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PPA, LDO e LOA

Rodrigo Ramos Lobo

Rodrigo Ramos Lobo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 abril 2013 | 15:21

Boa tarde caros colegas, como não encontrei tópico falando do PPA, LDO e LOA tomei a liberdade em abrir um, para que os profissionais que atuam no setor público possam desfrutar dos conhecimentos compartilhados entre os moderadores. Então a pergunta é pra que serve o PPA, LDO e LOA.?

Rodrigo Ramos Lobo
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Rodrigo Ramos Lobo

Rodrigo Ramos Lobo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 12:33

Bom dia Luciano Tenorio,

O site do Planejamento do Tesouro, realmente tem muita coisa boa a respeito de ferramentas de Planejamento. Mas o que não tem na prática como aplicar essas ferramentas no dia a dia do Profissional. Por exemplo: O profissional Contábil, precisa elaborar o PPA-Plano Plurianual, mas ele só tem um sistema e um manual dizendo o que é programa, Diretrizes, Finalidades, etc. Não dispões ferramentas de mensuração de tais necessidades do Regionais de cada Município. O que encontramos na maioria das vezes são Projetos de Leis maquiados de outros Municípios, o que é errado. O que você acha disso?

Grato,

Rodrigo

Rodrigo Ramos Lobo
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Maurício Coutinho

Maurício Coutinho

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 09:09

Olá pessoal...sou cadastrada a algum tempo e quero ver se me torno um pouco mais "atuante" no fórum...

Acredito que para uma elaboração séria de um PPA, ou seja, um PPA que tenha a ver com a realidade do município, o interessante é envolver todas as secretarias nas coletas e fornecimento de informações. Hoje, pelo menos no meu município, é comum existirem audiências públicas nos bairros. Nessas audiências a população tem a oportunidade de expor seus problemas diretamente ao prefeito que já o direciona ao secretário da referida pasta. Algumas reinvidicações são simples, que podem ser realizadas dentro do próprio exercício com uma suplementaçãozinha aqui...outra ali. Já outros problemas são mais complexos e precisam de um maior planejamento. É nessa hora que entra o PPA, LDO e LOA. As diversas secretarias da prefeitura, com base nas reivindicações populares monta seu quadro de programas, com levantamentos de valores e itens para avaliação e mensuração, como pessoas atendidas, metros quadrados contruídos ou km de ruas pavimentadas... Assim, o executivo municipal estipula as prioridades e distribui essas ações em 4 anos.
Durante esse período podem surgir novas necessidades, assim como certos programas podem se tornar inviáveis, cabendo uma reavaliação do PPA.

Entendo que esse seria o procedimento mais correto, mas as vezes a administração não possui equipe capacitada para tal...ou por interesses excusos contratam empresas que cobram fortunas pra fazer um "control-C / control-V" de outra cidade... Não que isso aconteça aqui!!!! Eu tô falando da Jamaica!!! rsrsrsr

Um abraço pessoal!!!






JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 14:05

Olá Rodrigo,

De maneira geral temos o seguinte: O PPA define as prioridades do governo por um período de quatro anos; a LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente, e a LOA estima as receitas e autoriza as despesas de acordo com a previsão de arrecadação.

Para quem atua na área sabe que, em muitos casos, a prática é diferente da teoria, e aquilo que está escrito nem sempre é cumprido da forma como deveria, pois a política sempre suplanta os interesses públicos de fato, e isso mostra que o sistema não é tão simples assim, especialmente quando se sabe que, na grande maioria dos casos, não existe fiscalização ou essa é falha, principalmente nos pequenos e médios municípios, a população mal conhece seus direitos e também não existe interesse dos administradores públicos para que saiba. Infelizmente fica tudo só no papel, e o PPA, a LDO e a LOA existem em muitos governos apenas por imposição legal, mas na verdade são peças de ficção, e na prática passam em branco.

Abraços

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 09:17

Bom dia,colegas!

Posso estar sujeito a incorrer em redundâncias e repetições das informações já colocadas pelos colegas,mas,de alguma forma espero estar contribuindo,já que o debate é a essência da proposta do tópico.Minha participação no tópico,nos comentários que se seguem,visam até mais as pessoas leigas,que eventualmente queiram conhecer de maneira mais prática,como funciona a administração pública.

PLANO PLURIANUAL -PPA
Determina o planejamento da Administração para os 4 anos do mandato, definindo suas diretrizes e estabelecendo as prioridades e organizando ações de governo.

LEI DE DIRETIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO
Determina as ações a serem executadas ,para cumprimento do planejamento contido no Plano Prurianual- PPA.

LEI DE ORÇAMENTOS ANUAIS-LOA
Estima a Receita e fixa a Despesa do exercício seguinte.Elabora o orçamento anual,de forma a adequá-lo às diretrizes,objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual-PPA.


As três peças orçamentárias fazem parte do Sistema de Planejamento Integrado,que é também conhecido com o nome de PPO -Processo de Planejamento Integrado.Esse conjunto de instrumentos orçamentários objetiva estabelecer a médio prazo,as prioridades da administração pública,determinar suas diretrizes e mostrar os recursos que serão utilizados para a consecução do Plano de Governo.São peças elaboradas detalhadamente e servem para a quem possa interessar acompanhar a atuação do Executivo ,no tocante às suas realizações ou não cumprimento das metas,aos cidadãos que se interessem pela prestação de contas.As três peças orçamentárias são elaboradas pelo Executivo e submetidas à aprovação do Poder Legislativo(Câmaras e Assembléias Legislativas).

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 11:31

Prezados Colegas,

Na oportunidade que tive em elaborar um PPA, entrevistei cada Secretário, Gestor e Presidente acerca do que cada um pretendia realizar nos 4 anos seguintes. A maioria foi bem em suas colocações, alguns chegaram a passar mal... Atualmente trabalho em um Município que, pasmem, ainda não teve o orçamento para 2015, aprovado pela Câmara!

ATT

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
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