x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 23

acessos 8.439

Analise Balanço

ANA CAROLINA MARCELO

Ana Carolina Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 22:17

Alguem poderia me ajudar por favor

Analisar as solicitações e responder a elas, tomando-se como base a seguinte situação:
O sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A, recebeu um relatório sobre a posição financeira
da empresa do sr. Arlindo, a “Funerária Vaicomdeus Ltda”. O sr. Arlindo está no mercado funerário há
mais de dez anos e após alguns cursos que fez sobre gestão empresarial, identificou alguns quesitos
imprescindíveis para ampliação de um negócio empresarial, dentre eles: inovação e bom atendimento.
Após várias reuniões com a sua contadora, a sra. Luiza, sobre a ampliação de sua empresa, recebeu um
quadro contendo informações sobre a posição financeira com a seguinte mensagem:
Sr. Arlindo,
Envio o quadro solicitado sobre a posição financeira da “Vaicomdeus”, de acordo com as demonstrações
financeiras recebidas. Entendo sua necessidade em ampliar os negócios, porém algumas medidas
deverão ser tomadas antes de solicitar aquele financiamento bancário comentado em nossa última
reunião.
Aguardo seu retorno.
Att,
Luiza Trindade
Quadro – Posição financeira da empresa “Funerária Vaicomdeus Ltda.”
Índices 2012 2011
Liquidez
Imediata 1,45 1,12
Corrente 2,18 2,05
Seca 1,25 1,09
Geral 2,46 2,23
Endividamento 2012 2011
Composição das exigibilidades 1,08 0,97
Participação de capital de terceiros 2,96 2,41
Imobilização do patrimônio líquido 0,87 0,95
O sr. Arlindo, após analisar o quadro sobre a posição financeira de sua empresa, entende que não há
quaisquer preocupações com a “saúde” da “Vaicomdeus”, talvez seja excesso de zêlo da sra. Luiza em
relação à situação da empresa. Dirige-se ao Banco Grandes Negócios S.A. levando as demonstrações
financeiras (base para elaboração do quadro efetuado pela sra. Luiza) e solicita ao gerente, o sr.
Felizardo, um financiamento por volta de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), pois pretende
ampliar sua empresa. O sr. Arlindo almeja a construção de um crematório de última geração. Pede-se:
Você, no papel do sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A., concederia o financiamento
almejado pela “Vaicomdeus”?
A resposta deverá ser apresentada por meio de um relatório que explique a finalidade de cada
índice mencionado no quadro, inclusive a justificativa da resposta apresentada

Carolina Gazzola
MICHELLE ARAUJO VERA

Michelle Araujo Vera

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Domingo | 31 março 2013 | 21:19

Olá pessoal, também estpu tentando resolver este exercício, creio que o problema está no índice da participação do capital de terceiros, que está muito elevada, demonstrando que a empresa já possui dívidas com terceiros num montante exagerado e portanto não deveria fazer mais dívidas, mesmo tendo um bom índice de liquidez para saldar essas dívidas. Porém o índice de liquidez geral ainda assim é menor que o total de capital de terceiros. Achei uma tabela dos parâmetros que os indices de liquidez devem seguir:

Liquidez corrente - menor que 0,50 é ruim, de 0,50 à 1,00 é regular, de 1,00 à 1,50 é boa e de 1,50 à 2,00 é excelente.

Liquidez seca e ´Liquidez geral - menor que 0,40 é ruim, de 0,40 a 0,80 é regular, de 0,80 a 1,00 é boa e de 1,00 a 2,00 é excelente.

Espero que tenha ajudado. Alguém chegou em outras conclusões?

Rafael Malagó

Rafael Malagó

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 19:21

Ola a todos, estou também patinando neste trabalho.
Pelos indices a empresa está com ótima liquidez, porém a participação de capital de terceiros nos índices de endividamento é alto e cresceu de 2011 para 2012, isto indica que ele usa muito capital externo para quitar suas dividas de curto prazo.
Alguém trabalha em banco e sabe me dizer se isso é fator para recusar a concessão de crédito para um cliente?

