x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 1

acessos 2.080

Suplementação de Dotação Orçamentária

Melissa

Melissa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 16:39

Boa tarde !
Sou nova na área de contabilidade e atualmente estou enfrentando um problema na empresa.
O valor previsto para o exercício não será suficiente para empenhar todas as despesas, diante disso o advogado da empresa levantou a hipótese de "Receita Extra Orçamentária" de algumas receitas não previstas no orçamento e que foram efetivamente arrecadadas, minha dúvida é a seguinte, posso usar tal receita para suplementação de dotação? Um fato importantíssimo, a empresa apresenta déficit no exercício inteiro, não arrecada nem o previsto no orçamento.
Desde já agradeço a atenção

Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 13:58

Uma coisa é uma coisa, duas coisas são duas coisas

Receita extraorçamentária:

São recursos financeiros de caráter temporário e não integram a Lei Orçamentária Anual. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa. Exemplos: Depósitos em caução, Fianças, Operações de Crédito por Antecipação de Receita Orçamentária – ARO, Emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
ou seja são valores existentes na entidade mas que não são dela, exemplo clássico o INSS retido do funcionário, ele fica no ente até o pagamento da guia do INSS mas ele em nenhum momento é da empresa.

Você não pode utilizar receita que não foi arrecadada, pelo que entendi vc´s tem até que limitar o empenho visto que a previsão orçamentária não irá se realizar. Mas esta previsão/arrecadação deve seguir a "fonte de recurso", por exemplo se você previu receber 100 mil do recurso X, e recebeu somente 80 mil e do recurso Y você previu arrecadar outros 100 mil mas arrecadou 110 mil. No Recurso Y você pode abrir um credito suplementar (desde que autorizado) de 10 mil.

É possível que por se tratar de empresa publica você não tenha uma diferenciação de fonte de recursos, seja apenas um recurso único, teria que analisar o seu orçamento.

Uma saída pode ser um eventual saldo financeiro no exercício anterior, você possui? Se sim poderia abrir uma suplementação por superavit, desde que claro autorizado.

O orçamento da empresa da sua empresa é definido por lei, contrato ou decreto?

Dreone

Contador Municipal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.