x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 1.848

Ivan Bersch Dalmann

Ivan Bersch Dalmann

Bronze DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 23:10

Boa noite a todos profissionais contábeis.
Parabéns a todos por esta data e pela importância que todos tem em sua atuação tanto na pública quanto na privada.
Pessoal, tenho uma dúvida quanto ao cálculo do PASEP pelo município.
O IRRF retido do pessoal ativo e inativo não compôe base de cálculo para o PASEP? Ela na verdade é retida e repassada ao governo federal.
Como estou aprendendo contabilidade pública, depois de anos na privada, estou com essa dúvida e peço a ajuda dos caros colegas.
Obrigado
Deus abençõe a todos

Claudio Roberto Perondi Silva

Claudio Roberto Perondi Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 15:27

Bom dia Ivan,

Na verdade não é repassado ao Governo Federal, conforme definido pelo art. 158 da Constituição Federal.

Art. 158. Pertencem aos Municípios:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

Portanto, trata-se de receita tributária do município de deve ser incluído na base de calculo do PASEP.

Pelo menos foi assim que aprendi.
Abraços.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 25 maio 2013 | 10:17

Eliezer o Calculo do Pasep é feito conforme o Inciso III, do Art. 8º da Lei 9.715/98.

Art. 8o A contribuição será calculada mediante a aplicação, conforme o caso, das seguintes alíquotas:
I - zero vírgula sessenta e cinco por cento sobre o faturamento;
II - um por cento sobre a folha de salários;
III - um por cento sobre o valor das receitas correntes arrecadadas e das transferências correntes e de capital recebidas.

Encaminhei um planilha para Calculo do PASEP neste Tópico - Link Aqui acredito que até semana que vem os moderadores já tenham liberado o arquivo para Baixar.

EDVALDO RAMOS DELGADO

Edvaldo Ramos Delgado

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 16:42

Boa tarde, eu me chamo EDVALDO RAMOS DELGADO, moro em PORTO SEGURO/BA, servidor publico municipal efetivo admitido no dia 15/Janeiro/2008, ou seja, já fazem 5 anos e 6 meses, ganho 1 salário mínimo, tenho o numero do pasep no contracheque, pude notar através de consulta que, a RAIS ano-base 2011, consta como entregue, depois de algumas tentativas consegui consultar o meu rendimento na CAIXA, mas, nada consta...Ainda segundo, a mensagem tenho que, procurar o BB, até ai tudo bem, se no BB também não constar nada, o que fazer?


ATT,


EDVALDO RAMOS DELGADO

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 17:25

Edvaldo, depois de ver no BB, seria interessante ver se a Prefeitura não ficou responsavel em efetuar os pagamentos do Pasep, em algumas situações o BB passa o Pasep para as Prefeitura efetuar o pagamentos aos servidores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.