x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 7.612

CPC 16 - Estoques

Renan Casagrande

Renan Casagrande

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 3 abril 2013 | 12:53

Boa Tarde.

Estou fazendo um trabalho sobre o CPC 16. Estou com algumas dúvidas quanto a ele.
Bom, conceitualmente eu sei que o Estoque deve se valorado entre o Custo de aquisição ou o Valor Realizável Líquido, entre eles o menor. Pois bem, minha dúvida é justamente sobre esse valor Realizável Líquido, o que ele realmente seria. Eu tenho já li a parte "teórica", "sei" o conceito, mais não consigo "visualizar" na prática. Será que alguém poderia me dar exemplos?

Outro ponto que estou muito confuso é com relação aos itens 23. e 24. que seguem a seguir:

"23. O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído pelo uso da identificação específica dos seus custos individuais.

24. A identificação específica do custo significa que são atribuídos custos específicos a itens identificados do estoque. Este é o tratamento apropriado para itens que sejam segregados para um projeto específico, independentemente de eles terem sido comprados ou produzidos. Porém, quando há grandes quantidades de itens de estoque que sejam geralmente intercambiáveis, a identificação específica de custos não é apropriada. Em tais circunstâncias, um critério de valoração dos itens que permanecem nos estoques deve ser usado."

Desde já, Obrigado.

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 13:39

Conforme descrito na Resolução CFC nº1.170/2009 –item 7 – onde são tratas as diferenças entre o valor realizável líquido e valor justo. O valor realizável líquido realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O valor justo reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzindo dos gastos necessários para a respectiva venda.
Apuração do Valor Realizável Líquido
Descrição Alíquota % Valor $
Preço de Venda 100,00 1.200,00
(-) ICMS 18,00 216,00
(-) PIS 1,65 19,80
(-) Cofins 7,60 91,20
Preço de Venda Líquido 72,75 873,00
(-) Comissões de Representantes 5,00 60,00
(-) Fretes 1,50 18,00
(-) Embalagem 0,50 6,00
(-) Despesas Bancárias 0,03 0,40
Valor Realizável Líquido 788,60
Fonte: Estoques Normas Internacionais de Contabilidade IAS 2 CPC 16 Paulo Andaime Sobrinho

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.