Olá Leonardo, boa tarde! Tudo bem?
Ao realizar a auditoria do departamento de recursos humanos, torna-se necessári algumas premisas:
1) Realizar um Procedimento analítco substantivo: Mas, o que é isso? Esse procedimento consiste em fazer uma análise de total de demitidos, admitidos, e outros custos com folha de pagamento analisando dois períodos (o ano auditado e as inforamções do ano pasado).
2) Controles internos: É de tamanha importância a realização do estudo do ocntrole interno dessa área. O Auditor deverá analisar o fluxo de aprovação, possíveel segregação de função como principal atividade. Também, o auditor deverá realizar um teste de existência, verificando se não ha funcionários fantasmas.
3)Testes de saldos(Testes documentais):
Após o estudo de controle interno, deverá ser realizado os testes de saldo, teste documentais. verificar se o que é ápresentado nos relatórios gerados pelo rh/dp estão com conformidade com a contabilidade. Além de verfiicar se os tributos referente a folha de pagamento estão corretamento recolhidos. Verificar as contas realcionadas a folha, fopag, e comprovantes de recolhimento.
São apenas alguns passoa básico. Os procedimento de auditoria serão de maior ou menor complexidade dependendo do tamanho da empresa.
Espero ter ajudado.
Sidney Gomes