x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 824

Justiça Gratuita

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 07:58

Bom dia nobres colegas.

Não se se vocês passam pelo mesmo problema, mas gostaria de compartilhar a situação e ver a opinião de cada um.

Estou percebendo aqui em MG que muitas perícias de difícil resolução estão sendo enviadas para a Justiça Gratuita (o réu ou a parte alegam pobreza e o processo corre sobre este regime).

Até aqui tudo bem, mas o problema é que os Juizes estão determinando valores baseados nesta premissa e os valores estão absurdamente baixos.

Fui recentemente nomeado para uma perícia onde tinha que determinar valores de aproximadamente 10 anos de movimentação contábil de uma empresa e o Juiz colocou um valor de R$ 300,00 para esta perícia.

Contestei o valor por ser muito baixo e que a perícia em questão precisava de uma análise mais detalhada dada a complexidade e o mesmo alegou que estes são os valores da Justiça Gratuita. Não aceitei o encargo.

Minha dúvida é a seguinte: com quem podemos reclamar sobre isso? É justo processos complexos entrarem neste tipo de avaliação?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Sábado | 10 setembro 2016 | 12:18

Boa noite Paulo,

Entendo perfeitamente o seu caso. Infelizmente este é uma das maiores, senão a maior desvalorização da atuação dos peritos contábeis atualmente. Na verdade é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de resolução que fixa os honorários de peritos em casos de gratuidade da Justiça, não havendo muito que ser feito por nós. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidades (CRC's) deveriam por dever prezar e defender a valorização dos profissionais da categoria. Não é isso que vemos ser feito. Geralmente os colegas encaminham reclamações aos nossos órgãos de classe, que participam, ou pelo menos deviam participar, mais ativamente desse tipo de discussão. Temos conselheiros neste órgão justamente para ouvir este tipo de caso.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.