Rosimery Marques

Rosimery Marques

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 19:44

Eu tbem estou fazendo este trabalho,concordo com Rafael, na liquidez geral houve um crescimento, mas acho que o indice ainda é pouco pelo valor do financiamento que pretende realizar, se o retorno do investimento for gerar lucro a longo prazo, o financiamento tbem devera ser a longo prazo, pois facilitaria os pagamentos, é uma açao de alto risco.
att.

MICHELLE ARAUJO VERA

Michelle Araujo Vera

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 22:58

Pessoal, acabei de enviar o TG, e fiz um relatório analisando cada índice de liquidez e endividamento e fechei com a conclusão de que embora a empresa apresente excelentes índices de liquidez, eles não são suficientes para cubrir o índice de endividamento para com capital de terceiros. A empresa aplicou um percentual aproximado de 90 % de seu capital próprio no imobilizado, não restando assim quase nada para outros investimentos, tendo que recorrer a capital de terceiros, o que aumentou o índice de endividamento da empresa, a deixando em uma situação desconfortável, por isso, é necessário qu.e aumente sua capacidade de produção em decorr~encia do investimento no imobilizado, para obter um maior retorno do lucro e giro de capital, para entãio saldar seu endividamento, diminuir o percentual de capital de terceiros, aumentando os recursos próprios e aí sim obter novo financiamento.
Foi + ou - assim que fiz.
Vejam se ajuda!

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 10:40

Michele,
Só uma observação ao seu comentário:

Liquidez seca e ´Liquidez geral - menor que 0,40 é ruim, de 0,40 a 0,80 é regular, de 0,80 a 1,00 é boa e de 1,00 a 2,00 é excelente.

Liquidez seca depende muito mais do tipo de negócio da empresa do que efetivamente um cálculo, esse índice só pode ser visto dessa maneira para uma empresa comercial/industrial de bens de consumo.

Eu daria o crédito para a funerária, pois seus indices de liquidez tiveram uma piora, mas ao mesmo tempo apresentou uma melhora nos indices de endividamento, o que representa que parte do "caixa" foi para pagar dívida.
Ademais, o indice de imobilização do patrimonio aumentou, ou a empresa está dando prejuizo ou o Sr. ARlindo já está investindo no crescimento da sua empresa.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
LILIANE LOPES DE ALMEIDA

Liliane Lopes de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 11 anos Sábado | 6 abril 2013 | 16:15

Olá amigos. Estou fazendo o mesmo trabalho e agora, me confundi com a informação do Anderson. Pelo que notei, é exatamente o contrário, ou seja, os índices de liquidez melhoraram de 2011 para 2012 e o índice de imobilização diminuiu.
Concordo com a colocação da Michelle, mas, acho que o crédito seria possível, pois mesmo com o alto índice de capital de terceiro, ele conseguiu diminuir a imobilização do PL

Fabrinne Peres

Fabrinne Peres

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 7 abril 2013 | 16:33

Oi galera. Eu também estou fazendo este trabalho. Eu fiquei com muita dúvida pq no no livro texto da Unip está escrito que na concessão de créditos, as instituições financeiras se baseiam nos índices de liquidez e no caso da nossa empresa são ótimos porém os indicadores de endividamento estão péssimos.

Eu acabei de postar meu trabalho e usei a seguinte justificativa:

