x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 14.790

Como realizar calculo de FINAME?

Leandro Lopes

Leandro Lopes

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 09:04

Bom dia a todos!

Estou com uma duvida cruel no momento de realizar os cálculos de FINAME, pois existe a inclusão da TJLP. Qual a base para calculo dessa taxa, devo aplicar sobre o percentual do contrato ou nele todo, qual a frequência de pagamentos (mensal/trimestral), incide sobre a carência também, entre outras duvidas. Se alguém conseguir me ajudar fico grato, pois vou formatar uma planilha que tenho tenho de cálculos de financiamento para esta de finame com TJLP e carências, depois disponibilizo para quem possuir interesse.
(PS. Se já existir uma pronta agradeço, pois me poupará de trabalhar em casa final de semana)

Boa semana a todos.

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 11:32

Caro Leandro,

Espero que ainda possa tentar lhe ajudar. Vamos lá. Você deve observar algumas coisas no seu contrato: Taxa de juros, mais conhecido como spred de contrato e o percentual da TJLP. O TJLP é atualizada trimestralmente e, por isso, você deve sempre rever o saldo devedor. Porém, caso a TJLP tenha variações após o término da carência, você deve rever apenas o saldo devedor e não o valor total (saldo devedor = valor total - parcelas pagas). Você deverá buscar a informação sobre a frequência dos pagamentos, mas acredito que sejam mensais.

Vamos considerar TJLP acima de 6%

1) Caso na sua análise a TJLP seja superior a 6%, você deve considerar nos cálculos uma prerrogativa do Banco Central que se trata do fator de Capitalização. O fator de capitalização se calcula da seguinte forma: 1,(TJLP/100) / 1,06 = fator de capitalização anual.

Caso o pagamento do contrato seja pago mensalmente, você então deverá mensalizar o fator de capitalização da seguinte forma: Pegue o resultado e eleve ele pelo resultado da divisão 1/12. Pronto, agora você já tem o fator de capitalização.

2) Sobre o prazo de carência, você apenas deverá pagar os juros e não abater sobre o principal. Os juros no prazo de carência serão calculados da seguinte forma: Juros = valor total do contrato x Fator de capitalização (elevado pelo número da parcela) x [1+((taxa spread+6)/100) (elevado a 1/12 pela necessidade de mensalizar também a taxa de juros) -1].

Pronto, agora você já tem o cálculo dos juros da parcela.

Após o prazo de carência, aí sim você deverá amortizar o principal. Então, agora você deverá calcular o valor da parcela. A parcela é composta por juros + principal a ser amortizado. Os juros já aprendemos a calcular no passo 2. Porém, quando o prazo de carência se encerra, na fórmula dos juros você deve calcular o saldo devedor equivalente, haja vista que se essa equivalência não for realizada, você sempre pagará os juros pelo saldo cheio e total. Então, o cálculo dos juros será realizado da seguinte maneira:

Juros = ((-número da parcela+prazo de carência+1)-número de parcelas totais/número de parcelas totais) x Valor total do contrato x fator de capitalização mensal x [1+((taxa spread+6)/100) (elevado a 1/12 pela necessidade de mensalizar também a taxa de juros) -1].

3) Agora só falta o principal. O principal (amortização) se calcula da seguinte maneira:

Pa=(1/número total de parcelas de amortizações) x valor cheio do contrato x fator de capitalização (elevado pelo número da parcela que se calcula).

Agora é só somar os juros encontrados e o principal.

Eu sei que assim fica meio complicado de entender, mas acho que pelo menos você terá um norte.

Espero ter contribuído.



No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.