x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 917

acessos 187.874

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Bacharel*

Nathalia Ferreira Bastos Siqueira

Nathalia Ferreira Bastos Siqueira

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Sábado | 23 março 2013 | 20:55

Gente sou nova aqui e criei esse tópico para que possamos debater as questões do 1º exame que acontecerá amanhã. Desde já desejo sorte para todos nós.

Este tópico foi criado e fixado visando discutir o Gabarito do 1º Exame de Suficiência 2013 - Bacharel em Contabilidade. que aconteceu no domingo, 24 de março.

Para acompanhar os debates sobre a prova dos Técnicos em contabilidade:
clique aqui

Atenção: todos os demais tópicos criados sobre o assunto serão trancados. Por favor, ajude a manter o Fórum Contábeis organizado.

Aline de Cássia Gomes

Aline de Cássia Gomes

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:25

Boa Tarde! Segue meu gabarito, eu não tenho certeza das respostas.
1 D
2 C
3 C
4 A
5 D
6 C
7 C
8 C
9 A
10 B
11 C
12 D
13 B
14 D
15 B
16 B
17 A
18 D
19 A
20 C
21 D
22 D
23 C
24 C
25 B
26 A
27 C
28 C
29 B
30 A
31 B
32 A
33 A
34 A
35 C
36 D
37 A
38 B
39 B
40 B
41 B
42 A
43 D
44 A
45 A
46 B
47 C
48 A
49 C
50 B

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:30

Caros,

Lá na planilha (http://bit.ly/suficiencia) ainda ninguém comentou se estão certas ou erradas as questões 6, 8, 9, 11, 12, 13, 16, 24, 33 e 40 da prova para bacharel.

Se alguém tiver certeza da resposta dessas pode nos ajudar entrando em http://bit.ly/suficiencia e preenchendo no campo "gabarito preliminar"

Muito Obrigado pela ajuda.

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:39

Oi Cristina!!

Nem me fale em ansiedade!!!!!!!!!!!!!

Também achei que a turma aderiu legal na planilha. Dá para gente ter uma boa idéia do resultado! Eu ainda estou no sétimo período, e tem alguma coisa que não tinha visto nem estudado ainda.

Obrigado,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:41

Caros,

Eu tenho uma dúvida e não sei se aqui é o local certo para postar, mas como estamos falando do exame acho que é...

Seguinte: Estou no sétimo período e fiz a prova. Se eu passar estarei apto a pegar meu CRC no final do curso. Acontece que tenho 1 dependência em uma matéria e não sei se conseguirei pagá-la esse ano.

Terei que fazer a prova novamente ou já estou qualificado caso passe?

Muito Obrigado,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:54

Olá, Tiago eu estou cursando o oitavo período, mas na faculdade não vemos as questões como dispostas no exame de suficiência, acho que as instituições deveriam rever os conceitos de aulas contábeis e inovar, buscando nos transmitir mais segurança para o exame.
Abraço e boa sorte a todos!

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 16:12

Pois é Cristina. Eu também achei a prova bem difícil. Vamos aguardar o resultado.

Só respondendo a minha própria pergunta no tópico acima: Segundo um colega nosso, você tem até 2 anos após ser aprovado no exame para requerer seu CRC.

Abraço,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 16:47

Wenderson, também não vejo a hora ;-)

Se você (ou algum colega) encontrar um gabarito extraoficial por aí coloque o link aqui pra nós.

Abraços e boa sorte,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
cristina chiareli

Cristina Chiareli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 16:54

Resposta da 34

D

Conforme segue:ADMINISTRADOR NÃO SÓCIO

O código civil de 2002 abriu a possibilidade de o administrador não ser participante da sociedade que explora a empresa. Dessa forma pode-se eliminar a figura do sócio-gerente.

Para que sejam admitidos administradores não sócios, não basta que os participantes da sociedade resolvam colocá-los, é indispensável quer haja previsão contratual. Neste sentido determina o artigo 1.061 que se o contrato permitir administradores não sócios, a designação deles dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de dois terços, no mínimo, após a integralização.

Assim, mesmo que o contrato permita que a empresa seja administrada por terceiros, há de ser observada a questão do quórum para deliberação sobre o assunto. Portanto, se o capital social estiver totalmente integralizado, para a admissão de administrador não sócio haverá a necessidade de aprovação de no mínimo 2/3 (dois terços) dos sócios; na hipótese de não estar totalmente integralizado o capital, somente com a aprovação de todos os sócios, ou seja, com a unanimidade.

Ana Cláudia Mazetto

Ana Cláudia Mazetto

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 17:22

Resposta 38

Alternativa A

Impedimento legal

20. O perito-contador nomeado ou escolhido deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo pelo menos uma das seguintes situações:

(a) for parte do processo;

(b) tiver atuado como perito contador contratado ou prestado depoimento como testemunha no processo;

(c) tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado;


(d) tiver cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, postulando no processo ou entidades da qual esses façam parte de seu quadro societário ou de direção;

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 17:44

Questão 38 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores - Comentado
Essa questão desenvolve um assunto sobre causas de Impedimentos e Suspeição. Impedimento está relacionado pelo critério da NBC PP 01 – técnico e o Impedimento Legal (que a referida NBC também versa e o Código de Processo Civil), e por fim sobre a Suspeição que está fundamentada no Código de Processo Civil e na mesma NBC.