No papel do Sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A, eu não concederia o financiamento almejado pela “Vaicomdeus”, pois, apesar de, na concessão de créditos, as instituições financeiras se basearem nos índices de liquidez (de acordo com o livro texto), e esta empresa tem demonstrado ótimos índices de liquidez, os dados referentes aos índices de endividamento demonstram uma situação falimentar da empresa.
Os dados mostrados entre 2011 e 2012 em relação aos índices de endividamento, nos mostra que houve aumento na posição de endividamento da “Vaicomdeus”.
O primeiro indicador de endividamento, Composição de Exigibilidades, registrou um aumento entre os dois períodos de R$ 0,97 para R$ 1,08 o que indica que a qualidade do passivo da empresa, no que diz respeito a prazos, não está em um bom momento. Este índice compara o montante de dívidas no curto prazo com o endividamento total, portanto o aumento dele indica que a “Vaicomdeus” está se endividando.
O segundo indicador de endividamento, Participação de Capital de Terceiros, já estava com um valor elevado e de 2011 para 2012, o valor do índice foi de R$ 2,41 para R$ 2,96. Isso demonstra que o capital de terceiros está sendo utilizado mais que o capital próprio, o que é uma situação inadequada e o aumento desses dados mostra uma tendência em que a empresa a cada exercício social que passa, depende mais do capital de terceiros o que não é um bom sinal.
O último indicador de endividamento apresentado, Imobilização do Patrimônio, também não tem valores satisfatórios para a boa saúde financeira de uma empresa. Apesar de ter diminuído de R$ 0,95 para R$ 0,87, ainda tem um valor muito alto investido no Ativo Imobilizado. Verifica-se que a empresa tem 87% do Patrimônio Líquido aplicados em investimento com o Ativo Imobilizado. O fato da “Vaicomdeus” imobilizar 87% dos seus recursos próprios faz com que ela dependa de capitais alheios para a movimentação de seus negócios.
Enfim, um empréstimo, no momento, não é a prioridade da empresa e sim uma reestruturação administrativa. O sr. Arlindo, proprietário da empresa “Vaicomdeus”, precisa se estabilizar e depender menos do capital de terceiros para a operacionalização da empresa, pois esta dependência está virando uma bola de neve e deixando a sua empresa em risco. Enquanto a “Vaicomdeus” estiver nesta situação não é aconselhável que o sr. Felizardo conceda o empréstimo.

Rafael Malagó

Rafael Malagó

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 11 anos Domingo | 7 abril 2013 | 18:18

Pessoal,
estou finalizando meu trabalho e me deparei com uma questão.... como é possível a composição das exigibilidade ser superior a 1? se este indice é a divisão do pass circ pela soma do pass circ com o não circ, isto é pass circ / (pass circ + pass não circ).
Para isso ser superior a 1, o pass não circ deveria ser negativo.

Alguém analisou esta situação? Isto é possível de ocorrer?


Obrigado,
Rafael

MICHELLE ARAUJO VERA

Michelle Araujo Vera

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 21:46

Obrigada Anderson, pelas orientações, eu mencionei em meu relatório essas questão da liquidez seca, embora eu tenha concluído que não concederia o crédito a funerária.

Virgínia, espero que já tenha conseguido postar seu trabalho, mas fiz um relatório bem simples, onde de acordo com o livro texto, expliquei cada um dos índices e se os totais mencionados, explicitavam uma situação favorável ou não para empresa. Conclui que a no geral, a situação da empresa estava mais ruim do que boa e portanto não concederia o crédito. Foi + ou - assim.

Rejane

Rejane

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 30 março 2014 | 11:09

Pessoal, bom dia!
Também preciso fazer este trabalho e estou meio perdida, gostaria de saber se vocês podem me passar qual foi a finalização (conclusão) do mesmo?
Muito obrigada.

adriana  souza

Adriana Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 00:27

preciso de ajuda , ref a indices de liquidez, cfe segue:
indices de liquidez imediata 2011 1,12 2012 1,45 - corrente 2011 2,05 2012 2,18, seca 2011 1,09 2012 1,25, geral 2011 2,23 2012 2,46. indices de endividamento exigibilidades 2011 ,97 2012 0,90 , capital de terceios 2011 2,41 2012 1,42 imobilizaÇÃo do patrimonio liquido 2011 ,95 2012 0,87, seria possivel conceder emprestimo de 350.000,00 para esta empresa, com estes indices?

Octávio

Octávio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 08:14

bom dia Adriana Souza,

Cada analista vê de uma forma... mas acredito que a empresa tem índices satisfatórios.. além de melhorar seus índices de liquidez, conseguiu uma redução no índice de endividamento, participação de capital de terceiros(diminuição considerável) e imobilização do PL..
um exemplo: Essa sequência de fatos, pode ter ocorrido devido a investimentos no imobilizado em 2011 ou período anterior, que são recuperados gradativamente...

Acredito que é viável conceder o Empréstimo a esta empresa

" - Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.