x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 5

acessos 16.628

Tabela de Perícias Contábeis

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 junho 2013 | 09:44

Colegas, constantemente estou sendo intimado pelo Juízo da minha comarca pra apresentar proposta de honorários em perícias contábeis. Sempre estou realizando perícias ao mesmo. Vale ressaltar que em minha comarca é muito grande o fluxo de processos de revisional de débitos. O que preciso é saber dos(as) Senhores(as) se alguém, ou sabe onde encontrar, uma tabela do que está sendo cobrado por perícias. Tenho me baseado no grau de dificuldade de lide, mas por último fui nomeado em uma perícia, que o valor cobrado foi muito longe do que deveria ser. Por isso preciso ouvir os colegas pra me nortear, se possível. Quem se colocar à minha disposição pra ajudar agradeço e talvez esse tópico venha ajudar outros na mesma situação.

Skype termy.ferreira
Fernando Borges

Fernando Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 18:26

Segundo a RESOLUÇÃO CFC Nº 1243/09, NBC TP 01 - PERÍCIA CONTÁBIL, O perito, na fase de elaboração do planejamento, com vistas a elaborar a proposta de honorários, deve avaliar os riscos decorrentes de responsabilidade civil, despesas com pessoal e encargos sociais, depreciação de equipamentos e despesas com manutenção do escritório.

Na prática, como a colega Anya citou em seu post, faz-se um quadro de previsão de horas de trabalho, soma-se o total de horas, e multiplica-se pela hora de trabalho pericial da tabela de honorários do sindicato da sua UF. No caso do RJ, a hora de trabalho pericial gira em torno de R$ 200,00/h.

Por exemplo, no planejamento da perícia, 11 horas de trabalho x 200,00 = R$ 2.200,00 na proposta de honorários periciais. A(s) parte(s) tem que concordar e o Juiz tem que homologar.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.