x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 3.733

Auditoria Fiscal

Raphael

Raphael

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 5 outubro 2013 | 19:03

Boa tarde,
Caros


Estou para receber um trabalho de auditoria fiscal, sou contador.
Acabo de me formar, gostaria de uma dica para esse trabalho. O que tenho que me preocupar para solicitar esse trabalho.

Tem algum valor padrão para ser cobrado desse trabalho? São 02 anos para serem auditados.

Tem algum site onde posso verificar mais sobre esse assunto ou planilha para esse trabalho?

Desculpe estou sem direção para este trabalho.!

Abs,

Raphael

vanessa cristina franchin

Vanessa Cristina Franchin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 16:34

Prezado Raphael,

Afim de auditar o fiscal de uma entidade, primeiro crie sua ferramenta de trabalho e, questionários aos quais você deverá formular de modo a lhe proporcionar subsídios para auditar à documentação:
1. Se informar à respeito da legislação ao qual a empresa está inserida ( tipo de tributação);
2. Emitir Certidão negativa de débitos de todos os setores ( Estadual, Federal, INSS, FGTS, MUNICIPAL);
3. Solicitar o organograma e fluxo das atividades da empresa, afim de se orientar quanto aos processos;
4. Solicite o desenho do produto ao qual a empresa trabalha, se forem diversos, solicite os principais ( ficha técnica que contenha todos os dados do produto) etc.
5. Se a empresa possuir um controle interno adequado, será ótimo para o seu trabalho, pois facilitará quando na aplicação das técnicas em auditoria;
6. Extratos bancários deverão ser solicitados, inclusive verificar se existem conciliações financeiras.

Acredito que, com estas informações fornecidas, você conseguirá dar os primeiros passos.. Recomendo consultar as NORMAS TÉCNICAS DE AUDITORIA datadas à partir de 2010 e, buscar no google por questionários de auditoria.