x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 917

acessos 187.902

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Bacharel*

FABIO RIBAS DOS SANTOS

Fabio Ribas dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:54

Uma duvida que não lembro o que aconteceu, estou com você com as anulações, porém não lembro se com os recursos teve alguma alteração ou somente anulações no gabarito que tinha sido divulgado.
Lembro que consegui anular uma, mas não sei se houve alterações, alguem teria como me informar??

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:04

Italo Romulo Pessoa Sousa e Francisco,

não entrei ainda com nenhum recurso,

como faço? nas questoes 11 15 e 32,

eu pego os modelos que foram colocados a disposição na pagina 17?

coloco o mesmo texto?

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Jonathan de Carvalho Oliveira

Jonathan de Carvalho Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:43

Vou entrar com recurso contra a questão 15.
Segue abaixo a argumentação e solicitação:

A questão 15 apresenta um Balanço Patrimonial e uma Demonstração do Resultado, ambas (Em R$ mil).
Foi solicitado que fosse assinalada A ALTERNATIVA INCORRETA em relação as demonstrações contábeis convertidas para Euro.
Desta forma entende-se que:
Se for considerada a afirmação da alternativa “b” como correta (€ 800 mil), lembrando que o balanço está em (R$ mil), as alternativas “c”( € 9.333mil), “d” (€ 3.333mil) e “a” (€ 20.000mil), idependente dos valores, estariam incorretas, pois o certo seria que estes valores estivessem em € milhões e não em € mil.

Se forem consideradas as afirmações das alternativas “a”,“c” e “d” como corretas, por seus valores estarem expressos em (€ mil), a alternativa “b” estaria incorreta, pois o valor deveria ser € 800 e não € 800 mil.

Diante do exposto acima, solicito a anulação da questão 15, pois da maneira como as alternativas foram apresentadas, entende-se que há mais de uma opção incorreta.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:56

Boa tarde Pessoal,

Fixei um tópico para debater sobre "Recursos do Exame de Suficiência Bacharel", uma vez que este tinha como foco principal debater sobre o Gabarito-1o-exame-suficiencia-2013-bacharel.

Clique Aqui para Acessar

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Celso

Celso

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:59

Tenho um outro argumento contra a 15, ao meu ver mais eficiente: A alternativa "d" também é incorreta, pois ao admitir a utilizacao da taxa de câmbio médio nas contas de resultado remete a um prejuízo acumulado de 800 mil euros, como afirma a alternativa "b", considerada correta pelo próprio examinador, ora, se o prejuízo é de 800 euros, como pode o PL ser de 3.333 euros, como consta na alternativa "d"? O patrimônio liquido ao final do período é composto pelo capital social, que é de 12000 Reais (convertido em 4000 Euros), subtraído pelo prejuízo acumulado 800 Euros, o que totaliza 3200 Euros, e não 3333, como afirma a alternativa "d", tornando-a incorreta, assim como a alternativa "a". Façam o recurso utilizando suas próprias palavras, pois recursos idênticos costumam ser desconsiderados. Quem quiser fundamentar melhor o CPC 02 fala que os ativos e passivos devem ser convertidos pela cotação de fechamento, mas não espose admitir o mesmo com a conta do PL de prejuízo, pois o próprio avaliador afirmou que era 800 euros quando da convenção, alterando o valor do PL convertido para 3200 e não 3333 como afirma a letra d.
Também há um erro na apresentação do balanço, pois a questao afirma que o mesmo se refere ao período de 01/01 a 31/12, mas o BP é estático, ele revela a posição na data do balanço, não podendo se referir a um período. Esse ultimo argumento talvez não sirva para anular a questao, mas ajuda a perceber que foi mal formulada.

Jonathan de Carvalho Oliveira

Jonathan de Carvalho Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 17:18

Celso concordo com você e acredito que há mais um fator que torna a questão 15 ainda mais confusa e incorreta.

Se considerarem para a Demonstração do resultado a taxa média, estariam mascarando o resultado, uma vez que a taxa do dia 31/12 era maior, ferinddo assim o principio da prudência e tornando a opçao B ainda mais errada.

