x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 933

acessos 108.495

*Gabarito 1º exame suficiência 2013 - Técnico*

FABIO JUNIO LOPES FERREIRA

Fabio Junio Lopes Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 14:52

Amigos, olha a resposta do crc:

Boa tarde Fábio,

O último exame de suficiência foi realizado no dia 24 de março de 2013 e conforme consta no Edital do Exame de Suficiência n.º 01/2013, o prazo para a divulgação da relação dos aprovados e em até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas.
Item 7.7 do edital:
7.7. A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) e divulgada nos sites do CFC e da FBC em até 60 (sessenta) dias contados a partir da data de aplicação das provas.
Ou seja o prazo limite para a divulgação da listagem e até 23 de maio de 2013, estamos dentro do prazo estabelecido pelo edital.
Att.,

Joathan Lustosa Pinto

Joathan Lustosa Pinto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:24

Amigos,

Sei que a angustia é grande, todos aqui já gostariam de estar com os devidos registros, exercendo regularmente a profissão, etc...

Mas vejo o seguinte, a nossa classe contábil é a nossa classe contábil, não vejo motivos para comparação com outras classes, seja qual for. E devemos aceitar suas regras impostas e buscar a melhoria. Nem sempre o que é bom para um é bom para todos. Vejo pelo sentido de que se o CFC e a FBC não divulgaram os resultados até agora tem algum motivo por trás, e vejo que esse motivo não diz respeito a nós que estamos aguardando os resultados. Até porque não é nenhum processo seletivo ou recrutamento onde podem haver fraudes, etc. Eles não tem interesse algum em aprovar ou reprovar os candidatos. E alias, comparar a nossa classe como por exemplo a OAB é uma realidade muito significante: são áreas diferentes, interesses diferentes, e objetos de avaliação diferente, exemplo: precisamos acertar apenas 25 questões objetivas enquanto a OAB tem diversas fases, diversas dissertações e por ai vai...

Vejo também o sentido de que um dos grandes problemas dos brasileiros é o respeito a prazos e normas. O edital colocou até 60 dias para o resultado oficial, repito é angustiante, pra mim também que estou aguardando o resultado. Mas devemos respeita-lo, e nos fazer o direito de buscar qualquer reclamação se os resultados não forem divulgados no prazo. Ora, se fizemos a inscrição, o pagamento, a prova, logo estávamos cientes e consequentemente concordamos com o edital.

Repito, é dolosa a angustia, mas devemos respeitar também os prazos. Assim como até o momento o CFC e a FBC nos respeitaram conforme regula o edital. O que está em jogo não é apenas um simples registro, e sim profissionais que estão se comprometendo a valorizar a nossa classe profissional.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 14:52

O que mais me indigna neste país é gente querendo falar e escrever bonitinho pra acalmar a torcida.
A coisa tem que ser feita de modo que mude essa regra e se atualizem, afinal ta mais do que na hora de se modernizar a contabilidade e os profissionais de todo o Brasil.

Talita de Lima Tormen

Talita de Lima Tormen

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 15:09

Concordo plenamente com o Joathan Lustosa Pinto. É angustiante sim, todos nós estamos no mesmo barco. Mas como ele falou, a FBC está dentro do prazo, na hora que nos inscrevemos, lemos o edital e, consequentemente, concordamos quando decidimos prestar a prova.

Acho que o maior pecado do brasileiro é esse de querer ultrapassar as regras e os limites impostos.

Paciência, gente! Só mais uma semaninha!

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:28

Sim, o CRC e FBC, estão dentro do prazo, mas nada impede que todos postem suas opiniões e indignações quanto aos prazos, e mesmo concordando que o CRC esta no prazo e aceitando isso, a ansiedade é muita, e compartilhando aqui, diminui um pouco a aflição, a intensão dos posts (pelo menos o meu), é mais desabafo do que cobrança,

Joathan Lustosa Pinto

Joathan Lustosa Pinto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 16:45

Amigos,

A minha intenção ao fazer o meu post anterior não era causar qualquer polemica aqui no fórum/grupo.

Sim, estou como todos os colegas que fizeram o exame angustiado com o resultado que não sai (mas que vai sair), entendo bem o que se passa em cada um.

Mas vejo que somos uma classe. E sim, acho desnecessário fazermos comparações com o outros exames de classe.

Ao fazermos comparações desse tipo, estamos simplesmente desvalorizando a classe. E sabemos bem que a classe contábil AINDA não tem a valorização que merece, muitas vezes por contabilistas que apenas preocupam-se com honorários e uma pasta enorme de clientes para mostrar pompa e não qualidade.

Mas de qualquer maneira, solidariedade aos amigos que estão angustiados, apreensivos e que se dedicaram para a aprovação no resultado e que batalham diariamente para o crescimento da contabilidade brasileira.

Ricardo Helber Garcia

Ricardo Helber Garcia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:13

Particularmente não concordo com as comparações, haja visto de o método de avaliação da OAB é diferente do CRC. Mas também penso que o fórum tem a finalidade de expor opiniões sobre o assunto em questão, sendo assim cabe a cada um respeitar e compreender a opinião de quem esteja debatendo.

Sobre a demora, na minha opinião a homologação só sairá semana que vem mesmo.

