x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 917

acessos 187.902

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Bacharel*

JOÃO ALVES DO VALE JUNIOR

João Alves do Vale Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:04

Caros colegas que ficaram por 1 (uma) questão, não desanimem, vamos todos contra a questão 38, acho q podemos nos basear na tese do prof.do blog acima mencionado, afinal, anulando esta não prejudica ninguem, só faz somar, e ajuda quem acertou 24 questões, como é meu caso também!!

Paulo

Paulo

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:14

quem souber,
Entrem com recurso em todas possíveis.
Também só falta uma, não acredito q vou ter que prestar dinovo

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:17

Sim João Alves do Vale Junior, na primeira edição de 2012 (1.2012) tinham pelo menos 6 questões erradas, que deveriam ser anuladas. Eles anularam apenas duas (as que o pessoal tinha acertado mais, pra não dar um nível alto de aprovação...

Façam o favor de conferir novamente o gabarito que saiu, pois fui conferir agora e deu diferença nos meus resultados...

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:20

Eduardo Domingues dos Santos,

Pelo menos vc sabe que não passou... O pior é vc conferir, ver que passou, no dia seguinte sai o boato que alteraram o gabarito ao invés de anular as questoes, vc vai conferir e ver que reprovou por um ponto...

JOÃO ALVES DO VALE JUNIOR

João Alves do Vale Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:39

Mariana,
segundo os professores do http://professorescontabeis.blogspot.com.br/, sim por conta dos fatos abaixo:

Questão 38 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores - Comentado
Essa questão desenvolve um assunto sobre causas de Impedimentos e Suspeição. Impedimento está relacionado pelo critério da NBC PP 01 – técnico e o Impedimento Legal (que a referida NBC também versa e o Código de Processo Civil), e por fim sobre a Suspeição que está fundamentada no Código de Processo Civil e na mesma NBC.

Vale ressaltar, que o impedimento são critérios objetivos que estão figurados nos autos, e a suspeição versa por um critério subjetivo.

Dessa maneira, essa questão expõe um caso onde um ex-empregado foi nomeado para realizar uma perícia. Assim, é um assunto subjetivo, ou seja, não se apresenta nos autos com objetividade, merecendo ser arguido pelas as partes, ou até mesmo por um pedido de escusa do Perito Nomeado.

Então vejamos, primeiro ponto é que se refere a um ex – empregado. A NBC PP 01 não se refere a um ex-empregado, mas sim a um empregado, de outra forma o Código de Processo Civil no artigo 135, inciso III versa apenas sobre a suspeição do empregador, não versando sobre o empregado.

Temos uma questão em “xeque”, pois é uma situação interpretativa, pois não foi dito se a análise é para ser feita segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade ou segundo a lei, pois são divergentes em suas regras, e que a regra que vale para o Poder Judiciário é a do Código de Processo Civil, ou seja, a NBC é uma regra abusiva do nosso conselho.

Destacamos que impedimento não é, pois nas normas de impedimento figura apenas como órgão de administração ou direção conforme o Código de Processo Civil.

Assim, as letras (C), (D) não são, pois versam sobre o impedimento, e parte final do texto da letra (A).

Restando apenas a letra (B) como correta, pois é a única que versa sobre SUSPEIÇÃO.


Mas será provável que a resposta será a alternativa (A), que em seu termo final vai em confronto ao Código de Processo Civil.

OBS.

Vou realizar mais uma outra observação em relação a NBC PP 01, no item 20 que relaciona em sua letra c " tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado;"

Que pode trazer em tona a letra "A" como opção correta, mas ressalvo que pelo Código de Processo Civil (impedimento legal), não existe tal afirmação.


Assim, versa o Código de Processo Civil (CRITÉRIO LEGAL):
Art. 134. É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário: (critérios de impedimento)
I - de que for parte;
II - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha;
III - que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão;
IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consangüíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau;
V - quando cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau;
VI - quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.
Parágrafo único. No caso do no IV, o impedimento só se verifica quando o advogado já estava exercendo o patrocínio da causa; é, porém, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.

Art. 135. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando: (critérios de suspeição)
I - amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;
II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;
III - herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes;
IV - receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio;
V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.
Parágrafo único. Poderá ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo íntimo.


Art. 138. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição:



I - ao órgão do Ministério Público, quando não for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135;
II - ao serventuário de justiça;
III - ao perito; (Redação dada pela Lei nº 8.455, de 1992)
IV - ao intérprete.

Essa questão dará recurso, pois pela letra A pode relacionar pela NBC e a letra B pela lei.

Opção correta letra "B" ou "A"
Vamos para o recurso então, não acha??

CRIS COS

Cris Cos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:39

Ola pessoal, tambem fiquei por 1 questao, 24 acertos, era pra ter passado. Umaquestao que tinha feito o calculo certo, fui e marquei no gabarito a errada...´pra acabar..rsrsrs...fazer esse exame de novo...gente quem puder entrar com recurso vamos entrar...

CRIS COS

Cris Cos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:45

Eu tbm vou fazer meu recurso nesta questao 38 é minha chance....nao quero fazer essa prova de novo...temos chance sim, vamos entrar pessoal com recurso...

CRIS COS

Cris Cos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 20:47

Pessoal vamos entrar com recurso nesta questao 38....Meu Skipe é: @Oculto, vamos debater pra poder entrar com recurso.

Página 13 de 31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.