Jeferson

Jeferson

Bronze DIVISÃO 4, Perito(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 17:19

Iae galera, alguem sabe mais ou menos quanto tempo demora a publicação dos aprovados? sei que consta no Edital em até 60 dias, mas tem possibilidade de ser mais cedo? os outros exames quando que foram?

valeu

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 17:44

mandei recursos das questoes 11 e 15....

peguei o exemplo da pagina 17...

agora é esperar a lista oficial... =x

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Thiago José Dutra

Thiago José Dutra

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:15

Mandei um e-mail questionando o CFC, pois acertei 23 questões, então estava na dúvida se deveria considerar as 02 questões anuladas e deste modo considerar 25 pontos no exame e consequentemente a aprovação.

Segue abaixo e-mail enviado e resposta do CFC:

Enviada em: quarta-feira, 27 de março de 2013 16:28

Para: CFC - Exame de Suficiência

Assunto: DÚVIDA REFERENTE A APROVAÇÃO NO EXAME DE SUFICIENCIA 01/2013

Boa tarde!

Estou com uma dúvida referente a minha aprovação ou não no exame de suficiência do CFC 2013/01.

Acertei 23 questões do exame e houveram mais 02 questões anuladas, no meu modo de ver somei 25 pontos, deste modo estando aprovado.

Então gostaria de saber de vocês se estou correto em meu pensamento ou não?

Atenciosamente,
Thiago José Dutra

RESPOSTA:


Prezado(a),

Informamos que neste caso em específico sim, está correta a sua interpretação.

Atenciosamente,

Exame de Suficiência
Departamento de Exames - DEPEX
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional
https://www.cfc.org.br | @Oculto | +55 Oculto

Setor de Autarquias Sul, Quadra 05, Lote 03, Bloco J, Edifício CFC, Brasília/DF – CEP: 70070-920
Economize papel. Imprima somente o que for indispensável. O Meio Ambiente agradece

Paulo

Paulo

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:42

Gustavo,

COm essa mentalidade você não vai encontrar emprego.
Parabéns com seus 37 pontos, mas em vez de vir aqui tentar ajudar, vc vêm pedir para parar de chorar!!

Temos muitos colegas que com mais um ou dois pontos também conseguirá passar!
Então acho que devemos tentar ajudar! Não acha??

JOÃO ALVES DO VALE JUNIOR

João Alves do Vale Junior

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:55

Gustavo,

Muito bom seu senso de homor, mas o forum existe para esses tipos de debates,seja quarquer assunto relacionado a CONTABILIDADE. Portanto, se vc passou, PARABÉNS, mas não esqueça de colocar em prática sua ética profissional, e respeitar os colegas de classe que estão na situação de faltar apenas 1(uma) ou 2(duas) questões para serem aprovados!!!

Maria Alves

Maria Alves

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 21:07

Questão 07 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado

Nesta questão, foi mencionado que o bem foi vendido por R$ 176.000,00
(INCLUSO 10% DE JUROS) ,
Ou seja, esse valor corresponde a 100% mais 10% dos juros cobrados.
110% 176000
100% 160000
10% 16000
Se o bem possui um valor contábil de R$ 155.000,00 devem contabilizar na venda:
D= Duplicata a Receber AC 176.000,00
C= Veículos ANC 155.000,00
C= Ganhos de capital Receita 5.000,00
C= Receita juros Receita 16.000,00
Acredito como resposta correta letra "C" R$ 21.000,00.

O que a questão está pedindo é " O LANÇAMENTO DA VENDA E BAIXA DO ITEM PROVOCARÁ UM IMPACTO LIQUIDO NAS CONTAS DE RESULTADO DE: "

Veja essa questão novamente e veja se é possivel um recurso.

eu acredito que a resposta correta é R$ 21.000,00 porque

D=banco 176.000,00
C=imobilizado 155.000,00
C=ganho de capital (receita/conta resultado) 5.000,00
C=receita juros (receita/conta resultado) 16.000,00

Achei nesse blog abaixo

http://professorescontabeis.blogspot.com.br

Página 20 de 31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.