Vale ressaltar, que o impedimento são critérios objetivos que estão figurados nos autos, e a suspeição versa por um critério subjetivo.

Dessa maneira, essa questão expõe um caso onde um ex-empregado foi nomeado para realizar uma perícia. Assim, é um assunto subjetivo, ou seja, não se apresenta nos autos com objetividade, merecendo ser arguido pelas as partes, ou até mesmo por um pedido de escusa do Perito Nomeado.

Então vejamos, primeiro ponto é que se refere a um ex – empregado. A NBC PP 01 não se refere a um ex-empregado, mas sim a um empregado, de outra forma o Código de Processo Civil no artigo 135, inciso III versa apenas sobre a suspeição do empregador, não versando sobre o empregado.

Temos uma questão em “xeque”, pois é uma situação interpretativa.

Destacamos que impedimento não é, pois nas normas de impedimento figura apenas como órgão de administração ou direção conforme o Código de Processo Civil, ou conforme a NBC PP 01 que versa sobre exercer cargo ou função incompatível com a atividade de perito-contador, em função de impedimentos legais ou estatutários.

Assim, as letras (A), (C), (D) não são, pois versam sobre o impedimento.

Restando apenas a letra (B) como correta, pois é a única que versa sobre SUSPEIÇÃO.

OBS. Primeiramente a norma (NBC e Código de Processo Civil) não versa sobre ex- empregado, e, ainda, o referido Código (lei) não versa sobre a situação do empregado.

http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 17:51

Questão 46 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Análise de Investimentos: Deve-se estimar os fluxos de caixa líquidos de cada período, e por fluxo de caixa líquido leia-se todos os gastos e receitas de cada período.

Períodos de Duração do investimento: 6 meses

Investimento inicial:

a) Aquisição do título: 3.000,00
b) Custas com corretagem: 100,00
c) Investimento Inicial Total: 3.100,00

Gastos adicionais:
Tributos: 120,00

Recebimentos:
Venda do título: 4.000,00

Fluxos:
Período 1: – 3.100,00
Período 2: 0,00
Período 3: 0,00
Período 4: 0,00
Período 5: 0,00
Período 6: 3.880,00 (Venda do Título = 4.000,00 subtraído dos custos com tributos = 120,00)

Resolvendo pela HP 12C
f, CLX

3.100, enter, CHS, g, CFo
0,00, enter, g, CFj
5, enter, g, Nj
3.880, enter, g, CFj
f, IRR

Resposta: 3,8114% a.m.

Capitalizando a taxa encontrada = (1 + 0,038114)6 – 1

Resultado = 25,16%

Outra forma mais fácil de resolver:

Investimento Inicial: 3.100,00

Recebimento Líquido após 6 meses: 3.880,00

Resolvendo: 3.880 / 3.100 – 1 x 100 = 25,16%

Obs: Lembrando que a questão fala em fluxo de caixa líquido, portanto, deve em cada período considerar todos os gastos e todos os ganhos.

Opção correta letra A

http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 18:09

Questão 21 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores - Comentado

Em relação às variações patrimoniais no setor público, assinale a opção CORRETA:
a. Variações patrimoniais decorrentes de transações em que a entidade do setor público responde como fiel depositária de valores de terceiros, e que afetam o seu patrimônio liquido.

b. As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

c. Variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público, que alteram a composição dos elementos patrimoniais, e aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

d. Variações quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público, que alteram a composição dos elementos patrimoniais, sem afetar o patrimônio líquido.

Conforme comentado em nossas aulas, a resposta está na NBC T 16.4, item 4 que versa: “As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado”.

Opção correta letra “B”.

http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 18:32

Questão 39 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Ótima questão, pois ressalta um parágrafo do Relatório dos Auditores Independentes.

As NBCs TA pertinentes são: 700, 705 e 706.

No início do parágrafo a ser interpretado informa que “conforme descrito na Nota Explicativa (...)”. Esta é a pista, pois se refere a NBC TA 706.

Vale ressaltar, que não versa sobre o parágrafo de opinião, descartado a aplicação das NBCs Tas 700 e 705.

Por exclusão já elimina a letra (B) e (C) que versa sobre a opinião.

