x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 933

acessos 108.495

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Técnico*

uelton da hora

Uelton da Hora

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 30 março 2013 | 03:57

Laura Cordeiro

Pessoal, estou concluindo no mês de Abril o curso técnico de contabilidade. Se eu passar? vou poder tirar o CRC? alguém pode me ajudar?! Bom dia a todos!


e

Juliano Alberto Batista Gonçalves

Laura Cordeiro,

De acordo com o edital (http://www.cfc.org.br/uparq/edital_final.pdf):
2.7. Somente poderá se inscrever para a prova de Técnico em Contabilidade o examinando que tenha efetivamente concluído o curso de Técnico em Contabilidade.

Mas aí eu também fico na dúvida, pois no momento da inscrição nenhum documento que comprove a conclusão do técnico é exigido.

Alguém aqui sabe se o CFC pode negar o registro em caso de aprovação, mesmo que este seja feito após a conclusão do curso?



Peço que observem bem o edital no item citado abaixo:

2.7. Somente poderá se inscrever para a prova de Técnico em Contabilidade o examinando que tenha efetivamente concluído o curso de Técnico em Contabilidade.

No caso de curso técnico (o mesmo critério é para Bacharel em Ciências Contábeis) mesmo fazendo o exame de suficiência e obtendo a aprovação, terá que ser comprovado no momento da solicitação do registro a conclusão do curso em data anterior a realização do exame em que obteve-se a aprovação, ou seja, no caso da "Laura Cordeiro" que irá concluir o curso técnico em abril, caso obtenha a aprovação no momento que for solicitar o registro o mesmo será negado e terá que fazer o próximo exame, pois aí sim estará apta.

Obs: o Edital diz que para realizar a prova somente poderá se inscrever caso esteja cursando o último ano (7º e 8º períodos) para o Bacharel e para o Técnico que esteja efetivamente concluído, ou seja, os itens 2.6 e 2.7 do Edital devem ser observados para fins de está apto para a obtenção do registro, caso contrário estará fazendo o exame apenas por experiência.

Luiz Alberto de Sousa Carvalho

Luiz Alberto de Sousa Carvalho

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Instrumentação Industrial
há 11 anos Domingo | 31 março 2013 | 16:56

Essa questão 4 está mal explicada. Esse custo das mercadorias devolvidas não foi dito se são as que foram compradas ou as que foram vendidas, para se chegar ao gabarito considere que este custo é o das mercadorias adquiridas. Logo:

Compras líquidas = Mercadorias + fretes + seguros - devolução.

CL = 85.000 + 500 + 200 - 2000 = 83.700

CMV = EI + CL - EF

90.700 = 25.000 + 83.700 - EF.

EF = 18.000 (OPÇÃO B)

Sérgio Coutinho

Sérgio Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Domingo | 31 março 2013 | 18:23

Na questão 4 está bem claro que o custo é de mercadorias devolvidas.

4. Uma sociedade empresária apresentou os seguintes dados relacionados com
operações de mercadorias:
 Abatimentos sobre vendas R$1.600,00
 Custo das mercadorias vendidas R$90.700,00
 Custo total das mercadorias devolvidas no período R$2.000,00
 Estoque inicial de mercadorias R$25.000,00
 Fretes sobre mercadorias adquiridas no período R$500,00
 Seguro sobre mercadorias adquiridas no período R$200,00
 Valor das mercadorias adquiridas no período R$85.000,00
 Venda de mercadorias R$120.000,00
Considerando que o seguro e o frete sobre as mercadorias adquiridas no
período foram pagos pela empresa compradora e desconsiderando os
efeitos tributários das operações, o Estoque Final de Mercadorias é de:
a) R$16.400,00.
b) R$18.000,00.
c) R$18.400,00.
d) R$20.600,00

Galera, sei que muitos estão desesperados por um ou dois pontos, mas não adianta ficar procurando erro onde não tem. Desculpe o que eu vou falar, mas posso falar sem peso na consciência pois o mesmo aconteceu comigo. Em duas oportunidades não passei,uma, por dois pontos, outra por quatro, de quem foi a culpa? Única e exclusivamente minha!!! POrquê? Não me empenhei e estudei o suficiente. Neste ano, coloquei em minha cabeça que passaria de qualquer jeito, estudava até às trÊs da manhã, as vezes dormia cedo e acordava às quatro da manhã antes de ir trabalhar, não saia nos fins de semana e caía dentro do estudo. Estudem mais um pouco, se sacrifiquem um pouco mais que em setembro passarão. A culpa é somente nossa de não conseguirmos o que realmente queremos. Desculpe a franqueza, mas as vezes precisamos escutar algo diferente para tomarmos uma atitude e, não simplesmente ficar querendo arrumar soluções para um erro que foi somente nosso. Escrevi isso porque vejo a galera querendo anular questões que não há a minima possibilidade disto. ESTUDEM.