Roberto Fontes

Roberto Fontes

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 12:00

É tanta indulgência e conformismo que às vezes parece até subserviência. Não li nenhum, repito, NENHUM, comentário pregando o desrespeito a normas ou prazos. Fico com a impressão de que alguns acreditam que o Conselho e a Fundação estão nos fazendo um favor e não prestando um serviço pelo qual são mais do adequadamente remunerados.

O Exame arrecada em torno de 4 milhões de reais por semestre (aproximadamente 8 milhões de reais por ano), recursos mais que suficientes para investimento em tecnologia e contratação de profissionais para possibilitar uma correção de prova com maior eficiência e agilidade.

Também não entendi a tese de que comparações entre os exame de classe desvalorizam nossa categoria. Isso não faz o menor sentido. Ora, somente há progresso quando há comparação. Não se faz avaliação nenhuma sem comparação.

Gostaria que alguém me explicasse por que a OAB leva 10 dias para divulgar o resultado de um exame que teve 80 questões de múltipla escolha aplicadas a 124.887 inscritos, enquanto o CFC e a FBC, depois de 53 dias, ainda não divulgaram o resultado de um exame com 50 questões de múltipla escolha aplicadas a 44.526 inscritos.

Se um dos grandes problemas dos brasileiros é a falta de respeito a prazos e normas (e é mesmo), outro grande problema é a subserviência desmedida, a falta de senso crítico e de visão de cidadania.

Ádson Gomes

Ádson Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 12:38

Boa tarde pessoal, estou tentando criar um tópico e não estou conseguindo há três dias... Isso está acontecendo com todos, ou estou fazendo algo errado? Alguém pode me ajudar?

Muito obrigado pela atenção...

Abraços.

Aline S. Silva

Aline S. Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 13:35

Roberto Fontes,

Você foi muito claro em sua opinião e concordo plenamente, acho que todos tem direito de criticar, aceitamos sim os prazos, mas tivemos escolha?? não!! então temos todo direito de criticar os prazos sim, ainda mais com toda essa verba conforme foi mencionado, já passou do tempo de investir em tecnologias que possam melhorar a vida profissional de todos, até mesmo a deles, pois o "Brasil inteiro" deve estar cobrando estes resultados.

Ádson Gomes

Ádson Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 14:12

Paulo, boa tarde.

Quando clico em criar novo tópico, após digitar o texto aparece a seguinte mensagem: Não foi possível encontrar a página solicitada.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 14:27

Prezados,
Muito boa tarde.

Cada tópico neste Fórum é criado com o objetivo de discutir e dispor a evidência áquele assunto que consta em seu título.

Sendo assim, cabe a todos os usuários que deste participam respeitar o seu objeto, tornando-o útil com informações e evitando postar mensagens que não agregam conteúdo de valor ao mesmo.

Mensagens sem o fim de ajudar ou acrescentar informação útil no tópico; ou seja, mensagens enviadas em demasia sem informação; bem como conversas (utilizar o Fórum como chat), não serão mais admitidas neste tópico, do qual se vierem a ocorrer serão deletadas.

Caso tenham dúvidas sobre o uso deste Portal, por gentileza, reportem-se a fazer a leitura das Regras do Fórum.

No mais, agradecemos a participação de todos na contribuição em dispor tempo e conhecimento com as dúvidas dos demais e na composição de informações úteis a este tópico, do qual, vários usuários fazem uso.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Ádson Gomes

Ádson Gomes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 14:53

Paulo Schafer, boa tarde.

Peço desculpas pelo meu comentário, mas isso se deu devido ao fato de não conseguir criar um tópico e também de não haver recebido nenhum retorno até o momento. Há três dias venho tentando, sem sucesso.

Aproveito a oportunidade e peço por gentileza, se for possível, que me ajude na resolução desse pequeno problema.

Desde já agradeço, e me desculpo mais uma vez. Garanto que o mesmo não ocorrerá novamente.

Abraço.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 15:15

Prezado Ádson Gomes
Muito boa tarde

Fique ciente que em minha postagem, não fiz referência a nenhum usuário, se fosse necessário, optaria primeiramente por não fazê-la em público.

Apenas me manifestei para garantir a este excelente tópico a boa ordem, evitando "entupi-lo" com mensagens que não abordem estritamente o assunto em discussão proposto no título.

Quanto a sua dúvida/problema segue instruções:

Como criar um novo Tópico


- Entre no departamento/sala onde deseja enviar uma mensagem, a relação das salas está na Página Principal do Fórum
- Leia os tópicos e faça uma pesquisa para verificar se já existe informações sobre sua dúvida.
- Se não encontrar resposta para seu problema, clique em Criar novo tópico.
- Selecione a melhor sala para postar. Deve ser relacionada ao assunto.
- Preencha o assunto e clique em Continuar
- Ao lado direito será exibido tópicos que poderão solucionar sua dúvida.
- Se quiser prosseguir clique no link "Verifique ao lado esquerdo desta página o que o Fórum tem em seu banco de dados com mesmo assunto. Caso haja necessidade, clique aqui para criar um novo tópico."
- Escreva a mensagem e depois clique no botão Criar novo Tópico.
- Aproveite para ler outros tópicos e contribua com o Fórum respondendo.
- Você precisa estar cadastrado no Portal Contábeis e fazer o login para criar Tópicos.

Se persistirem ainda dúvidas, sobre a criação de novo Tópico, por gentileza direcione a Sala - Sobre o Portal Contábeis.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Página 30 de 32

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.