x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 2.492

Início de Carreira

Michel Ralan Bezerra Barros

Michel Ralan Bezerra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 15:02

Boa Tarde Colegas...

Venho aqui solicitar a ajuda de vocês, iniciarei em janeiro próximo minhas atividades como Contador Público e como não poderia
ser diferente tenho algumas dúvidas. A mais inquietante é a questão do sistema de informação, há a necessidade de eu adquirir
um software? se sim, alguém tem algum pra me indicar? óbvio que pra inicio aquele bom e barato seria o ideal. Outra coisa,
em relação a obrigações assessorias, relatórios contábeis, existe mais algum além do que fornecerei a TCE?

Acho importante que saibam que trabalharei numa Câmara Municipal e as rotinas são basicamente Receitas Correntes e Despesas Correntes.

Agradeço o apoio.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 11:28

Michel

Atualmente quem não se informatiza não consegue trabalhar, ainda mais nós contadores que necessitamos de várias informações e dados precisos. Poderia te indicar alguns softwares, mas como atuo em São Paulo, eles não dão assistência na sua região, portanto, procure se informar com colegas no seu Estado para obtenção do melhor programa, num custo beneficio ideal para seu trabalho.

Quanto as obrigações da Contabilidade Pública, segue um link que vai te esclarecer tudo sobre o tema: www.portaldecontabilidade.com.br

Espero ter ajudado

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Renato Santos Chaves

Renato Santos Chaves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 12:02

Olá Michel, desejo boa sorte e muito sucesso na sua empreitada.

O que ocorre na prática, principalmente na maioria dos municípios do Norte/Nordeste, incluindo Câmaras Municipais e outros órgãos/entidades da administração indireta, é a utilização dos serviços terceirizados de em escritório de Contabilidade Pública.

A prática também demonstra que os escritórios contratam contadores que fazem a contabilidade dentro das instituições, utilizando softwares construídos especilamente para atender este tipo de trabalho.

Conforme os colegas já mencionaram, no seu caso, procure se aperfeiçoar estudando os Manuais de Contabilidade e outras dicas sobre a matéria, além das obrigações acessórias exigidas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Indicaria que você conversasse com algum Contador experiente da área para indicar um software, ou mesmo recorresse ao CRC-RN (que seria o ideal). Alternativamente, pesquise na internet um software que vejo muitos contadores utilizarem chamado fiorilli.

Abcs,

Renato Santos Chaves. (www.contas.cnt.br)
Mestre em Gestão Pública. Bacharel em Ciências Contábeis. Bacharel em Direito. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU)
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 10:19

Caro Michel Ralan Bezerra Barros

Sou funiconário da Prefeitura de Avaré e a contabilidade daqui utilizou por muitos anos um software de uma empresa chamada "CONAM" ( São Paulo.SP - http://www.conam.com.br/ ) que foi substituido pelo software da "Fiorill" (Ribeirão Preto.SP) e de acordo com o Contador da prefeitura ele não está contente com a troca, não gostou do software novo. ( http://www.fiorilli.com.br/site.htm )


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Michel Ralan Bezerra Barros

Michel Ralan Bezerra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 19:23

Agradeço a todos os que aqui estão, de alguma maneira, me ajudando, já iniciei os trabalhos e estou tentando implantar no órgão ao qual presto serviço um sistema de informação mais moderno, adequado as novas normas de contabilidade pública vigentes no Brasil. Aqui o setor de controladoria ainda é algo novo, e os contadores que lá ainda trabalham usam um sistema bem rústico. Estou buscando novos sistemas e tentando essa reestruturação, que como se bem sabe, é extremamente necessária.


Agradeço a todos mais uma vez.

Michel R. Barros
Bacharel em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.