulista

Caio Vitor Portugal Lago

Articulista , Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 abril 2015 | 08:58

Bom dia ,

Eu fiz universidade a distancia e com convicção te informo que quem faz o aluno não é a instituição de ensino e formação acadêmica é muito diferente do mercado de trabalho , independente se é semi presencial ou não depende mais de seu empenho e estudo e iniciar na pratica em algum escritório..

Caio Portugal
Consultor de SPED Fiscal e Contribuições
E-mail: [email protected]

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer". Steve Jobs
Thiago Guilherme Ferreira Prado

Thiago Guilherme Ferreira Prado

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 17:53

Oi! Vou relatar para vocês que esse distanciamento entre o mundo acadêmico e o mundo prático é fator comum em 99% das Universidades brasileiras (Públicas e Particulares). A resposta para isso é simples, a relação aluno e professor é de duas vias. O conhecimento chega à você, mas você precisa transformar o conhecimento. E essa transformação não é uniforme, depende da sua história de vida e da bagagem de conhecimento prévio que você traz consigo. Isso demonstra que é impossível encontrar um curso que esteja nos extremos do teórico ou do prático o País precisa amadurecer para alcançamos o meio termo. É mais fácil querer que as coisas venham mastigadas, mas isso não gera conhecimento ou massa crítica para o dia-a-dia.

É dessa dualidade que vem o vazio quando nos deparamos com as questões práticas da nova profissão que estamos aprendendo.

Ao longo da minha vida, o que trouxe comigo é que um curso lhe mostra as ferramentas, te ensina a entender um cabedal de coisas, mas ele não encaixa as peças do quebra-cabeças do mundo real para você. Quando você se forma, percebe que NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA, mas graças a faculdade, as coisas do mundo prático não são tão complexas como as coisas que você aprendeu na academia. Isto é, a faculdade te ensina a se virar nos 30.

Como tenho facilidade com números, gosto de ler e pesquisar, faço pela UNISEB Ciências Contábeis, totalmente a distância. Meu feedback é muito positivo, pois superou em muito as minhas expectativas. Mas não acho que seja parâmetro, já venho de uma longa jornada acadêmica ... para aqueles que tem dificuldade em se organizar, pesquisa pela internet, ler vários livros, ver vídeos ... enfim, aqueles que não tem um espírito de investigação, curiosidade e descoberta o curso EAD pode tornar-se um curso de diploma. Tem gente que precisa de alguém para lhe mostrar o caminho ou guiar no momento de pânico intelectual.

Eu aproveito o tempo livre, para fazer cursos no CRC e CFC que mostram o mundo prático como ele é, não são cursos caros, dados por contadores e escritórios e ajudam a equilibrar essa dualidade do acadêmico vs. real. Não tenho mais paciência alguma de ir para uma sala todos os dias. Só quando me proponho a aprofundar algo do meu interesse. E essa fórmula tem funcionado bem comigo.

Espero que vocês encontrem a melhor fórmula que se adeque às suas necessidades e objetivos. Quando estamos tratando de estudo "uma mesma receita, resulta em bolos diferentes", a diferença está em nós - seres humanos.

Não sei se somei, mas fica a minha forma de ver a discussão.

Aceitam uma dica? Recém formado deve trabalhar muito e em diferentes áreas em diferentes organizações, para acumular conhecimento e experiência profissional para, lá na frente, ter o que oferecer como um diferencial para receber um melhor salário. Eu já troquei empregos para receber menos, mas visando obter uma experiencia numa área nova. Já recebi menos, mas aceitei a contra-partida em treinamentos em outras empresas e por aí vai... funcionou ao menos comigo.

Abraço.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.