x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 6

acessos 13.908

Quanto cobrar por uma auditoria de Folha de Pagamento?

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 14:45

Colegas,

Surgiu a oportunidade de realizar uma auditoria sobre a Folha de Pagamento de uma empresa com 250 funcionários. O objetivo da auditoria é avaliar se os processos de departamento pessoal vinham sendo feitos corretamente nos últimos 2 anos.

Não trabalho com auditoria há uns 8 anos, hoje tenho um escritório, então gostaria de uma avaliação sobre o tempo que uma auditoria com esses fins levaria e quanto deve-se cobrar por este trabalho.

Obrigado,
Rodrigo

Victor Reis

Victor Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 17 maio 2014 | 07:20

Rodrigo,

A escolha de um valor é sempre subjetivo. Mas não vou perder tempo argumentando sobre isso.
De forma prática, com base em outros servisos que você presta em seu escritorio, defina o valor de sua hora de trabalho e aplique sobre as horas que espera gastar na auditoria.

Já para o tempo, depende do trabalho, do escopo, da localidade, caso tenha mais de uma, é dificil prever sem detalhes. Se não puder prever, arbitre 1 semana. Pode ser uma boa definição.

Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Se tiver ao meu alcance, terei o prazer em responder.
Att,
Victor Reis

Victor Reis
Contador
Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 08:10

Rodrigo,

Complementando o que o colega Victor escreveu, não têm como precisar um valor porque isto depende muitas variáveis.
Sugiro que elabore um plano de auditoria para o departamento pessoal, ou seja, se for possível analise os controles internos existentes na empresa e sua eficácia, identificando forças e fraquezas.

Este procedimento determinará a profundidade e extensão dos exames, se vai precisar utilizar amostragem ou analisará o período completo, entre outros aspectos.

Com esta conclusão em mãos, poderá ter uma noção de quanto tempo e qual o volume que demandará este trabalho. Por exemplo se prevê uma semana para a realização do serviço, utilizando 08 horas diárias, no total 40 horas, multiplique esse total de horas pelo valor de uma hora técnica. Podes tomar por base para calcular o valor da hora uma tabela simples de honorários como a do SESCON RS:

4 - TRABALHOS DE AUDITORIA
01) Hora Técnica Sênior R$ 389,61
02) Hora Técnica Auxiliar R$ 194,76


Muito importante: Não se esqueça que o teu valor cobrado deve incluir todos os custos previstos para execução do trabalho, desde combustível, hospedagem, terceirização (parceria), ferramentas, etc, e mais a margem de "lucro" que pretende obter com o serviço.

Acho que resumidamente seria isso.

Espero ter ajudado,

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 13:07

Muito obrigado Victor Reis e Marlon Luiz de Freitas Silva.

Eu já estou executando essa auditoria. Estimei o tempo em 2 semanas. Essa é a segunda semana e, aparentemente, será mesmo o suficiente.

Com relação a quanto cobrar, acabei por fazer um preço bem abaixo, considerando as horas técnicas informadas pelo colega Marlon. De qualquer forma, vale como aprendizado, por ser a primeira vez que executo esse tipo de serviço. Além disso, é um cliente em potencial para o escritório.

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 11:57


De nada!

Que bom que conseguiste estimar o tempo correto e vai conseguir cumprir teu prazo!

Na questão dos valores, como disseste é como parâmetro para os próximos. Mas concordo contigo no sentido de captar esse cliente para o escritório! Neste quesito agiu corretamente!

Sucesso no trabalho!


Qualquer dúvida na área de auditoria que puder ajudar é só pedir!

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
Sergio Henrique dos Santos

Sergio Henrique dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 17:27

Olá Rodrigo,
Tudo bem com você?
Parabéns pela estratégia usada nas definições que envolveu a auditoria na folha de pagamento em seu potencial cliente.
Eu gostaria também de propor esse tipo de serviço à empresas, entretanto, embora tendo muitos anos de experiência em departamento pessoal, não tenho ideia de como fazer auditoria. Pode me ajudar dizendo como foi o seu trabalho?
Meu e-mail de contato é @Oculto
Grato pela atenção
Sergio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.