x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 933

acessos 108.495

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Técnico*

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 11:04

Bom dia Pessoal..

Estou com uma dúvida, conclui o meu Técnico no final de Fevereiro de 2013, prestei o exame de suficiência e passei, porém no meu diploma esta como data de conclusão somente o ano 2013, não tem dia nem mês. Será que terei problemas na hora de tirar minha credencial???

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 08:17

Nathan, Bom dia!!

Muito Obrigada!!
Entrei em contato com a Instituição de Ensino onde fiz o curso e eles disseram que caso eu precise comprovar a data de conclusão, eles me dão uma declaração.

Rodrigo de Souza Soares

Rodrigo de Souza Soares

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 15:57

Boa Tarde Júliana e Fabiano.

realmente o que consta no site do CRC-SP,

Divulgação da resposta aos Recursos referentes aos Gabaritos Preliminares e Resultado Final (Homologação) Até 60 dias após a aplicação das provas, sendo assim nos resta apenas aguardar a divulgação.

Sds

" Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! "
William Shakespeare

Sempre pesquise antes de Postar.
Respeite as regras do Fórum.

https://www.siqueiracontabilidade.com.br
FABIO JUNIO LOPES FERREIRA

Fabio Junio Lopes Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 12:17

Silvando olha a resposta do cfc:
CFC - Exame de Suficiência
9 abr (1 dia atrás)

para mim
Bom dia,

Lista dos aprovados veja o item 7.7 do edital:
7.7. A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) e divulgada nos sites do CFC e da FBC em até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas.

Se mais alguma questão será anulada? iremos ter conhecimento após a analise dos recursos.



O item 10.17 do edital informa:
10.17. Os recursos referentes aos gabaritos preliminares serão analisados e julgados, e a divulgação aos interessados, que ocorrerá no sistema de inscrição, dar-se-á no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas.

SILVANDO MOTA

Silvando Mota

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 14:07

Fabio Junio Lopes Ferreira disso aí eu sei, minha pergunta era saber se o resultado sairá antes dos 60 dias que consta no EDITAL, pois no exame de 2012.2 saiu com 45 dias a lista dos aprovados entende???

Abraço...

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 08:16

bom dia

isso mesmo laura só até 2015

pelo menos relacionado ao que podemos fazer em nossa profissao a diferença é que o tecnico nao pode fazer pericia nem auditoria

Douglas Rodrigues Moraes

Douglas Rodrigues Moraes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 08:49


LEI Nº 12.249/10

DE 11 DE JUNHO DE 2010
...ALTERA..., OS DECRETOS-LEIS NºS. 9.295, DE 27 DE MAIO DE 1946, ...


.................

Art. 76. Os arts. 2º, 6º, 12, 21, 22, 23 e 27 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, passam a vigorar com a seguinte redação, renumerado-se o parágrafo único do art. 12 para § 1º:

"Art. 2º. A fiscalização do exercício da profissão contábil, assim entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e técnicos em contabilidade, será exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se refere o art. 1º." (NR)

"Art. 6º........................................................................................................
..................................................................................................................

f) regular acerca dos princípios contábeis, do Exame de Suficiência, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional." (NR)

"Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

§ 1º............................................................................................................

§ 2º. Os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1º de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão." (NR)

"Art. 21. Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade são obrigados ao pagamento da anuidade.
..................................................................................................................

§ 2º. As anuidades pagas após 31 de março serão acrescidas de multa, juros de mora e atualização monetária, nos termos da legislação vigente.

§ 3º. Na fixação do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Contabilidade, serão observados os seguintes limites:

I - R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), para pessoas físicas;

II - R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), para pessoas jurídicas.

§ 4º. Os valores fixados no § 3º deste artigo poderão ser corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE." (NR)

"Art. 22. Às empresas ou a quaisquer organizações que explorem ramo dos serviços contábeis é obrigatório o pagamento de anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdição.

§ 1º. A anuidade deverá ser paga até o dia 31 de março, aplicando-se, após essa data, a regra do § 2º do art. 21.
..........................................................................................................." (NR)

"Art. 23. O profissional ou a organização contábil que executarem serviços contábeis em mais de um Estado são obrigados a comunicar previamente ao Conselho Regional de Contabilidade no qual são registrados o local onde serão executados os serviços." (NR)

