x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 5

acessos 7.963

Cargo de Técnico em Contabilidade no setor público federal

HELINIO

Helinio

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 11:50

Bom dia.

Gostaria de saber por que não há uma diferenciação da carreira de técnico em contabilidade no setor público federal?
O técnico em contabilidade que trabalha em um órgão público federal, recebe a mesma remuneração de um assistente administrativo, e quando esse técnico faz a graduação em Ciências Contábeis, recebe o mesmo percentual de aumento de um assistente administrativo que se forma em Economia, por exemplo.

Não seria viável o CFC edital uma resolução ou propor uma legislação específica sobre a classe contábil no sistema público federal?

O que não dá pra entender é que para ser assistente em administração, na administração federal, que não precisa de registro em conselho nenhum, já para o cargo de técnico em contabilidade é necessário. Desta forma, haveria a necessidade de se diferenciar também na remuneração, uma vez que o cargo é de técnico e exige registro em conselho de classe.
Algumas classes já conseguirão uma legislação específica (Lei 12.277/2010) para atuarem como concursados no setor público federal, como é o caso de Engenheiros, Arquitetos, Economistas, Estatísticos e Geólogos, todos eles recebem vencimentos acima de Contador e de outros cargos de nível superior.

Thiago Almeida da Silva

Thiago Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2014 | 10:55

Bom dia,

Sou contador público na esfera municipal, no poder legislativo, observo que falta uma regulamentação referente ao piso da categoria no setor público e apoio dos próprios CRC´s estaduais e do CFC.

Mas o CRC/DF está trabalhado para criar a carreira do Contador Público Federal.

Segue o link:

www.crcdf.org.br

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2014 | 12:38

Boa tarde Thiago,
Não apenas falta de regulamentação, mas também de valorização, inclusive dos CRC's, que se preocupam quase sempre apenas com os profissionais que atuam na área privada.

Angela Maria
HELINIO

Helinio

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 12:48

Concordo com vocês.
Fiz o curso de técnico em contabilidade e graduação em ciências contábeis.
Nossa classe ainda carece muito de atenção pelos conselhos de representação. Acho que a falta de parlamentares com formação na área contábil acaba diminuindo políticas e ações para esse setor. Outras carreiras são mais prestigiadas, dentre muitos fatores, por ter muitos políticos com formação nessas áreas, dessa forma acabam tendo maiores possibilidades em apresentar e lutar por aprovação de projetos inerentes às suas classes.

Fortalecer a nossa classe é uma tarefa bem complicada, pois tudo passa e gira em torno da política. Para se aprovar leis que beneficiem ou resguardem nossas demandas classistas, é preciso ter representatividade política.

Somos técnicos, especialistas, auditores, analistas, consultores entre outros, ou seja, merecíamos a uma atenção maior. A iniciativa do CRC-DF já é um passo muito importante, espero que seja aprovado! Será um grande avanço, onde a sociedade passará a olhar a contabilidade com outros olhos.
Vou citar um exemplo da falta de reconhecimento da nossa classe.
Aqui na minha cidade, uma empresa anunciava a contratação de um contador, com salário de R$ 1.200,00.
Já um mini mercado anunciava a contratação de um açougueiro com salário de R$ 1.500,00. (Merecem, é uma profissão que possuem legalidade, tem sindicato e tudo, ótimo, eles possuem um reconhecimento)
Já para os contadores, a coisa não é bem assim, apesar de ter sindicato, conselho, associações, o mercado não oferece possibilidade de reconhecimento, nem profissionalmente, muito menos financeiramente.
Servidores públicos com formação contábil e que atuem na área, deveriam ter uma atenção maior. Se outras classes têm esse reconhecimento, por que a nossa não poderia ter? No funcionalismo público quase todos os níveis superiores têm o salário inicial maior do que um contador, e um técnico em contabilidade ganha o mesmo salário de um assistente administrativo. Isso porque o técnico ainda precisa de registro e estar em dia com o pagamento da anuidade.

É preciso mudar essa situação. Fortalecimento e representatividade, é o que nossa classe necessita!!

Wamberto Almeida

Wamberto Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 08:28

Infelizmente nós profissionais da contabilidade não somos bem representados pelo nosso conselho. O cfc e nem tampouco os crc´s lutam para que a nossa classe profissional seja mais respeitada. Afirmo com conhecimento de causa que a classe contábil é uma das mais desorganizadas e desleais dentre as classes profissionais.

Wamberto Almeida
Alex de Oliveira

Alex de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escrevente
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 13:05

Infelizmente o CFC/CRC só estão preocupados em garantir o pagamento das anualidades e Provas de Suficiência. No dia que nossas entidades de classe começar a fazer algo em prol da profissão e dos profissionais em si eu passo a ter alguma esperança, do contrário, só resta aceitar a remuneração vexatória que nos é ofertada, tanto no setor público como no privado.
Abs

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.