Tudo aquilo que é urgente, é algo que algum imbecil não conseguiu fazer em tempo abil, e um idiota quer que você faça em tempo record.
Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro

Veronica Lagoa dos Santos Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Domingo | 31 março 2013 | 19:44

Boa noite, amigos!
Concordo com vc, Sergio Coutinho. Comigo foi a mesma coisa, passei agora ,na minha segunda tentativa. Na primeira vez não passei por 3 pontos. Me dediquei mais e consegui agora.
Quem não conseguir desta vez, não desistam, estudem e com certeza vai valer de experiência para a próxima.
Boa Sorte à todos!!!

Richard Lembo

Richard Lembo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:59

vdd Renata Aguiar Carvalho, esse NOVO Gabarito já com as anulações que poderão ocorrer não sai rs, vaidemorar mais alguns dias ainda !! Teremos que ter Paciência nesta hora kkk

Há Douglas Rodrigues Moraes a Renata fez uma brincadeira de 1 de Abril rsss

O gabarito que realmente estamos esperando é o novo já atualizado ! Mas acho que vai sair a lista dos aprovados junto no novo é oque esperamos!!

Vamos aguardar

Abraços

Marcio José da Silva

Marcio José da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 10:13

Wendel a questão 10 eu fiz assim:

Vamos la, questão 10,
Caixa e Equivalentes de caixa é Ativo
Contas a receber é ativo
Estoque é ativo
Imobilizado é ativo
Fornecedores é passivo
Dividendos obrigatórios a distribuir é passivo

o que restou?

Capital Social R$ 600.000,00
Reserva de Lucros R$ 100.000,00
(-)Ações em Tesouraria R$ -120.000,00
Total PL R$ 580.000,00

obrigado

Marcio J Silva
Formação: Superior completo Administração de Empresas na UNISO
e Técnico em Contabilidade pela ETEC-SR
Marcio José da Silva

Marcio José da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 10:17

Wendel a questão 45 fiz assim:

Valor final montante r$ 200.000,00
taxa de juros 18% a.a
tempo 5 anos
Capital aplicado ?

M = C ( 1 + i * t )
200000 = C (1 + 0,18 * 5)
200000 = C * 1,90
C = 200.000/1,90
C = 105.263,00

Blz so usar a formula do juros simples ou fazer na calculadora HP Financeira

ate mais

Marcio J Silva
Formação: Superior completo Administração de Empresas na UNISO
e Técnico em Contabilidade pela ETEC-SR
Laura Cordeiro

Laura Cordeiro

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:03

na verdade bruna eu não entrei em contato, quando sair o listão no diário oficial vou correr atrás! quem sabe né! =[[[! acho que os direitos deveriam ser iguais! os graduados tem até 02 anos e com a gente porque não pode? você concorda comigo?

bruna de cassia couto moraes

Bruna de Cassia Couto Moraes

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:15

Concordo plenamente.....até porque quando sair a lista no diario oficial já teremos concluido o tecnico e já estaremos com o certificado de conclusão nas mãos.....
se por acaso você ficar sabendo de algo me comunique por favor porque estou muito na duvida e com medo...já pensou passar no CRC e nao pode tirar porque causa de besteira!!!!!

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 14:00

boa tarde

acredito que o edital esteja claro com relaçao a fazer a prova de tecnico apenas quem concluiu (mas torço por vcs pra que tudo dê certo), até pq tem um prazo de 2 anos pra tirar o crc assim qualquer pessoa poderia fazer a prova ja que o prazo é grande.


com relaçao a postagem de sergio coutinho ele tem razao, apesar de eu ter passado na primeira tentativa na primeira prova do ano passado minha mulher nao conseguiu e passou a estudar bem mais e desta vez até agora está conseguindo.

obs:nao esquecer que agora é que temos que estudar bem mais ja que a responsabilidade é nossa e que no curso a gente ver apenas 1% do que precisamos

Fabiano Costa Sobral

Fabiano Costa Sobral

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 14:23

Sérgio Coutinho

Muito boa suas palavras mas, eu não passei duas veses por não me dedicar nos estudos e dessa vez eu passei acertando 27 , mas sobre as pessoas querer achar questões "erradas" para anulação isso é normal quando se precisa de uns pontinhos , quando não passou nas duas veses você não torceu para anulação de algumas questões??

Sérgio Coutinho

Sérgio Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 14:25

Não acredito que eles abrão mão, até porque está bem claro no edital que somente quem terminou o curso poderia fazer a prova. Até endendo o lado deles, vai que o aluno não termine o curso, abandone por qualquer que seja a justificativa, aí, eles públicam no diário oficial, fazem todos os tramites legais e na "H" a pessoa não terminou o curso, preda de tempo, desperdicio de dinheiro e trabalho em vão. Torço para que consigam, mas acho dificil.

Tudo aquilo que é urgente, é algo que algum imbecil não conseguiu fazer em tempo abil, e um idiota quer que você faça em tempo record.
Página 21 de 32

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.