x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 111

acessos 29.394

Recurso Exame de Suficiencia Bacharel

flavio silva lima

Flavio Silva Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Motorista
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 20:31

pessoal, gostaria de saber se posso ver o gabarito da minha prova porque tem algumas questões que marquei so no gabarito e não na prova,e não sei quantas questões ao total acertei,falta 9 questões que eu não me lembro qual marquei....

quem puder me ajudar agradeço...

FABIO RIBAS DOS SANTOS

Fabio Ribas dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 20:31

Mandei um e-mail questionando o CFC, pois acertei 23 questões, então estava na dúvida se deveria considerar as 02 questões anuladas e deste modo considerar 25 pontos no exame e consequentemente a aprovação.

Segue abaixo e-mail enviado e resposta do CFC:

Enviada em: quarta-feira, 27 de março de 2013 16:28

Para: CFC - Exame de Suficiência

Assunto: DÚVIDA REFERENTE A APROVAÇÃO NO EXAME DE SUFICIENCIA 01/2013

Boa tarde!

Estou com uma dúvida referente a minha aprovação ou não no exame de suficiência do CFC 2013/01.

Acertei 23 questões do exame e houveram mais 02 questões anuladas, no meu modo de ver somei 25 pontos, deste modo estando aprovado.

Então gostaria de saber de vocês se estou correto em meu pensamento ou não?

Atenciosamente,
Thiago José Dutra

RESPOSTA:


Prezado(a),

Informamos que neste caso em específico sim, está correta a sua interpretação.

Atenciosamente,

Exame de Suficiência
Departamento de Exames - DEPEX
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional
http://www.cfc.org.br/ | @Oculto | +55 Oculto

Para quem ainda tem duvida de somar as anuladas.

Demerson :))

Demerson :))

Bronze DIVISÃO 4, Gerente
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 21:17

mas no meu caso, eu fiz 22+2= 24 questões!
Seguindo o raciocinio!

50/48= 1,0416
24x 1,0416= total de 24,9999998

ja encaminhei recurso da questao 38b e 32b!

Esperança e alegria devem ser instalada no nosso ser, independente da circunstância, não são apenas sentimentos, mas sim membros que completam o nosso ser!
Luis Vaz

Luis Vaz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:51

Edna, na verdade estou corrigindo a prova para a minha esposa e ela também marcou a letra C. A dúvida dela era em relação ao tributo e de acordo com o CTN taxa de juros não é tributo. Analisando depois a questão, percebi que é falado em uma venda para recebimento posterior, neste caso o que ela classificou somente como receita de juros (receita), na verdade é receita de juros a apropriar (passivo), ficando assim, balanço patrimonial até a data do efetivo pagamento.O gabarito do CFC está correto.

Jonathan de Carvalho Oliveira

Jonathan de Carvalho Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 22:58

Maria Eduarda Moreira

As anulações contam como ponto para todos, segundo edital no item 10.11:
"Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída."
Alguem postou uma mensagem, não sei se aqui ou em outro forum que ele enviou um e-mail para o crc com uma duvida sobre as questões anuladas antes mesmo dos recursos se contariam como pontos para ele. A resposta do crc foi positiva, ou seja, se vc fez 21 sem contar as 2 anuladas, quer dizer que vc está com 23 acertos, se houver mais duas anulações, vc tá dentro.

Não perca a esperança.

nathanne campos

Nathanne Campos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 23:31

Luiz,

A questão 6 só teria como resposta a letra C.

Analisando cada alternativa, tem-se que:

a) Apenas os eventos A e G provocam aumento no Ativo total; (Errada. O evento G altera o patrimônio líquido da empresa)

b)Apenas os eventos B e F provocam redução no ativo Total; (Errada. O evento D também provoca reducao no ativo)

c) Apenas os eventos C e H provocam aumento no ativo total; (correta. Não há nenhum evento descrito que provoque aumento no ativo)

d)Apenas os eventos D e E provocam uma reducao no Ativo TOtal. (Errada. O evento E não altera o ativo)

Kelly Lima

Kelly Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 09:19

Jonathan de Carvalho Oliveira


Obrigado ! Será que vão anular mais alguma ?
Estou apostando na 38.
Alguém acredita que pode haver anulação de mais alguma ?

Duda Donella
Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:16

Maria Eduarda, a nº 13,

está errada o gabarito é a letra C

uestão 13 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado


Capital Realizado
RESERVAS
Lucro do
Patrimônio

Lucros
Período
Líquido
DESCRIÇÃO
Legal
Contingências
Acumulados

Saldo Inicial
60.000,00
1.800,00
4.320,00

66.120,00
Aumento de Capital




Reversão de Reserva




Lucro do Periodo


45.000,00
45.000,00
Constituição de Reserva


Distribuição de Lucro



Constituição de Reserva
2.250,00
5.400,00
( 2.250,00)

(5.400,00)
Integralização
15.000,00


15.000,00





TOTAL
75.000,00
4.050,00
9.720,00
37.350,00
126.120,00















Analisando a Demonstração da Mutação do Patrimônio Liquido com os dados de 2012 o novo Patrimônio Liquido soma R$ 126.120,00.

