x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 933

acessos 108.495

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Técnico*

Gerson Pias Cabral

Gerson Pias Cabral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:32

Em relação a RECURSOS, cuidem o prazo e a forma de fazer,...

CFE EDITAL
10.2. Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição nos sites da FBC e do CFC. Após o prazo mencionado o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.

Richard Lembo

Richard Lembo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:35

Pessoal alguém já montou recurso para a questão 25 !!! Quanto mais mandarem mais chance teremos q anulem ela !! Se alguém montou favor publicar para q TODOS possam enviar.

Abraços

Márcio Magno

Márcio Magno

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:41

Aline
Fábio e
Richard.

25. Uma sociedade empresária do ramo de agronegócios adquiriu 20 toneladas de
soja ao preço total de R$560.000,00 e incorreu nos seguintes gastos adicionais
por tonelada:
 Frete = R$200,00
 Seguro = R$46,00
Com base nos dados acima e desconsiderando a incidência tributária, o
valor a ser registrado na conta de Estoque é de:

a) R$555.080,00.
b) R$560.000,00.
c) R$564.000,00.
d) R$564.920,00.

"INCORREU" significa "atrair sobre si, incluir, estar compreendido, estar sujeito". Logo, se a empresa comprou, o frete e impostos são por sua conta. Tá bem claro no enunciado. Não quero desestimulá-los mas, acho que não cabe recurso nessa pergunta aí. Boa sorte para vcs.

JC Filho

Jc Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:43

Richard,

Entendo seu ponto, mas gostaria de fazer um adendo: há maior chance de anulação se um maior número de pessoas ingressar com recurso, desde que os argumentos sejam distintos e sólidos.

Diversos candidatos enviando o mesmo recurso ipsis litteris me parece uma boa estratégia apenas para irritar a banca.

Fabio Lacerda

Fabio Lacerda

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:44

Prezados, boa tarde!

Alguém estudou pelo livro Contabilidade para concursos e exame de suficiência de César Augusto Tibúrcio Silva e Jorge Katsumi Niyama? nas paginas 17 e 18, mostram Duplicatas descontadas no ativo circulante como conta redutora de duplicatas a receber! o livro foi publicado em 2011. Quando foi que a lei alterou para o passivo ???

FABIO JUNIO LOPES FERREIRA

Fabio Junio Lopes Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 13:51

Quando a entidade vende, desconta ou transfere um ativo financeiro (venda
ou desconto de carteira de recebíveis, por exemplo), só pode baixá-lo se
transferir substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade do
ativo financeiro e se não mantiver envolvimento continuado com ele. Caso
contrário, a entidade deve manter os instrumentos financeiros no ativo e tratar o
valor recebido como empréstimo. A essência da transação é que deve ser
retratada contabilmente. Assim, as duplicatas descontadas (parcela recebida do
desconto) são agora classificadas como passivo, sendo que a duplicata a receber
continua a ser mantida no ativo até o seu efetivo recebimento.

JC Filho

Jc Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Financeiro
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 14:06

Versão longa sobre a discussão das duplicatas:

Existiu durante algum tempo a discussão se a conta "duplicatas descontadas" deveria ser uma retificadora do ativo ou uma conta de passivo.
A resposta para essa discussão saiu pelo princípio da primazia da essência sobre a forma, decorrente da adoção do IFRS no Brasil. Por esse princípio, temos que registrar a operação tendo em vista sua essência, não sua forma jurídica.
A partir disso, qual é a essência de uma operação de desconto de duplicatas? Trata-se, sem sombra de dúvida, de uma operação de adiantamento de recebíveis, ou seja, uma operação de financiamento para a empresa. Cabe, nesse sentido, classificação da mesma em conta do Passivo.
Pra quem quiser maiores detalhes sobre essa discussão de essência sobre forma sugiro ler o Parecer Orientação nº 37 da CVM.

Richard Lembo

Richard Lembo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:08

Jc filho em relação aos recursos CABE CADA UM MUDAR a forma que irá apresenta-lo. Foi oque fizemos na do Exame Passado !! Foi colocadas aqui no mural e CADA UM MUDOU ALGUMAS PALAVRAS para não aparecer que TODOS SÃO IGUAIS !!!! E NO FIM FOI TODAS ACEITAS !!!!!

Danielle eugenio

Danielle Eugenio

Bronze DIVISÃO 4, Técnico
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 15:26

Gerson ,


vc tem o enunciado a questao número 08 da prova do técnico ? talvez consigamos ajudar os que precisam de algum argumento para recurso.

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 16:06

Marcio, Boa tarde!!!

Entendi sim o que disse, mas eu não tenho a intensão de entrar com recurso, minha duvida era sobre o entendimento do enunciado, muito obrigado pelo esclarecimento.

Até mais

Francisco das /chagas Lima silva

Francisco das /chagas Lima Silva

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 16:55

Boa tarde, Eu sabia que Duplicata descontada agora é classificada no passivo, descobri no livro Contabilidade 3D levei ao conhecimento do meu professor na faculdade de Ciências Contábeis, ele me falou que o autor do livro estava errado, vou levar o resultado da prova pra ele, inclusive o gabarito não oficial postado aqui corrigiram errado, mas é assim mesmo a contabilidade está sofrendo grande adaptações. Fiz 35 pontos no gabarito oficial portanto estou aprovado. fiquei tão preocupado com a questão 8 que deixei para o final, mesmo sabendo que a a duplicata descontada não é mais redutora do ativo, errei porque esqueci que despesas antecipada é uma conta do ativo. Veja que pergunta bem bolada mesmo assim a letra B coincidia como resposta.

ana maria

Ana Maria

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 17:57

Oi, Pessoal
A questão 25 no meu ponto de vista não cabe recurso, uma vez que o custo do frete 200,00x20 toneladas= 4.000,00 o custo do seguro 46,00 x 20 toneladas=920,00 somando tudo resulta em 564.920,00(560.920+4000+ 920).

Gostaria desaber se alguém acertou a questão 20 e a questão 11, pois não consegui chegar no resultado do gabarito.

ana maria

Ana Maria

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 17:57

Oi, Pessoal
A questão 25 no meu ponto de vista não cabe recurso, uma vez que o custo do frete 200,00x20 toneladas= 4.000,00 o custo do seguro 46,00 x 20 toneladas=920,00 somando tudo resulta em 564.920,00(560.920+4000+ 920).

Gostaria desaber se alguém acertou a questão 20 e a questão 11, pois não consegui chegar no resultado do gabarito.

Danielle eugenio

Danielle Eugenio

Bronze DIVISÃO 4, Técnico
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 18:41

Acabei de olhar o gabarito e ainda nao houve anulação de questoes. Temos que acordar aqui qual questao poderá sofrer recurso para acionarmos o FBC

Página 16 de 32

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.