Assim, conforme versa a NBC TA 706:

Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância, que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis. (nota explicativa é o caso)

Parágrafos de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório de auditoria que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, a responsabilidade do auditor ou o relatório de auditoria.
E, ainda, a norma explica:

7. Quando o auditor incluir um parágrafo de ênfase no relatório, ele deve:

(a) incluí-lo imediatamente após o parágrafo de opinião no relatório do auditor;

(b) usar o título “Ênfase” ou outro título apropriado;

(c) incluir no parágrafo uma referência clara ao assunto enfatizado e à nota explicativa que descreva de forma completa o assunto nas demonstrações contábeis; e

(d) indicar que a opinião do auditor não se modifica no que diz respeito ao assunto enfatizado
Dessa forma, a resposta é a letra A.

Opção correta letra A

http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

Alexandre Achkar

Alexandre Achkar

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:00

E aí pessoal, estou acompanhando os resultados comentados por estes professores do blog, bem bom isso. Pena que está bem devagar...kkkk
Por enquanto acertei 4 de 4...o/

Alexandre Achkar

Alexandre Achkar

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:04

Outras correções que fiz:
Questão 28 - c)
As demais são características qualitativas de melhoria.

Questão 36 - c)
O menor não pode realizar trabalho noturno (22h-5h)

A questão 49 de português não tem resposta!!!
Caso fique por um, será um recurso certo!

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:15

Questão 45 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Conceito de Probabilidade: Nada mais é do que a chance de ocorrência de determinado evento. Fórmula de cálculo P (A) = número de casos favoráveis / número de casos possíveis
Neste caso a questão fala que o controle de qualidade tabulou a número de peças defeituosas em relação ao total produzido, conforme segue:
Produto A = 60 / 400 = 15%
Produto B = 35 / 350 = 10%
Produto C = 45 / 250 = 18%
Conclusão: Os cálculos significam que: 15% da produção mensal do produto A apresenta algum tipo de defeito, já para o produto B o resultado é de 10% e para o produto C é 18%.
A questão pergunta sobre a probabilidade de encontrar uma peça defeituosa do produto B. Nesse sentido inferi-se que o controle de qualidade irá vistoriar os lotes de produção de cada produto, portanto, ao vistoriar os lotes do produto B, a probabilidade de encontrar uma peça com defeito será de 10%.
Opção correta letra A

Alexandre Achkar

Alexandre Achkar

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:20

Hmmm, será? Esta última questão entendi que a pergunta era sobre qual a chance de eu selecionar uma peça B defeituosa considerando que eu pudesse pegar qualquer produto (A, B ou C). A correção leva em conta que houve separação dos lotes de produtos, a questão não diz nada sobre isso.

BRUNA SANTANA

Bruna Santana

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:25

Gente a questão 49 na hora da prova eu já achei que seria anulada.
Pois está pedindo a alternativa CORRETA, porém em todas tem a frase II. "No método do valor agregado para tributação, em cada etapa, abate-se o imposto devido e registra-se o valor pago na anterior."
Mas nas linhas 6 e 7 diz o seguinte: Em cada etapa, registra-se o imposto devido e abate-se o valor pago na anterior, ou seja o oposto.

Logo: a questão deverá ser anulada...

Aline Mendonça Moreira

Aline Mendonça Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:27

Boa noite Alexandre Achkar e a todos do fórum.
Concordo com todas as suas correções. E em relação a questão 49, a minha resposta seria os enunciados: II, III e IV mas como não tem essa opção marquei a letra C. Espero q realmente seja anulada essa questão.:)
Acho que o Conselho falha muito em divulgar os gabaritos quase duas semanas após as provas, porque a maioria dos concursos divulgam no mesmo dia durante o final da tarde ou mesmo na segunda-feira.
boa sorte a nós todos!!!

Marilene Salesiano de Almeida

Marilene Salesiano de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:34

Questão 47 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Método Estatístico do valor esperado: Nada mais é que uma média ponderada, ou seja, pondera-se o valor de resultado pelas suas respectivas probabilidades, consolidando o resultado no final.


Conclusão: O Investimento B é mais atrativo, pois ponderando as probabilidades de ocorrência de cada evento com seus respectivos valores, o Investimento B, possui um Valor esperado de 176.000 e o Investimento A o valor esperado foi de 152.800,00.
Resposta: Investimento B, cujo valor esperado é de R$ 176.000,00, superior ao valor esperado do Investimento A.

Opção correta letra “C”

Aline Mendonça Moreira

Aline Mendonça Moreira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:45

A questão 23 é a opção B, apesar de todos os valores estarem corretos, temos que ter atenção as colunas dos anos: 2012 e 2011 estão nesta ordem e geralmente quando se trata de análise vertical sempre colocamos os anos mais antigos aos mais recentes: ex: 2010; 2011 e 2012.
Então temos que fazer a análise da direita para a esquerda e não da esquerda para a direita como fazemos de costume.
Espero ter colaborado.

Alexandre Achkar

Alexandre Achkar

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 19:58

Essa 49 me fez perder um baita tempo pq não tinha resposta, sacanagem!
Tb acabei optando pela c) pq era a menos pior.

As outras respostas que quase ctza que são certas:
04 - a)
23 - b)
14 - d)
35 - c)

Página 1 de 31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.