Sendo assim a resposta correta é a Letra C.

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
IGOR  CORREA

Igor Correa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:16

Meu professor postou que :
15ªQuestão.
A resposta do CRC está segundo a norma, que determina que ativos e passivos monetários e receitas e despesas sejam convertidos pela taxa de fechamento (31.12), mas o comando induz a erro, pois ele diz: "A empresa usou a taxa de câmbio média para conversão das contas de resultado
alguém concorda ?

RAFAEL C.M.

Rafael C.m.

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:24

Algumas opiniões sobre as questões que vi citarem possíveis recursos:

Questão 7: Provável indeferimento
CPC 30
Venda de bens
8. Vendas a prazo, segundo as quais os valores são recebidos em prestações (NO CASO UMA ÚNICA).
A receita atribuível ao preço de venda, líquido de juros, deve ser reconhecida na data da venda. O preço de venda é o valor presente da contraprestação, descontando-se das parcelas a receber a taxa de juros imputada. OS JUROS DEVEM SER RECONHECIDOS COMO RECEITA À MEDIDA QUE SÃO GERADOS, utilizando-se o método da taxa efetiva de juros.
Ou seja, o juros só será cobrado na data de recebimentos do valor.


Questão 15: Provável indeferimento
Vi alguém citando que pode ser a questão D, isso por conta da variação cambial. Esta mesmo ocorrendo não influenciaria a apresentação de balanço, sendo necessário apenas a inclusão da variação existente, ficando com o saldo de acordo com o apresentado na resposta.

Questão 32: Provável indeferimento
Diz ser baseada na NBC TG 27
Em seu item 55 consta:
A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos
classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção.


Questão 38: Possível deferimento
Dentro do fórum há uma página com um recurso gigantesco: www.contabeis.com.br
Vi em alguns outros fóruns que o pessoal justifica que a pessoa foi funcionária por muitos anos, logo, pode haver vinculo de amizade ou inimizade com o ex-patrão, resultando em possível não cumprimento da norma de imparcialidade.

bianca da silva simões

Bianca da Silva Simões

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:24

Entrei com recurso na 38, alegando apenas que não foi dado um norte para que analisa a questão em termos de embasamento legal.

Verifiquei a questaõ 7 e, embora seja possível achar a resposta, não fica claro se o valor líquido é considerando os juros ou não. Acredito que da mesma forma que foi colocado que deveríamos desconsiderar os impostos, deveria estar claro que, embora embutido no valor de venda, os juros não deveriam ser considerados para resultado. Fiquei confusa para resolver essa questão por isso. Foi pedido resultado líquido, os juros também vão a resultado. Será que há como pedir revisão dessa questão também? Ou eu estou viajando?

Fiz 23 pontos, contando com as duas já anuladas. Preciso de mais dois pontos para conseguir. Ou seja, mais 2 questões anuladas.

Boa sorte a todos.

RAFAEL C.M.

Rafael C.m.

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:31

Complementando Questão 7:
Valor do bem R$ 155.000,00
Valor futuro R$ 176.000,00
Valor presente R$ 160.000,00
Taxa nominal (simples): 10%
Juros: R$ 16.000,00

VP-VB=Resultado do período
160.000,00 - R$ 155.000,00 = R$ 5.000,00

Elias Fernando de Godoy

Elias Fernando de Godoy

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:41

Bom dia a todos, estamos aqui reunidos a fim de um unico proposito, RECURSO, então vamos elaborar todos juntos e enviar, pois o prazo esta acabando. As questões 07, 11, 15, 32 e 38 estão passiveis de recurso, vamos nos unir e mandar os recursos.

Grato.

Elias Fernando de Godoy

Elias Fernando de Godoy

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:41

Bom dia a todos, estamos aqui reunidos a fim de um unico proposito, RECURSO, então vamos elaborar todos juntos e enviar, pois o prazo esta acabando. As questões 07, 11, 15, 32 e 38 estão passiveis de recurso, vamos nos unir e mandar os recursos.

Grato.

Felipe Santos de Souza

Felipe Santos de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:43

Discutindo com meu sócio, ele colocou um ponto importante sobre a questão 18, qual o tipo de custeio a empresa adota, como não foi informada, tanto a resposta C) como também a D) estão corretas, segue minha defesa questão 18 (C)
Por se tratar de salário de supervisor, e na formulação da questão não abranger o tipo de custeio que a empresa adota, se absorsção, variável, padrão, sabe-se que o salário do SUPERVISOR sempre será custo INDIRETO, conforme alternativa C). Como sabemos Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio — entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio e custo INDIRETO Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro e o aluguel do parque fabril e salário de supervisores. Por haver 2 respostas solicito a anulação da questão.

fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAkp4AD/contabilidade-custo

http://pt.scribd.com/doc/3110161/Apostila-Contabilidade-de-Custos

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 março 2013 | 11:47

puts..eu tava vendo...
o professor do blog lá..

na questao 13,

acho que ele não passou o restante para dividendos a pagar...mas agora não tenho certeza...

alguem sabe se cabe recurso?ou se está correto o gabarito?

é a letra B msmo?

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.