x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 9

acessos 7.806

Profissional da Auditoria Interna / Mercado de Trabalho da A

Ivilys Monsão

Ivilys Monsão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 17:45

Prezados,

Sou bacharel em Direito e acadêmica do último ano de Ciências Contábeis.
Fui convidada para atuar na área de auditoria interna e qualidade de uma empresa. Analisamos se as obrigações principais e acessórias estão postadas no sistema interno da empresa e posteriormente fazemos o serviço de qualidade, que é a verificação do documento postado, se está correto, nos termos da lei.
Porém, não tenho noção de como é mercado de trabalho da auditoria interna. Se é rentável investir nessa área, principalmente depois de tantos investindo em curso superior.
Gostaria da opinião pessoal e profissional dos colegas que atuam ou conhecem a área.

Obrigada desde já!

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:16

Ivilys,

Vou tentar lhe ajudar com algumas dicas que eu mesmo tenho aprendido sobre a área!

Se você gosta da área contábil com certeza uma das melhores escolhas dentro dessa área é a Auditoria, seja ela externa ou interna, que é o caso.

Os pontos positivos são o alto nível de independência do auditor, respondendo diretamente aos diretores, presidentes, conselheiros da empresa. Isso dá muita autonomia e agilidade aos auditores já que não se prendem a burocracias, podendo desempenhar seu trabalho sem interferência alguma.

´Por ter essa independência e realizar seu trabalho em cima de todas as áreas de uma organização, o Auditor interno também acaba por desenvolver uma visão MACRO do negócio, adquirindo conhecimentos diversos em financeiro, RH, compras, estoques, contabilidade, entre outros, o que pode ser muito interessante aos olhos de outras empresas.

A gente acaba adquirindo conhecimento e vivência que podem ser aplicados em praticamente qualquer empresa, aumentando nosso leque de opções de atuação.

O crescimento da profissão de Auditor têm sido latente, na verdade a profissão cresceu muito desde 2001 (depois do casoENRON nos EUA e quebra da empresa de auditoria Artur Andersen).

De lá pra cá foram criadas diversas medidas para aumentar a transparência das empresas e executivos e combater as fraudes, dando maior segurança aos acionistas.

O auditor interno nesse cenário ganhou destaque e têm sido cada vez mais valorizado em função de seu trabalho estar fundamentado em garantir que os controles internos da empresa estejam de acordo com suas normas e políticas internas e a empresa alcance seus objetivos.

Esse ano com os escândalos da PETROBRÁS, para não citar diversos outros, pode ter certeza que o cenário que nos circunda é muitíssimo favorável a pratica de Auditora Interna/Controles Internos e Compliance.

Matéria da Exame desse ano apontou diversas profissões que estariam em Alta para 2015 e adivinha qual é uma delas? Auditoria e Controles Internos, ou o profissional que lida com essas áreas.

A área ainda têm muito o que evouir, principalmente em questão de MãodeObra especializada. Ainda vemos muitos profissionais de diversas especializações em cargos de Auditor, até porque a profissão não é regulamentada.


Mas em questão de marcado, existe sim um vasto mercado para atuar em Auditoria, pois quase toda empresa Média-Grande possui um departamento ou setor de Auditoria.

Sugiro que corra atrás de uma segunda língua (perdi diversas oportunidades por não possuir o inglês), experiência anterior em auditoria externa ou interna, e uma especialização ajuda.

A questão salarial é muito boa, principalmente em se tratando de grandes indústrias.

Portanto, feche os olhos e invista no que puder, porque essa área é excepcional! Gratificante e muito valorizada.

Te desejo sucesso nessa empreitada...


Quer ficar por dentro de assuntos de Auditoria e ainda por cima receber gratuitamente um Kit com 13 checklists de auditoria + bônus super exclusivos que são disponibilizados mensalmente para +3,000 pessoas?

Se cadastre nesse link aqui >> Checklist de Auditoria


Atenciosamente,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
Ivilys Monsão

Ivilys Monsão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 14:45

Marlon,

Se eu tinha alguma ponta de desânimo, após sua resposta não tenho mais rs

Eu iniciei o curso de Contábeis visando concursos públicos na área fiscal, porém, durante o curso trabalhei em escritório de contabilidade pequeno, onde aprendi de tudo um pouco e atuei mais na área fiscal. E agora, no último ano do curso, comecei a conhecer a área de Auditoria.
Então, imagina a confusão em que me encontro rs

Eu estava tão "perdida" que tinha intenção de voltar para área fiscal operacional, até passar em concurso.

Porém estou me identificando muito com o perfil de um auditor, e como atualmente precisamos gostar do que fazemos e ter um salário digno resolvi recorrer ao Fórum.

Muito obrigada pela atenção e incentivo.

Tenha certeza que me ajudou muito!

Tenha um ótimo dia!

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 março 2015 | 09:35

Oi Ivilys,

Ótimo que pude te dar uma luz e uma ponta ânimo!

É uma pena que as disciplinas de Auditoria sejam apenas no final curso, quando os alunos já decidiram por qual área querem trabalhar...

Mas eu imagino a confusão que deves ter em qual área escolher, mas é normal também. Eu mesmo comecei em empresas como assitente contábil, contador, e quando surgiu oportunidade de Auditoria Externa fechei os olhos e me atirei...e fui indo. É assim mesmo que acontece! kkk

Como disse, trabalhar com auditoria é muito interessante pois não temos rotina! Se é um Auditor Externo está sempre atendendo empresas diferentes e se é um Auditor Interno está sempre interagindo com as diversas áreas da empresa.

