x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 933

acessos 108.495

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Técnico*

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:09

Questão 20

Receita Vendas - 825.000
Receita Financeira - 82.500
= 907.500

CPV - 362.500
= 362.500

Desp. Aluguel - 18.000
Desp. Deprec. - 15.420
Desp. Salarios - 190.000
Desp. Vendas - 62.500
Desp. Finan - 36.000
Desp. Gerais - 32.000
= 353.920

= Resultado - 191.080

Paulo César Lopes

Paulo César Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:10

Ola boa noite nobres colegas, bom na prova acertei de acordo com o gabarito preliminar 27 quastões, será que corro o risco de ficar abaixo de 25 se por um acaso alguma questão for anulada? alguem poderia me livra dessa agonia ? já ia me esquecendo parabéns aos nobres colegas que passaram e aos que não passaram que tenham fé em Deus e na proxima prova se dediquem um pouco mais nos estudos que vcs irão passar abraços a todos e felicidades Deus é conosco!

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:11

a 1 é que não ha resposta correta, pois o lançamento deveria ser

D - caixa e veiculo
C - Capital Social

Pois não há promessa e sim integralização

a 20 é que de acordo com a legislação a DMPL deve ser elaborada de uma forma, coloquei a legislação e a DMPL com o meu calculo, chegando no valor que eu marquei, e o valor que está no gabarito não tem como chegar, a nao ser que alguem saiba como e me explique......

Danielle eugenio

Danielle Eugenio

Bronze DIVISÃO 4, Técnico
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 19:59

resolvido pela katiusca


Questão 20

Receita Vendas - 825.000
Receita Financeira - 82.500
= 907.500

CPV - 362.500
= 362.500

Desp. Aluguel - 18.000
Desp. Deprec. - 15.420
Desp. Salarios - 190.000
Desp. Vendas - 62.500
Desp. Finan - 36.000
Desp. Gerais - 32.000
= 353.920

= Resultado - 191.080
Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

CARINA SILVANO

Carina Silvano

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 20:07

Juliana Patricia da Silva D=caixa 10 milhoes D=duplicatas a receber 15 milhoes C=vendas de mercadorias 25 milhoes,pagou despesas a vista 5 milhoes, saiu do caixa ou seja C=caixa 5 milhoes, ele tinha 10 diminuiu 5 entao o correto é a letra a.

Talita de Lima Tormen

Talita de Lima Tormen

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 21:00

Boa noite gente,

Concordo que a questão 1 cabe recurso. Graças a Deus acertei 42. Mas mesmo assim faço questão de ajudar os colegas que necessitam de alguma anulação para passar. Alguém tem a base para a anulação da questão 1?

Outra coisa, não entendi ainda a questão 8. Tudo bem, consegui chegar ao valor R$ 504.000,00 no ativo. Mas alguém conseguiu fazer o balanço bater?!

Fernanda Queiroz da Silva

Fernanda Queiroz da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:08

Ola, por favor eu acertei 23 questões eu vi que algumas pessoas estão entrando com recurso das questões 8 e 25 se for isso mesmo eu quero entrar também afinal me ajudaria a passar nessa prova, se entrarem com algum recurso dessas ou de outras questões por favor me passem como eu faço para entrar também, desde já obrigada

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:22

Pessoal esta é a minha interpretação para o recurso da questão 1.

Na questão 01, solicita que marque a opção correspondente a integralização do Capital Social. O verbo utilizado na avaliação está no passado, demonstrando que o mesmo foi feito, e não um fato futuro, onde utilizaríamos a conta contábil “Capital a Integralizar”.

Como o aumento do Capital Social estava sendo feito imediatamente, não há necessidade de lançar na conta de “Capital a Integralizar”, pois não há promessa e sim o fato ocorrido, conforme abaixo:

Pela integralização em dinheiro
D - caixa/banco (AC)
C - capital social (PL)

Pela promessa de integralização
D - capital social à integralizar (PL - conta redutora)
C - capital social (PL)

No Exame de Suficiência não havia resposta válida para a resposta, levando os candidatos ao erro.

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:24

Pessoal minha interpretação para a 20.

Elaborei a DMPL conforme legislação, e de acordo com as informações que nos foram fornecidas na Prova, e não consegui entender como chegou ao resultado apontado pelo Gabarito, uma vez que não temos a informação do Lucro do Exercício, não sendo possível fazer a distribuição para as Reversas e Distribuição de Lucro (Dividendos Obrigátorios a Distribuir).
Segue a DMPL que elaborei, a mesma utilizado para a prova.

Fiz a DMPL e colei aqui.

Segui as orientações abaixo durante meus estudos, http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstmutapl.htm

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)

A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração.
A DMPL uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.
MUTAÇÕES NAS CONTAS PATRIMONIAIS
As contas que formam o Patrimônio Líquido podem sofrer variações por inúmeros motivos, tais como:
1 - Itens que afetam o patrimônio total:
a) acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício;
b) redução por dividendos;
c) acréscimo por reavaliação de ativos (quando o resultado for credor);
d) acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos;
e) acréscimo por subscrição e integralização de capital;
f) acréscimo pelo recebimento de valor que exceda o valor nominal das ações integralizadas ou o preço de emissão das ações sem valor nominal;
g) acréscimo pelo valor da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;
h) acréscimo por prêmio recebido na emissão de debêntures;
i) redução por ações próprias adquiridas ou acréscimo por sua venda;
j) acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores.
2 - Itens que não afetam o total do patrimônio:
a) aumento de capital com utilização de lucros e reservas;
b) apropriações do lucro líquido do exercício reduzindo a conta Lucros Acumulados para formação de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reserva para Contingência e outras;
c) reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados;
d) compensação de Prejuízos com Reservas.
PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS
A elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é relativamente simples, pois basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do Patrimônio Líquido, isto é, Capital, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Reservas de Reavaliação, Ações em Tesouraria e Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Utiliza-se uma coluna para cada uma das contas do patrimônio da empresa, incluindo uma conta total, que representa a soma dos saldos ou transações de todas as contas individuais. Essa movimentação deve ser extraída das fichas de razão dessas contas.
As transações e seus valores são transcritos nas colunas respectivas, mas de forma coordenada.
Por exemplo, se temos um aumento de capital com lucros e reservas, na linha correspondente a essa transação, transcreve-se o acréscimo na coluna de capital pelo valor do aumento e, na mesma linha, as reduções nas contas de reservas e lucros utilizadas no aumento de capital pelos valores correspondentes.

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Katiuscia Thomaz Oliveira de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:27

Pessoal a questão 8 também nao cabe recurso, é muito clara!!!

Soma-se todas as contas que são do Ativo e subtrai o saldo da conta de "Depreciação Acumulada de Imoveis em Uso".

Podem fazer que bate certinho!!!!!


Alguém tem alguma duvida em outra questão?

ERIKA SILVA DE ARAUJO

Erika Silva de Araujo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 23:10

Olá pessoal.... saiu o gabarito oficial de cfc 2013... Foram anuladas 02 questões... então o mínimo pra passar vai ser 24? bjs boa sorte a todos... Por incrível que pareça fiz 24.... é pra acabar....

Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro

Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 23:49

Oi Paulo Cesar. Se vc fez 27 acertos, vc passou. Pode comemorar. Se for anulada alguma questão que vc tenha errado ganha o ponto da questão anulada, e se anular uma questão que vc acertou sua pontuação continua a mesma.Deu p esclarecer? Mas fique tranquilo vc conquistou a pontuação necessária.

Página 17 de 32

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.