"Art. 27. As penalidades ético-disciplinares aplicáveis por infração ao exercício legal da profissão são as seguintes:

a) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade do exercício em curso aos infratores dos arts. 12 e 26 deste Decreto-Lei;

b) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes aos profissionais e de 2 (duas) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade do exercício em curso às empresas ou a quaisquer organizações contábeis, quando se tratar de infração dos arts. 15 e 20 e seus respectivos parágrafos;

c) multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes o valor da anuidade do exercício em curso aos infratores de dispositivos não mencionados nas alíneas a e b ou para os quais não haja indicação de penalidade especial;

d) suspensão do exercício da profissão, pelo período de até 2 (dois) anos, aos profissionais que, dentro do âmbito de sua atuação e no que se referir à parte técnica, forem responsáveis por qualquer falsidade de documentos que assinarem e pelas irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar as rendas públicas;

e) suspensão do exercício da profissão, pelo prazo de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ao profissional com comprovada incapacidade técnica no desempenho de suas funções, a critério do Conselho Regional de Contabilidade a que estiver sujeito, facultada, porém, ao interessado a mais ampla defesa;

f) cassação do exercício profissional quando comprovada incapacidade técnica de natureza grave, crime contra a ordem econômica e tributária, produção de falsa prova de qualquer dos requisitos para registro profissional e apropriação indevida de valores de clientes confiados a sua guarda, desde que homologada por 2/3 (dois terços) do Plenário do Tribunal Superior de Ética e Disciplina.

g) advertência reservada, censura reservada e censura pública nos casos previstos no Código de Ética Profissional dos Contabilistas elaborado e aprovado pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, conforme previsão do art. 10 do Decreto-Lei nº 1.040, de 21 de outubro de 1969." (NR)

Art. 77. O Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 36-A:

"Art. 36-A. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade apresentarão anualmente a prestação de suas contas aos seus registrados."

......................

......................

......................


CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 139. Esta Lei entra em vigor:

I. na data de sua publicação, produzindo efeitos:

a) a partir da regulamentação e até 31 de dezembro de 2011, em relação ao disposto nos arts. 6º a 14;

b) a partir de 1º de janeiro de 2010, em relação ao disposto nos arts. 15 a 17;

c) a partir de 1º de abril de 2010, em relação aos arts. 28 e 59; e

d) a partir de 16 de dezembro de 2009, em relação aos demais dispositivos.

II. em 1º de janeiro de 2010, produzindo efeitos a partir de 1º de abril de 2010, em relação ao disposto nos arts. 48 a 58.

Art. 140. Ficam revogados: I. a partir de 1º de abril de 2010:

a) a Lei nº 7.944, de 20 de dezembro de 1989;

b) o art. 2º da Lei nº 8.003, de 14 de março de 1990;

c) o art. 112 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995; e

d) a Lei nº 10.829, de 23 de dezembro de 2003.

II. a partir da publicação desta Lei:

a) o parágrafo único do art. 74 da Lei nº 5.025, de 10 de junho de 1966;

b) o art. 2º da Lei 6.704, de 26 de outubro de 1979;

c) o Decreto-Lei nº 423, de 21 de janeiro de 1969;

d) o § 2º do art. 288 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro; e

e) o art. 15 da Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010.

Brasília, 11 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto
Guido Mantega
Miguel Jorge
Paulo Bernardo Silva
Luis Inácio Lucena Adams

Publicada no Diário Oficial da União de 14 de junho de 2010.

Veja na íntegra o Decreto-Lei nº. 9295/46.



Prezado Fabio,sua unica preocupação é,caso ainda nao seja registrado,fazer seu registro ate a data mencionada,pois apos ela nao sera mais emitido registro para tecnicos,mais quem ja tiver,fica tranquilo!

'' não há tempo favoravel para quem não sabe aonde ir ''
FABIO JUNIO LOPES FERREIRA

Fabio Junio Lopes Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 09:07

Douglas mais uma pergunta, posso me inscrever no crc este ano, e atuar como técnico autônomo a partir de 2014, pois queria fazer a inscrição este ano e atuar só ano que vem,sei que vou ter que pagar a anuidade desse ano, queria já ir adiantando para começar com tudo em 2014, não vou montar escritório sozinho terei uma sócia formada em ciências contabeis.

att fabio

Douglas Rodrigues Moraes

Douglas Rodrigues Moraes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 09:32

Caro Fabio,no edital do Exame de suficiencia ( o qual eu nao tenho em maos agora,rs) consta que que o aprovado tem o prazo de dois anos para registro, a contar da data da aprovacao,porem e melhor nao brincar com o tempo ,uma vez que o prazo para registro dos tecnicos tem data prevista para deixar de ser emitido é bom fazer logo,se voce se registrar esse ano,vai sim pagar a anuidade proporcional,porem nada impede que se registre ano que vem,so nao axo prudente deixar para 2015.

Sucesso com o escritorio!

'' não há tempo favoravel para quem não sabe aonde ir ''
Douglas Rodrigues Moraes

Douglas Rodrigues Moraes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 09:36

Caro Ricardo,ate onde sei,as limitaçoes do tecnico sao a nao realização de auditorias e pericias ( salvo quando o mesmo for nomeado por um juiz,no caso de sua localidade nao contar com um bacharel ) e a assinatura de balanços de SA e Ltda de capital aberto,mais se eu estiver errado,com certeza meus nobres colegas me corrigiram,rsrsrs.

'' não há tempo favoravel para quem não sabe aonde ir ''
Página 23 de 32

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.