x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 3.733

Auditoria Fiscal

Raphael

Raphael

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 5 outubro 2013 | 19:03

Boa tarde,
Caros


Estou para receber um trabalho de auditoria fiscal, sou contador.
Acabo de me formar, gostaria de uma dica para esse trabalho. O que tenho que me preocupar para solicitar esse trabalho.

Tem algum valor padrão para ser cobrado desse trabalho? São 02 anos para serem auditados.

Tem algum site onde posso verificar mais sobre esse assunto ou planilha para esse trabalho?

Desculpe estou sem direção para este trabalho.!

Abs,

Raphael

vanessa cristina franchin

Vanessa Cristina Franchin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 16:34

Prezado Raphael,

Afim de auditar o fiscal de uma entidade, primeiro crie sua ferramenta de trabalho e, questionários aos quais você deverá formular de modo a lhe proporcionar subsídios para auditar à documentação:
1. Se informar à respeito da legislação ao qual a empresa está inserida ( tipo de tributação);
2. Emitir Certidão negativa de débitos de todos os setores ( Estadual, Federal, INSS, FGTS, MUNICIPAL);
3. Solicitar o organograma e fluxo das atividades da empresa, afim de se orientar quanto aos processos;
4. Solicite o desenho do produto ao qual a empresa trabalha, se forem diversos, solicite os principais ( ficha técnica que contenha todos os dados do produto) etc.
5. Se a empresa possuir um controle interno adequado, será ótimo para o seu trabalho, pois facilitará quando na aplicação das técnicas em auditoria;
6. Extratos bancários deverão ser solicitados, inclusive verificar se existem conciliações financeiras.

Acredito que, com estas informações fornecidas, você conseguirá dar os primeiros passos.. Recomendo consultar as NORMAS TÉCNICAS DE AUDITORIA datadas à partir de 2010 e, buscar no google por questionários de auditoria.
Vale lembrar que, para auditar qualquer setor é necessário ter um conhecimento amplo sobre as atividades desempenhadas.

Abraços,

Att
Vanessa

" Ser inteligente não é ser estudioso e sim, é saber como se sentir realizado em todas as circunstâncias".
Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 10:48

Caro Raphael,

Não sei se hoje ainda tem tal necessidade mas quero apenas complementas a ótima resposta já passada pela Vanessa.

Siga todos os tópicos elencados por ela e leia todas as NBC relacionadas a Auditoria Independente e Auditoria Interna.

NBC 01

NBC PG 100

Acesse o site do COSIF - Portal de Contabilidade que é o portal de Normas e Leis mais completo que conheço da área contábil.


Acesse: Kit Checklist's de Auditoria
e baixe um kit de checklists onde contém um checklist de auditoria de tributos. Pode ser que te ajude em algo!

Visite o site Checklist de Auditoria que foi desenvolvido para publicar técnicas e procedimentos de auditoria.


Espero ter contribuído com um pouco mais!!

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.