Espero que tenha sucesso e vou torcer por isso!

Qualquer dúvida podes recorrer novamente que a gente tenta ajudar..;)

Se inscreve lá no meu site para aprender um pouco mais >> kit.checklistdeauditoria.com.br

Att,
Marlon Freitas

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 31 março 2015 | 08:41

Bom Dia Sandra,

Muito obrigado pelo elogio!

Posso lhe indicar sim...na verdade tenho até um artigo escrito em meu site sobre os melhores cursos de Auditoria (online e presencial) e você pode lê-lo aqui : clique aqui

Qualquer dúvida pode contatar-me!


Att,
Marlon Freitas
www.checklistdeauditoria.com.br

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br
Renan Caitano

Renan Caitano

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 11:13

Bom dia á todos!!
parabéns pelo trabalho Marlon, vou dar uma lida em seu material. Os cursos com o Claudio Longo e os mestres da Fipecafi são os melhores.
Ivilys, oque posso te dizer é sobre minha pouca experiencia na área de auditoria, há um ano e meio trabalho na área e venho aprendendo muito com isso. Trabalhei um ano em um escritório de contabilidade, onde me deu uma visão mais clara nas aulas de contabilidade, fiquei um ano e meio na contabilidade da OAB e aprendi muito sobre financeiro, e o seu alinhamento com a contabilidade, mas realmente oque abrange mais o conhecimento é auditoria, mesmo com minhas dificuldades venho a cada dia aprendendo particularidades sobre normas e procedimentos de cada conta do balanço de varias empresas(nossos clientes), com a auditoria pude aprender analise de balanço, oque em outros lugares(muito menos em universidade) não aprendemos, analisar um balanço é uma das coisas mais importantes na contabilidade. Ainda estou aprendendo, pois para se formar um auditor é necessário muitos anos de experiencia na área, muitos cursos e congressos e muita dedicação. A parte financeira é realmente muito animadora, além de você ficar por conta do cliente(hotel, transporte, alimentação) você tem o premio de viagem(se caso você esteja fora de sua base), eu trabalho em uma pequena empresa de auditoria no estado de Goiás, atuamos também na área de consultoria em recuperação judicial, é ainda mais dinâmico que auditoria, e em menos de um ano eu estava recebendo pelo meu trabalho o dobro do que no lugar aonde eu estava. Acredito que dinheiro são troféus, o importante é a luta para que você ganhe os troféus, pois com ela você aprende e conhece sempre coisas novas.
A desvantagem é questão de opinião, trabalho em uma pequena empresa, viajo pouco, mas tenho amigos que viajam bastante, isso ocupa seu tempo da família e amigos. Não existe glamour, ao contrario do que muitos pensam, "aahhhhh o auditooor" kkk, existe trabalho, e ponto.

Uma pergunta Ivilys, nunca pensou em seguir a carreira de direito? trabalho com alguns advogados e tenho muitos amigos que são advogados, e particularmente acredito que essa ainda é a melhor área, tanto abrangente do conhecimento quanto financeiramente.

Grande abraço á todos!

"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota"
Renan***CCB
Ivilys Monsão

Ivilys Monsão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 11:44

Bom dia Renan!

Agradeço sua mensagem.
Assim como a do colega Marlon, motivou bastante a continuar nessa área.

Quanto ao Direito, ao longo dos cinco anos fui percebendo que não me identificava com nenhum ramo. Estagiei em escritório, em jurídico de sindicato, assisti audiências das esferas cível, trabalhista e criminal e percebi que não tinha aptidão para seguir como advogada, promotora, juíza nem nada do tipo. Eu desde o início tinha optado por cursar Contábeis e no último momento mudei para Direito. Não me arrependo, pois trago uma bagagem que agrega muito na contabilidade.

Sem dúvidas que Direito é uma área estimulante tanto no conhecimento quanto no fincaneiro, mas gostei apenas de estudar a matéria, a prática me desanimou muito rs

Porém, tenho planos de tirar o CRC e posteriormente a OAB. Nunca sabemos o dia de amanhã! rs

Um abraço!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 14 abril 2015 | 17:08

Boa tarde a todos!

Ivilys, o que nossos nobres colegas postaram eu assino em baixo. Realmente a Auditoria é um mundo fascinante e muito enriquecedor e se sua duvida é se é "rentável", sim pode ter certeza que sim.

Tenho colegas que trabalharam comigo na KPMG, Delloite e até hoje estão muito bem, alguns até criaram a própria empresa de Auditoria e estão caminhando.

Toda profissão tem seus percalços, mas com garra e muita vontade, são facilmente transpassados, onde o que ficam são apenas lições para o engrandecimento tanto pessoal quanto profissional.

Tem muitos "contadores, gerentes" de todas as áreas da empresa que "odeiam" os auditores, pois acham que eles só servem para "pegar" os erros e fazer "bonito" para a diretoria, conselho, etc.etc.etc.etc....

Mas tenha em mente que não é esse o papel do Auditor e sim fazer com que a empresa não seja surpreendida por ações, posturas, e demais coisas ruins, posteriormente.

Como Marlon postou, caia de cabeça que você verá que será muito bem recompensada, pessoal e financeiramente..


Boa sorte e parabéns

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.