x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 0

acessos 649

Notas de material para entregar serviços

bruno jose alabastrum

Bruno Jose Alabastrum

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 7 outubro 2014 | 15:34

Boa Tarde Pessoal,

Estou com uma dúvida de um amigo que é funcionário público e não soube como ajudá-lo, será que vocês poderiam me dar um apoio a respeito do procedimento que ele deve seguir?

O que está ocorrendo é que ele está para ser designado fiscal de um contrato de despesas que possui necessidade de algumas alterações técnicas e chamaram ele para ajudar nas especificações pro Termo Aditivo e, após isso ele passará a ser o novo Fiscal do Contrato.

Agora surge a minha pergunta. Ao analisar inicialmente o Processo Administrativo do Contrato ele verificou que é um Contrato de Serviços e todas as Notas Fiscais geradas foram feitas com CFOP 5922 (Venda para entrega futura - simples faturamento), todavia o texto da Nota Fiscal deixa claro que se trata de etapa de serviço. Esse Contrato já tem 3 (três) anos e todas as NF estão nesse padrão.

O que ele pode fazer para não assumir o erro? A Empresa alega que o Contrato é essencialmente de material (desenvolvimento que gerará um produto) e por isso as NF geradas foram de material, mas a previsão contratual é de serviços (tudo na ND 39 - pois é um serviço de desenvolvimento - os materiais serão contratados num futuro CTT de industrialização).

PS.: Cabe destacar que a Empresa até hoje não recolheu impostos nem de serviço (ISS que seria o correto) e nem de material (ICMS - que considero não ser o caso - apesar de concordar que ela terá que se acertar com o Fisco, pois gerou diversas NF erradas).

Desde já agradeço pelo apoio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.